Representação 'Falha de tinta'

Assim como a "Representação das zonas de tinta" a "Representação da falha de tinta" pode ser indi­cada, quando você avaliar por exemplo a "Forma de teste Color Calibration" com o respectivo ele­mento de controle (veja Carregar uma forma de teste composta). Você também pode utilizar um elemento de medição de cores com campos de tom contínuo, que se estende de modo vertical sobre toda a folha de impressão.

Com a representação você pode verificar uma eventual falha de tinta numa folha de impressão.

Está pré-ajustada a indicação gráfica dos valores ΔE. Na lista de seleção você pode selecionar as seguintes representações:

Indicação dos valores de densidade

Indicação dos valores ΔE

Indicação dos valores de densidade tabelares

Indicação dos valores tabelares ΔE

No caso das representações de curvas são representadas a curva padrão (linha inteira na respectiva cor) e a área de tolerância (verde) de padrão de processo. A indicação e a seleção do padrão de pro­cesso pretendido pode ser estabelecido na função de programa principal "Padrão de processo". Aqui você pode alterar a área de tolerância, caso necessário.

IconNote00027.png

Indicação: Na janela de diálogo "Pré-ajustes > Tol [%]" podem ser ajustados valores de tolerância para zonas de tinta e para falha de tinta. Com referência à avaliação de densi­dade estes valores de tolerância não se referem ao padrão de processo. Aqui você estabe­lece um valor limite, que se refere ao gráfico de avaliação, indicado nas representações individuais (veja Indicação dos valores de densidade).
A representação individual das avaliações ΔE é representada a tolerância do padrão de pro­cesso para a cor selecionada.

Indicação dos valores de densidade

Na representação gráfica são indicadas as curvas de densidade de tom contínuo para todos os canais cromáticos em dependência da posição vertical na folha de impressão. Para a quatro cores de pro­cesso preto (DV PRETO), cyan (DV CYAN), magenta (DV MAGENTA) e amarelo (DV AMARELO) as áreas de tolerância do padrão de processo também são indicadas em verde.
No eixo horizontal são aplicadas as distâncias verticais (em milímetros medidos do canto superior da folha de impressão) e no eixo vertical as densidades medidas de tom contínuo. A linha pontilhada caracteriza o valor médio acima da área de impressão para a cor correspondente.

Numa representação a indicação das curvas de densidade de tom contínuo é possível para no máximo oito cores. Porém, com as faixas de medição de cores "Prinect_6S" e "Prinect_6S+" você pode controlar o valor de densidade para até doze cores. "Prinect_6S" contém as seis cores iniciais definidas, "Prinect_6S+" contém as demais cores. A sequência das cores baseia na definição dos impressos (p. ex. em Prinect Image Control).

Clicando sobre uma ponto qualquer dentro da área de representação de um canal cromático, altera-se para a respectiva representação individual desta cor com escala.

CT30_Messen_Farbabfall_Dichte-Kurve_M.png

 

Exemplo: Representação individual dos valores de densidade para cyan

À direita da curva é indicado, através de um gráfico, o desvio percentual máximo do valor médio para esta canal cromático.

Na janela de diálogo "Pré-ajustes > Tol [%]" podem ser ajustados valores de tolerância para falha de tinta. Deste modo você estabelece o limite, até onde o desvio percentual máximo do valor médio ainda é aceitável. No gráfico isto é representado como área verde. A área vermelha caracteriza a área acima do valor de tolerância estabelecido.

No exemplo o desvio percentual máximo do valor médio encontra-se na "área verde".

Indicação dos valores Delta E

Na representação gráfica são indicados os valores ΔE para todos os canais cromáticos definidos em dependência das zonas de tinta. Para as quatro cores de processo preto (ΔE PRETO), cyan (ΔE CYAN), magenta (ΔE MAGENTA) e amarelo (ΔE AMARELO) as áreas de tolerância do padrão de pro­cesso são representadas em verde.

No eixo horizontal são aplicadas as distâncias verticais (em milímetros medidos do canto superior da folha de impressão) e no eixo vertical os valores ΔE medidos. A linha pontilhada caracteriza o valor médio acima da área de impressão para a cor correspondente.

Numa representação a indicação dos valores ΔE para no máximo oito cores é possível. Porém, com as faixas de medição de cores "Prinect_6S" e "Prinect_6S+" você pode controlar os valores ΔE para até doze cores. "Prinect_6S" contém as seis cores iniciais definidas, "Prinect_6S+" contém as demais cores. A sequência das cores baseia na definição dos impressos (p. ex. em Prinect Image Control).

Clicando sobre uma ponto qualquer dentro da área de representação de um canal cromático, altera-se para a respectiva representação individual desta cor com escala.

À direita ao lado da curva são indicados os valores Lab do padrão de processo selecionado e os valo­res médios calculados a partir dos valores Lab reais (Average). A tolerância do padrão de processo é representada em verde claro.

Indicação dos valores de densidade tabelares

Na tabela são listados todos os valores de densidade de tom contínuo dos canais cromáticos defini­dos para cada campo de tom contínuo. Além disso, é indicado ao lado respectivamente o desvio cal­culado em relação ao valor médio. Com a régua de sequência de imagens a área visível de indicação pode ser deslocada para cima, ou ainda, para baixo.

Indicação tabelar dos valores Delta E

Na tabela são listados, para cada campo de tom contínuo, no sentido vertical os valores disponíveis ΔE dos canais cromáticos definidos. Além disso, é indicado ao lado respectivamente o desvio calcu­lado em relação ao valor médio. Com a régua de sequência de imagens a área visível de indicação pode ser deslocada para cima, ou ainda, para baixo.