As operações são atividades sequenciais que representam as operações em um local de trabalho (por ex., ajuste, produção de bens, pausa, etc.).
Operações são referidas no Prinect Press Center/CP2000 Center como mensagens RDO e ali resumidas em grupos de tipos de custos (grupos de operações). A abreviação "RDO" significa Betriebsdaten-Erfassung (recolha de dados operacionais).
A nível das operações distinguimos entre mensagens que são geradas automaticamente pela máquina e mensagens que têm de ser definidas manualmente (recolha de dados operacionais manual).
As operações definidas no Prinect Integration Manager podem ser atribuídas individualmente a qualquer equipamento. A atribuição ocorre quando um equipamento é criado no Central Device Manager (CDM). Só é possível atribuir operações a equipamentos que já tenham sido definidos.
Do ponto de vista do Workflow do Prinect, também é necessário observar que as operações também podem ser definidas na impressora (Prinect Press Center/CP2000 Center) e no Management Information System (por exemplo, Prinect Business Manager). No entanto, essas operações não precisam necessariamente corresponder às operações criadas no Prinect Integration Manager.
Operações e grupos de operações na máquina
As operações são iniciadas manualmente pelo operador ou automaticamente pela máquina em forma de uma mensagem RDO. A recolha RDO manual ocorre na área "Recolha de dados operacionais".
Prinect Press Center
(1) Recolha de dados operacionais
(2) Grupo de operações
(3) Operações
Prinect Data Terminal
(1) Grupo de operações
(2) Operações
No relatório diário dos funcionários, os processos de trabalho fornecem informações sobre a duração das atividades.
Na avaliação do tempo da máquina, as operações fornecem informações sobre tempos produtivos e não produtivos.