Representação 'Visão geral' - Editar (modo de edição)
Clicando sobre "Editar" é ligado o modo de edição. No modo de edição podem ser alterados os valores nominais e as respectivas tolerâncias referentes à criação de um padrão de impressão estabelecido pelo usuário, ou ainda, a sequência de impressão de um padrão de processo existente, ou então podem ser aplicados valores de medição existentes da função de programa principal "Medir".
Os valores de densidade não definidos num padrão de processo e/ou valores de cor CIELab das cores secundárias e Overprint pode ser ativados. Tendo em vista que os padrões de processo fornecidos são protegidos contra sobrescrita, o padrão de processo tem de ser salvo sob um outro nome.
Indicação: Na janela de diálogo "Pré-ajustes > MDS" você pode selecionar, se os padrões de processo devem ser salvos de modo local ou nos dados base (MDS). Além disso você pode ainda ajustar, se os valores tonais devem ser aplicados pelo Calibration Manager. Este sempre é o caso, quando se trabalha com um MDS externo.
Padrões de processo arquivados de modo local podem migrar para o MDS externo.
Indicação: Os dados de curva de processo para padrões de processo Multicolor podem ser obtidos através do Calibration Tool. Neste caso, porém, não podem ser editadas curvas de ganho do ponto. Só se os padrões de processo são criadas e armazenadas localmente e se a opção for desativada em Calibration Tool, as curvas de ganho do ponto podem ser editadas. Quando a opção está ativada, as curvas de ganho do ponto só podem ser editadas com Calibration Tool.
No modo de edição você seleciona através das listas "Padrão" e/ou "Material de impressão" o padrão de processo desejado. O ganho do ponto, os valores nominais e de tolerância dos valores de cor CIELab e eventualmente o valor de densidade, assim como, a sequência de impressão são representados em diagramas ou tabelas de valores.
Padrão
O padrão é selecionado em duas listas:
•Na lista esquerda é selecionado o processo (CMYK, Multicolor ou Cores especiais).
•Na lista da direita é selecionado o nome de um padrão de processo existente.
Entre um nome, sob o qual o novo padrão de impressão deve ser salvo.
Material de impressão
Aplique um tipo de papel indicado.
Os valores de cor e as tolerâncias são diferentes para diferentes materiais de impressão. Para Prinect Color Toolbox são indicados os seguintes tipos de papel:
•PT1 - couchè brilhante branco = PT2 - couchè mate branco
•PT4 – não couchè branco
PS Norm Type
O "PS Norm Type" indica o tipo do padrão de processo atual e pode ter os seguintes valores:
•Offset (designa os processos de impressão Offset clássicos, já conhecidos)
•Proof abrange os padrões Proof conforme ISO 12647-7 (em versões anteriores sob "Comparação").
•Digital abrange os padrões de impressão digital conforme ISO 15311.
•G7 abrange os padrões americanos Offset conforme ISO 15339, ou ainda, ANSI/CGATS TR016.
O Delta E Type indica qual fórmula de distância de cor o padrão de processo atualmente selecionado utiliza, e ele pode ter os seguintes valores:
•Delta Eab
•Delta E2000
O padrão Offset antigo ISO 12647-2:2007, que é amplamente utilizado, só pode ter a fórmula de distância de cor Delta Eab, enquanto novo padrão Offset ISO 12647-2:2013 via de regra utiliza Delta Eab, porém, opcionalmente, também pode apoiar Delta E2000.
O padrão Proof utiliza a fórmula de distância de cor Delta Eab.
O padrão de impressão digital só utiliza a nova fórmula de distância de cor Delta E2000.
O padrão G7-Offset utiliza a fórmula de distância de cor Delta Eab.
Esta entrada indica qual estado de densidade o padrão de processo atualmente selecionado utiliza para a medição da densidade e por conseguinte também a determinação do ganho do ponto. Padrões de processo mais antigos não especificavam o padrão de processo, enquanto os novos padrões especificam a medição de densidade de modo preciso.
Como no Prinect Color Toolbox o estado de densidade é especificado no "Pré-ajustes> Medição", é aconselhável verificar o estado de densidade do padrão em relação ao tipo de medição.
