Curvas de transferência (curva característica de impressão)

Geral

A curva de transferência (curva característica de impressão) é a representação gráfica da combina­ção entre parâmetros de tonalidade dos produtos do sistema de pré-impressão, por exemplo, dados de grelha da chapa de impressão e os respectivos parâmetros de tonalidade na impressão. A partir daqui obtém-se o chamado aumento do grau de cobertura.

Com a curva de transferência (curva característica de impressão) pode corrigir as alterações dos parâmetros de tonalidade que ocorrem durante o processo de impressão. O aumento do grau de cobertura (aumento dos pontos) designa o aumento dos pontos da grelha através da impressão. Atra­vés deste processo, uma imagem pode parecer mais escura (cheia) e/ou pode ocorrer um desloca­mento da cor. Exemplo: Uma superfície grelha criada com 80%, na impressão produz uma cobertura de 90%. O aumento do grau de cobertura seria, neste caso, de 10 pontos percentuais.

ppf_import_config_40.png

 

O aumento do grau de cobertura é a divergência em relação à curva característica de impressão ideal. Esta tem um percurso rectilíneo e um ângulo de subida de 45°. A curva característica de impressão depende, entre outros, da tinta de impressão, das características do papel, da matriz de impressão e do modo de trabalho da máquina de impressão.

Eixo y: Apresenta o parâmetro de tonalidade "Impressão" em percentagem.

Eixo x: Apresenta o parâmetro de tonalidade "Impressão" em percentagem.

IconNote03565.jpg

Nota: A curva característica de impressão (curva característica de transferência) é ajustada individualmente para cada processo. Se a mesma encomenda for impressa noutra máquina de impressão (outros processos), o resultado final também se altera.