No campo gráfico são indicadas as curvas de ganho do ponto do processo de impressão (cores de processo, cores misturadas e/ou cores especiais). A indicação pode ser comutada para a respectiva representação na curva característica da impressão. A respectiva tabela de valores pode ser indicada adicionalmente.
Se por ocasião da medição de cor também for medida a densidade (seleção na janela de diálogo "Pré-ajustes"), as curvas de ganho do ponto, ou ainda, curvas características da impressão são calculadas com base em valores reais de densidade.
Via de regra os valores de densidade são calculados a partir dos valores espectrais, ou, quando estes também não foram medidos, através de um processo aproximativo a grosso modo a partir dos valores Lab(xyz).
Indicação: Na representação gráfica é indicado no título, como os valores tonais, ou ainda, as curvas característica da impressão foram determinadas:
•"Representação do ganho do ponto/curvas característica da impressão (valores de densidade medidos)" quando existem valores de densidade medidos.
•"Representação do ganho do ponto/curvas característica da impressão (valores de tonalidade aproximados ISO 12647-1)" em letras vermelhas, quando são calculados os valores de densidade.
Diagrama
À direita ao lado do gráfico você seleciona o tipo de diagrama pretendido:
•Ganho do ponto: Indicação das curvas de ganho do ponto
•Curva característica da impressão: Indicação da curva característica da impressão
Os pontos representados são valores de medição, que são empregados para determinar o ganho do ponto.
A seleção das curvas que devem ser indicadas é feita sob "Representação".
Representação
Na lista de seleção você seleciona as cores das curvas que devem ser indicadas.
As curvas podem ser representadas todas juntas, ou em separado. A quantidade de cores depende do arquivo de valores de medição selecionado. Prinect Color Toolbox apóia a importação e exportação de oito canais cromáticos. Os nomes da cores são obtidos a partir do arquivo de valores de medição.
Indicação: Ao salvar os dados de qualidade no Prinect Image Control, os nomes de cores são utilizados para definir os valores de impressão. Possivelmente o reconhecimento automático de tom de cor é utilizado para diferentes tons de cor com o mesmo nome de cor. Em caso de necessidade você pode alterar o nome (no Prinect Image Control).
Numa representação a indicação das curvas de ganho do ponto, ou ainda, as curvas característica da impressão é possível para no máximo oito cores. Porém, com as faixas de medição de cores "Prinect_6S" e "Prinect_6S+" você pode controlar o ganho do ponto para até doze cores. "Prinect_6S" contém as seis cores iniciais definidas, "Prinect_6S+" contém as demais cores. A sequência de cores baseia na definição de valores de impressão no Prinect Image Control e pode ser ali substituído.
Abaixo do gráfico encontra-se escondida uma representação tabelar, que é indicada, quando você com o mouse puxa para cima a barra horizontal. A representação de curvas é respectivamente reduzida (veja Tabela de valores).
A apresentação de curvas com a respectiva tabela de valores pode ser impressa como protocolo (veja Geral para a impressão).
Você também pode imprimir ou salvar somente as curvas, ampliar ou reduzir áreas da representação (veja Menu de contexto).
Padrão de processo
Quanto à representação individual das quatro cores de processo cyan, magenta, amarelo e preto podem ser indicadas adicionalmente, ativando os respectivos campos de seleção, a área de tolerância e/ou a curva padrão do padrão de processo. As três cores coloridas de processo (CMY) podem ser representadas juntas.
Se tiver sido selecionado um padrão de processo cores especiais ou Multicolor, ainda é indicado sob "Representação" a entrada "Cores especiais".
•Padrão de processo: Indicação da área de tolerância para o padrão de processo atual através de uma área verde, ou ainda, abaixo das curvas de ganho do ponto. O melhor seria as curvas encontrarem-se no centro da área de tolerância.
•Curva padrão: Indicação de uma curva verde definida para o padrão de processo, quando você seleciona cores individuais de processo (cyan, magenta, amarelo ou preto) ou juntas CMY.
Indicação: Selecionando um outro padrão de processo na função de programa principal "Padrão de processo" você pode substituir o padrão de processo atualmente selecionado.
Sob "Ganho do ponto" entende-se a ampliação dos pontos de raster devido à impressão. Assim, uma imagem pode parecer mais escura (completa) e podem ocorrer descolamentos cromáticos.
O incremento do valor da tonalidade é usualmente determinado na área de tons médios a 40% e na área escura a 80%.
Curva característica da impressão
A "Curva característica da impressão" é uma representação gráfica da relação entre a coberturas de área no percentual raster na impressão e no películas, ou ainda, no conjunto de dados. A curva característica da impressão corre de modo reto e eleva-se num ângulo de 45°.
A curva característica da impressão depende da tinta de impressão, das características do papel, da forma de impressão e do modo de trabalho da máquina de impressão.
As curvas características da impressão só valem para as condições do processo utilizado. Se a mesma aplicação for produzida em uma outra máquina de impressão, ou num outro material de impressão, alteram-se as curvas características da impressão.
A tabela de valores pode ser indicada quando você puxa a barra horizontal, abaixo da representação de curvas, para cima. A representação de curvas é respectivamente reduzida. Na tabela de valores são sempre indicadas todas as cores, independente da seleção de curvas na lista "Representação". A área visível pode eventualmente ser deslocada com as réguas de sequência de imagens.
Na tabela são indicados os seguintes valores – em separado das quatro cores de processo:
•o ganho do ponto (%)
•o desvio do padrão de processo (Δ)
Para todas as outras cores é indicado o ganho do ponto. São considerados todos os valores de coberturas de área (%) da forma de teste, ou ainda, do elemento de controle. Os valores não definidos no padrão de processo são calculados com base nas curvas.
Com o menu de contexto (normalmente tecla direita do mouse) na representação de curvas você tem à disposição as seguintes funções adicionais:
•"Salvar como": para salvar o gráfico como arquivo PNG (*.png, Portable Network Graphics). Esse formato serve para a exibição do gráfico em uma página da Web, suporta uma profundidade de cores de 24 bits e utiliza um método compressão que trabalha sem perda de dados.
•"Imprimir": abre a janela de diálogo Windows normal com ajuste de páginas e impressora para a impressão de gráficos.
•"Zoom de aproximação": para ampliar uma área de curva do gráfico, tanto no sentido horizontal quanto vertical, ou simetricamente em ambas as direções.
•"Zoom de afastamento": para reduzir uma área de curva do gráfico, tanto no sentido horizontal quanto vertical, ou simetricamente em ambas as direções.
•"Auto-ajuste": para resetar a função de zoom, tanto no sentido horizontal quanto vertical, ou simetricamente em ambas as direções.