Padrões de processo: Verificação Proof

Padrão de processo Proof demandam um arquivo interno de referência para a comparação. Para materiais de impressão com revestimento (estes são tipos de papel 1 e 2 e — com um padrão de pro­cesso futuro — PS1) está referência interna costuma ser o arquivo FOGRA39L, que descreve o Test-Chart ISO12647-2 (ou IT8.7/4).

Para materiais de impressão sem revestimento é o arquivo FOGRA47L que serve como referência interna.

Com referência a padrão de processo Proof fazem sentido os seguintes diálogos de verificação:

Padrão de processo

Valores de dados

Materiais de impressão

Verificação padrão para tiras de controle Mini-Spot

Esta verificação Proof indica as distâncias cromáticas E e o valor máximo para o padrão de processo para os seguintes parâmetros:

Valor médio

Máximo

Cores primárias (máx.): CMY total

H máximo cores primárias: divergência máxima de valor de cor (ou hue) de E para cores primá­rias

H médio de cinza: divergência média de valore de cor (ou hue) de E para níveis de cinza

Verificação ampliada para Testcharts

A verificação ampliada avalia um Testchart com muito mais pontos de medição, que no caso dos Minispots acima referidos. É utilizado para o processo de ajustes, ou seja, para determinar e corrigir repetidamente o perfil Proof. Tendo em vista que são medidos consideravelmente mais pontos de medição, esta verificação é mais aprofundada e oferece verificações adicionais:

Todos os pontos de medição do Testchart são considerados, as divergências de todos os valores de medição do arquivo interno de referência são calculados e os valores médios daí resultantes tem de estar abaixo do limite máximo.

Em seguida são considerados os pontos de medição de cores saturadas do Test Chart determi­nado pelo padrão. Os valores médios das divergências em relação à referência interna são cal­culados e tem de estar abaixo de um outro limite.

Em seguida são calculadas todas as divergência de todos os pontos de medição em relação à referência interna e classificadas de modo crescente. O limite de 95% das divergências tem de estar abaixo de um determinado valor.