Além dos perfis ICC padronizados fornecidos, é possível criar um perfil ICC especialmente adaptado para cada tipo de papel utilizado. Isso pode aumentar significativamente a renderização de cores em comparação com os perfis-padrão.
Quando o papel é selecionado no Prinect Cockpit, o perfil ICC atribuído adaptado a este papel é automaticamente selecionado. Para tal, a opção "Seleção automática conforme tipo de papel" só deve ser ativada no passo "Impressão digital".
Os dados de medição necessários são determinados pela impressão de formas de teste padrão na respectiva impressora digital e pela medição dos resultados com um colorímetro. Os perfis ICC são então facilmente calculados a partir desses dados.
Os perfis ICC também podem ser gerados com outro software, como o Prinect Color Toolbox, e depois importados para o Digital Engine Manager.
Se um perfil ICC gerado tiver de ser usado para vários papéis semelhantes, se deve copiar o perfil e atribuir a cópia a um desses outros papéis.
Ao exportar o perfil ICC selecionado, ele é gravado no sistema de arquivo. Por exemplo, se pode importá-lo para outra máquina e usá-lo lá para o mesmo papel sem ter que repetir as medições.
Instrumentos de medição que podem ser usados para medir as páginas de teste
Konica Minolta FD-9
O FD-9 também pode medir formas de teste impressas em papel mais espesso (até 1 mm de espessura de papel).
O escaneador de imagem integrado é responsável pelo alinhamento automático dos charts. A vantagem é que as impressões não tem der cortadas com tamanha precisão como no caso do X-Rite iSis.
•1500 campos de cor em apenas 4 minutos, 2500 campos de cor em 7 minutos
•Formas de teste 45-330 mm (L) x 170-1500 mm (C) x 0,05-0,45 mm (P)
•Menor tamanho de campo 6x6 mm
•Campos de cor por folha: máx. 1394 (DIN A4), ou ainda, 2928 (DIN A3)
•Opção adicional Auto-Sheet-Feeder para retração automática
X-Rite i1 iSis 2
Com o X-Rite i1 iSis 2 podem ser medidos de modo automático abrangentes testcharts DIN A4, assim como testcharts DIN A3 e faixas de máquinas de impressão de rolos distribuídas em três charts (p.ex. "IT874_Visual_iSis_1_3", "..._2_3", "..._3_3").
Testcharts DIN A3 e faixas testcharts devem ser cortadas antes de serem entradas. Quando do corte, observe os seguintes pontos:
•corte os testcharts tão reto quanto possível.
•Corte aprox. 2 mm no exterior, ao lado das linhas tracejadas do testchart. Não cortar as linhas tracejadas.
Indicação: Com a versão XL do X-Rite i1 iSis 2 podem ser entradas folhas até DIN A3+/US Tabloid sem corte.