O arquivo interno de referência só é importante para padrões do tipo "Proof", "Digital" e "G7". Para padrões de impressão Offset ele não tem importância.
Padrão de processo Proof, impressão digital e G7 demandam um arquivo interno de referência para a comparação. A medição atual é comparada com este arquivo interno de referência e as divergências entre os dois são avaliadas. Esta entrada descreve quais arquivos internos de referência o padrão de processo atualmente selecionado utiliza.
Comentário
Para uma descrição mais detalhada do padrão de impressão entre aqui indicações adicionais ao nome (p.ex. indicações referentes à base, à base de medição, aos materiais de impressão definidos). Este comentário é indicado na estrutura de árvore de gestão enquanto Tooltip e facilita assim a diferenciação, ou ainda, a seleção.
Indicar/Ocultar diagrama de valor tonal
No modo de edição o ganho do ponto é indicado em uma representação gráfica. No Prinect Color Toolbox o ganho do ponto pode ser indicado em etapas de 10% e pode ser adicionalmente determinado para os pontos de apoio 25% e 75%.
Quando os padrões de processo são estabelecidos e arquivados de modo local, as curvas são representadas em conjunto para as três cores de processo coloridas cyan, magenta e amarelo (cores primárias). A cor de processo preto (K) é indicada em separado, porque aqui costumam valer valores implícitos divergentes e mais elevados. Os pequenos pontos visíveis nos gráficos indicam em qual área o ganho do ponto foi detectado.
Quando o ganho do ponto é aplicado pelo Calibration Tool, todas as cores são representadas em um gráfico. À direita do gráfico são indicados os respectivos canais de cores.
Indicar/Ocultar tabela de valor tonal
Na tabela de valor tonal os valores nominais e de tolerância do ganho do ponto especificados nos padrões de processo são indicados em preto e cinza, quando não há valores existentes. As cores de processo são representadas na margem superior da tabela através de um padrão de cores.
•Std = valor tonal definido do padrão de processo
•Tol = valor de tolerância
Nos campos "Std" (padrão) são entrados os valores nominais. Nos campos "Tol" (tolerância) é definida uma área de tolerância (mais/menos em relação ao valor padrão).
O ganho do ponto pode ser indicado em etapas de 10% e pode ser adicionalmente determinado para os pontos de sustentação 25% e 75%. Normal é a indicação dos valores tonais em 40% e 80% e prescritos para um padrão de processo.
Para as cores primárias você pode ainda indicar um valor para o alargamento. O alargamento é a diferença máxima entre as três cores de processo coloridas (no gráfico esta é a distância máxima). Com este valor pode ser definido um valor limite adicional. Isto significa, que os valores reais estão fora do padrão de processo, assim que este valor é excedido, ainda que estes estejam dentro da área de tolerância.
Indicar/Ocultar branco do papel
O branco de papel é entrado em separado, porque as tolerâncias para os valores L*, a* e b* costumam ser diferentes.
As tolerâncias em relação ao padrão de processo são entradas em separado na tabela ao lado, à direita como valores Δ.
A indicação/entrada pode ser opcionalmente ligada ou desligada.
Mostrar/Ocultar valores de cor CIELab e densidades
Opcionalmente os valores de cor L*a*b* (tom contínuo) podem ser entrados para todas as cores, quando o respectivo campo de seleção está ativo. A tolerância é indicada através da diferença de cor ΔE* (distância de cor).
Indicação: No caso dos padrões de processo mais antigos os valores teóricos atualmente indicados para cores secundárias vermelho, verde e azul, assim como Overprint (CMY cinza) são difíceis de cumprir em termos de técnica de impressão, por este motivo encontram-se desativados.
As cores são indicadas através de pequenos padrões de cores. Caso existentes, os nomes podem ser selecionados na lista de seleção ou entrados nos campos de entrada.
Do lado direito podem ser indicados também opcionalmente os valores de densidade final para as cores primárias cyan, magenta e amarelos, assim como, preto, quando os respectivos campos de seleção estão ativos.
