Padrões de processo: Verificação impressão digital

Padrão de processo impressão digital demandam comparação um arquivo interno de referência. Para materiais de impressão com revestimento (estes são tipos de papel 1 e 2 e PS1) está referência interna costuma ser o arquivo FOGRA39L, que descreve o Test-Chart ISO12647-2 (ou IT8.7/4). Para materiais de impressão sem revestimento é o arquivo FOGRA47L que serve como referência interna.

Com referência a padrão de processo impressão digital fazem sentido os seguintes diálogos de veri­ficação:

Padrão de processo

Valores de cor e

Materiais de impressão

Padrões impressão digital e Proof são similares, contudo, divergem no que diz respeito ao cálculo dos elementos. A impressão digital só utiliza a nova distância cromática E00.

O padrão de processo impressão digital trabalha com 3 classes de tolerância paralelas e 3 graus de qualidade diferentes, que são verificados em paralelo:

A = alto; qualidade mais elevada, cumpre as demandas de qualidade Proof

B = bom: impressão digital deve corresponder à qualidade de impressão Offset. Cumpra as demandas de qualidade na maioria dos casos.

C = aceitável: Este grau de qualidade cumpre demandas Office.

Para o padrão de impressão impressão digital são introduzidos duas noções diversas de comparação, ou ainda Check:

Lado a lado: noção clássica; impressão Offset e impressão digital lado a lado

measurecheck00045.jpg

 

Relativo ao meio: Comparação com papel convertido e alinhado, para compensar as diferenças do material de impressão.

measurecheck00048.jpg

 

Verificação padrão para tiras de controle Mini-Spot

Você mede ou abre uma tira de controle Minispot adequada à impressão digital e determina / controla:

A qualidade do seu branco papel impressão digital.

A qualidade das cores primárias e secundárias.

Você determina os valores médios de todas as divergências de campo de cor (do arquivo interno de referência) e a divergência máxima em relação à referência interna.

Além disso, são determinadas as divergências de valor de cor (ou hue) e o valor médio daí resul­tante dos campos de medição "Quase neutros".

Verificação ampliada para Testcharts

A verificação ampliada avalia um Testchart com muito mais pontos de medição, que no caso dos Minispots acima referidos. É utilizado para o processo de ajustes, ou seja, para determinar e corrigir de modo interativo o perfil Proof. Tendo em vista que são medidos consideravelmente mais pontos de medição, esta verificação é mais aprofundada e oferece verificações adicionais:

Todos os pontos de medição do Testchart são considerados, as divergências de todos os valores de medição do arquivo interno de referência são calculados e os valores médios daí resultantes tem de estar abaixo do limite máximo.

Em seguida são considerados os pontos de medição de cores saturadas do Test Chart determi­nado pelo padrão. Os valores médios das divergências em relação à referência interna são cal­culados e tem de estar abaixo de um outro limite.

Em seguida são calculadas todas as divergência de todos os pontos de medição em relação à referência interna e classificadas de modo crescente. O limite de 95% das divergências tem de estar abaixo de um determinado valor.

Minispots e Testcharts apoiados

Via de regra são aplicadas as seguintes tiras de controle Minispot para uma verificação Print padrão impressão digital:

FOGRA MKV tira de controle v3

Minispot_FOGRA00051.png

 

nos EUA

tiras de controle IDE Alliance 2009

Minispot_IDE200900052.png

 

tiras de controle IDE Alliance 2013

Minispot_IDE201300053.png

 

Adicionalmente estas tiras de controle US Minispot contêm campos de medição cinza, que não existem no FOGRA MKV e IT8.7/4.

Para o Setup e para a criação de perfil o padrão ISO12647-7 demanda a verificação ampliada. Para esta verificação ampliada é necessário um Testchart, normalmente o Testchart padrão ISO 12642-2=IT8.7/4 padrão do (em forma visual ou casual).

Testchart_ECI200200054.png

 

Para este fim também pode ser utilizado o Testchart ECI2002.

IconNote00055.png

Indicação: Se você utilizar uma contra tira de controle Minispot ou um tipo de Testchart, que não se adequa perfeitamente a uma verificação Proof, é emitido um aviso.

Selecionar padrão de processo para verificação

Tendo em vista que todas as verificação estão concentradas sob "Medir", a referência para a verifi­cação Proof é selecionada como "Padrão de processo Proof". Tendo em vista que o Prinect Color Toolbox apóia vários tipos de padrões de processo, você tem de selecionar um padrão de processo impressão digital para uma verificação impressão digital.

process_standard_digital_parameter.png

 

Quando uma verificação impressão digital é processada, isto é indicado como "PS Norm Type: Digital".

A nova área "Digital parâmetros" só pode operada, quando tiver sido selecionado o tipo "Digital".

A parte esquerda área contém os parâmetros para a verificação "Página a página", enquanto o lado direito tem os parâmetros para a verificação "Relativo ao meio".

A parte superior desta área de parâmetros contém os parâmetros para a verificação padrão. Na parte inferior da área de parâmetros foram dispostos os parâmetros adicionais para a verificação ampliada.

Padrão de processo impressão digital demandam comparação um arquivo interno de referência. Para materiais de impressão com revestimento (estes são tipos de papel 1 e 2 e — com um padrão de pro­cesso futuro — PS1) está referência interna costuma ser o arquivo FOGRA39L, que descreve o Test-Chart ISO12647-2 (ou IT8.7/4). Para materiais de impressão sem revestimento é o arquivo FOGRA47L que serve como referência interna.

Medir uma máquina de impressão digital com padrão impressão digital

1.Tendo em vista que máquinas de impressão digital imprimem com outras cores que as máqui­nas Offset, sempre é utilizado nas máquinas de impressão digital um gerenciamento de cores integrado na máquina, para adequar a impressão digital à impressão Offset. Normalmente o documento é convertido do espaço cromático Offset para o espaço cromático CIELab e em seguida para o espaço cromático impressão digital. O "Rendering Intent" empregado é "relativo" devido às diferentes características dos materiais de impressão empregados. Na impressão Off­set são utilizados outros papéis que na impressão digital.

Por isso, você imprime primeiro a tira de controle "FOGRA MKV v3", ou o Testchart "ISO 12642-2 = IT8.7/4" na sua máquina de impressão digital, sendo que o gerenciamento internos de cores da máquina de impressão digital tem de estar ativo.

2.Meça o resultado de impressão. Utilize o método de medição "ISO13655.2009" no modo M0 ou M1.

3.Selecione no Prinect Color Toolbox o arquivo interno de referência "FOGRA39" e abra o arquivo de medição.

4.Avalie os resultados da medição de qualidade sob "Padrão de processo": Níveis A, B e C e veri­fique, qual nível de qualidade foi cumprido.