Padrões de processo: Verificação G7

Tendo em vista que o padrão G7 é um padrão Offset, existem semelhanças com a impressão Offset clássica (ISO 12647-2), similares à verificação das cores primárias e secundárias.

Ainda assim, existem diferenças:

No caso da verificação G7 o balanço de cinza tem uma importância fundamental, que é mais importante neste caso, do que no caso das verificações atuais ISO. Podemos dizer, que no caso da verificação G7 o balanço de cinza substitui a verificação do aumento dos pontos.

Comparado ao ISO, no caso da verificação G7 são adicionalmente avaliados os valores de lumi­nância dos campos de medição CMY e K, para fins de pureza de cor.

No padrão ISO é determinado o balanço de cinza, comparando campos de medição cinza CMY impressos com campos de medição referência K. No padrão G7 os campos de medição K não são impressos, senão os campos de medição K são calculados internamente.

O padrão G7 utiliza adaptação dinâmica de materiais de impressão: Cores primárias, ou ainda, secundárias, são adaptadas ao branco papel atual.

Padrão de processo G7 utilizam uma comparação um arquivo interno de referência.

Com referência a padrão de processo G7 fazem sentido os seguintes diálogos de verificação:

Padrão de processo

Valores de cor

Balanço de cinza ampliado e

Materiais de impressão

Tendo em vista que o padrão G7 utiliza uma adaptação dinâmica do branco papel, a verificação do material de impressão tem menos importância e está relacionada com a verificação ampliada, como a verificação de meio tom CMYK (para determinar a influência do aumento de pontos suprimido) e a verificação da densidade.

Minispots e formas de teste apoiados

Via de regra são aplicadas as seguintes tiras de controle Minispot para uma verificação Print G7:

Tira de controle P2P25/P2P51 — Target
A tira de controle Target também pode ser utilizada para Setup e perfilagem.

P2P51_leg.png

 

Tira de controle FMS — G7 (Heidelberg)

Minispot_FMS_G7.png

 

a tira de controle IDE Alliance 2009, ou

Minispot_IDE200900056.png

 

a tira de controle IDE Alliance 2013

Minispot_IDE201300057.png

 

Adicionalmente estas tiras de controle US Minispot contêm campos de medição cinza, que não existem nas tiras de controle clássicas, em especial os campos de medição 25%, 50% e 75%

Forma de teste TC1617 (combinação de IT8.7/4 com o P2P51, veja Forma de teste 'TC1617' (X-Rite G7))

IconNote00058.png

Indicação: Se você utilizar uma contra tira de controle Minispot ou um tipo de Test Chart, que não se adequa perfeitamente a uma verificação Proof, é emitido um aviso.

Selecionar padrão de processo para verificação

Tendo em vista que todas as de verificação estão concentradas sob "Medir", a referência para a veri­ficação G7 é selecionada como "Padrão de processo G7". Tendo em vista que o Prinect Color Toolbox apóia vários tipos de padrões de processo, você tem de selecionar um padrão de processo G7 para uma verificação G7.

Process-Standard_16.png

 

Para uma verificação G7 o campo "PS Norm Type" tem que indicar a entrada "G7".