Indicação: Os valores de densidade de tom contínuo estão incluídos nos padrões de processo fornecidos com Prinect Color Toolbox, porém, encontram-se desativados. O motivo: devido a condições variáveis de medição, é difícil especificar as indicações de densidade. Os padrões ISO não contém indicações obrigatórias de densidade, uma vez que este parâmetro não é padronizado e não é preciso.
Aqui você pode liberar estes valores de densidade ativando os campos de seleção. Os valores de densidade indicados correspondem às condições de medição com filtro de polarização. Caso necessário você pode alterar os valores sobrescrevendo-os.
Ao selecionar um padrão de processo Multicolor ou de cores especiais estão à disposição nas listas de seleção três funções adicionais para estes campos de cores:
•Importação a partir de tabelas cromáticas
Ao selecionar esta entrada abre-se de modo automático o diálogo "Importação a partir de tabelas cromáticas". Escolha a tabela de cores pretendida e em seguida a cor a ser aplicada. Podem ser utilizadas as funções para busca simplificada na tabela de cores (veja Nome).
•Importação a partir de dados de medição
Para criar novos padrões de processo para Multicolor/cores especiais com valores de cor medidas, selecione inicialmente sob "Medir > Testchart" o campo de cor pretendido no Testchart medido. Em seguida selecione sob "Padrões de processo" o novo padrão de processo criado e sob "Valores de cor CIELab e densidades" a entrada, à qual pretende atribuir o valor de medição. Com a ordem "Importação a partir de dados de medição" os valores são aplicados; só o nome da cor ainda tem de ser adequado.
IMPORTANTE: Após cada importação de dados de medição o padrão de processo tem de ser primeiro salvo, só depois você altera e retorna para a função "Medir", para eventualmente selecionar mais um campo de cor para a importação.
•Cor PANTONE® dos dados de medição
Esta função combina a importação a partir de dados de medição com a tabela de cores: Como no caso da "Importação a partir de dados de medição", selecione inicialmente sob "Medir > Testchart" o campo de cor pretendido no Testchart medido. Em seguida selecione sob "Padrões de processo" o novo padrão de processo criado e sob "Valores de cor CIELab e densidades" a entrada, à qual pretende atribuir o valor de medição. Com a ordem "Cor Pantone dos dados de medição" são selecionados os dados de medição do campo de cor selecionado sob "Medir > Testchart" para a busca automática da cor especial, cujos valores estão mais próximos dos dados de medição e em seguida é automaticamente aberto o diálogo, "Importação a partir de tabelas cromáticas" que tem esta cor especial encontrada. Clicando em "OK" neste diálogo esta cor especial é então utilizada como nova cor primária, os valores Lab da tabela de cores são estabelecidos para esta nova cor primária.
IMPORTANTE: Como na importação de dados de medição o padrão de processo tem de ser primeiro salvo, só depois você altera e retorna para a função "Medir", para eventualmente selecionar mais um campo de cor.
Indicar/Ocultar sequência de impressão
A sequência de impressão definida para o padrão de processo é representado através de uma representação simbólica de uma máquina de impressão com no máximo oito unidades de impressão. As unidades de impressão ativas encontram-se numeradas da direita para a esquerda e marcadas com as respectivas cores.
Clicando sobre as cores das unidades de impressão pode ser alterada a distribuição das unidades de impressão. Com cada clique é alterada a cor.
Selecione seguidamente através do respectivo clique a cor desejada para cada unidade de impressão na sequência da direita para a esquerda.
Indicação: Esta indicação é apenas informativa e não é ainda avaliada.
Aplicar os valores existentes da área de medição
Clicando sobre "Aplicar valores de medição" são entrados de modo automático os valores de medição atuais da forma de teste aberta na função de programa principal "Medir", ou ainda, do elemento de controle como valores nominais (padrão) e os respectivos valores de tolerância.
Adicionalmente pode ser ativado o campo de seleção "Aplicar valores tonais, quando existentes".
Indicação: Um padrão de impressão definido pelo usuário só pode ser apagado no modo de indicação, ou na visualização "Gestão".