Administração - Compensação de dilatação do papel

Compensação de dilatação do papel

Na impressão da folha e impressão rolos offset pode acontecer que o papel se alargue durante o seu caminho na máquina de impressão e deste modo as separações já não fiquem exatas. A função "Compensação de dilatação do papel" (Paper Stretch Compensation) compensa esta dilatação atra­vés de uma distorção digital do Bitmap da folha de impressão com o mesmo fator da dilatação do papel ao chegar à unidade de impressão. Não é apenas diminuído o motivo, mas também o bitmap é reduzido, de modo a que a roseta da retículo apareça outra vez com a forma desejada na impres­são. Esta função aumenta portanto a qualidade de impressão.

Descrição da função

Para cada máquina de impressão bem como para as diferentes qualidades de papel e para as dife­rentes trabalhos de impressão (diferente distribuição de cor) pode ser criada uma matriz que des­creve as compensações necessárias para cada unidade de impressão.

Os parâmetros de compensação são definidos através de medição de uma impressão de teste e medição de referência (exatidão de impressão absoluta) ou medição real da primeira unidade de impressão (apenas compensação de guia). Para tal são colocados na Prinect Signa Station em um folha de referência marcas de medição especiais que depois da impressão permitem medir as diver­gências devido ao dilatação do papel. As marcas de medição são compostas por uma escala (a "Refe­rência"), que normalmente é imprimida na impressão de cor mais escura e marcas de traços que são imprimidas em outras cores do lado da escala. Dependendo do dilatação do papel as marcas de tra­ços divergem da linha zero da escala. Estas divergências são lidas na folha imprimida e são inseridas na tabela correspondente na guia "Valores de compensação". Adicionalmente ainda tem de se indi­car na guia "Pontos de apoio" onde se encontra cada marca de medição na folha de impressão.

Depois de introduzir os valores de compensação o resultado de medição é salvado como matriz e com um nome qualquer. Para a impressão com compensação de dilatação do papel a matriz é defi­nida no padrão de sequência "PageOutput" ou "ImpositionOutput" na área "Rendern" na "Impressão > Compensação de dilatação do papel".

admin_paperstretch_compensation00643.jpg

 

O processo para determinar os valores de compensação e para parametrizar a compensação de dila­tação do papel no Workflow Prinect consiste nas seguintes etapas:

1.Crie na Prinect Signa Station uma folha de referência. A folha de referência deve conter as mar­cas de medição especiais para a compensação de dilatação do papel. As marcas de medição têm de estar horizontalmente e verticalmente posicionadas. A folha de referência não precisa de conter o conteúdo original do trabalho de impressão a ser imprimido compensado; no entanto tem que ter o tamanho do formato da folha do trabalho de impressão e deve conter as cores a serem utilizadas em outros trabalhos de impressão. Para as cores contidas a folha de referência também deve conter uma cobertura de área semelhante à trabalho de impressão ori­ginal. Cada divergência da cobertura de área entre a folha de referência e o trabalho de impres­são original piora os resultados de medição.

Pode criar uma maior exatidão, se as marcas de medição forem inseridas nas assinaturas do tra­balho de impressão original, de modo a que a medição de compensação de dilatação do papel seja feita com os dados originais.

2.Se pretender imprimir um trabalho de impressão com cores especiais para a compensação de dilatação do papel, a sequência de cores nas definições de encomenda e do trabalho de impres­são bem como as definições de dilatação do papel têm que corresponder à sequência das cores na máquina de impressão.

No trabalho de impressão aberto você pode alterar a sequência das cores de impressão na guia "Ajustes da encomenda para produção > Cores".

3.Crie para a folha de referência e para o documento original com marcas de medição um traba­lho de impressão e exponha as placas de impressão. Tenha atenção para que não esteja confi­gurada na sequência "PageOutput" e "ImpositionOutput" na área "Rendern > Impressão" uma compensação de dilatação do papel.

4.Imprima as folhas de referência e o documento original com marcas de medição na máquina de impressão correspondente. A impressão tem que ser "Em cor" antes de retirar uma folha para medição.

5.Mude no Prinect Cockpit para a área de "Administração > Recursos > Compensação de dilata­ção do papel". Clique no Guia "Parâmetros de impressão"" no botão "Novo" e insira o tamanho da folha de estado (as dimensões das placas de impressão utilizadas). Agora pode controlar as outras guias para parametrização da compensação de dilatação do papel.

6.Mude para Guia "Seqüência de impressão" e ajuste a sequência de cor de modo a que corresponda à sequência da máquina de impressão. Através de "Referência" estabeleça a cor de impressão na qual será imprimida a escala para a medição de dilatação do papel(defi­nido na Prinect Signa Station). A cor de referência é normalmente a cor mais escura (por ex.: preto em CMYK).

7.Introduza em Guia "Pontos de apoio" os pontos de apoio, ou seja as posições na folha que contêm marcas de medição.

8.Mude para Guia "Valores de compensação". Faça a medição da divergência das cores de impressão em cada marca de medição e compare com a linha zero da escala de refe­rência e anote os valores medidos de cada ponto de apoio na tabela "Desvio de registro total". Se necessitar pode imprimir para cada ponto de apoio uma tabela e inserir os valores de medi­ção manualmente. De seguida tem que passar as entradas manuais para a tabela de "Desvio de registro total".

9.Salve a matriz da compensação de dilatação do papel obtida. Para poder utilizar mais tarde a matriz de compensação de dilatação do papel em um trabalho de impressão, ative na sequência "PageOutput" e "ImpositionOutput" na área "Rendern > Impressão" a opção "Compensação de dilatação do papel" e selecione a matriz de compensação de dilatação do papel em "Frente" e "Verso".

10.Para aumentar a exatidão da compensação de dilatação do papel, voce pode repetir a exposição e a pressão da folha de referência, desta vez com os parâmetros de compensação determina­dos. Abra a matriz de compensação salvada. Na guia "Valores de compensação" você pode agora com o botão Correção iterativa" introduzir adicionalmente aos valores divergentes as divergências da segunda medição.

IconNote.png

Indicação: Se for utilizada no ambiente de sistema uma memória de dados mestres (MDS) as matrizes da compensação de dilatação do papel serão salvadas automaticamente na memória de dados mestres.

O cálculo da compensação de dilatação do papel é feito "on-the-fly" durante a exposição (na utiliza­ção de um Prinect Shooters). Alternativamente os parâmetros de compensação podem ser calcula­dos na exportação dos TIFF-B Bitmaps para os arquivos TIFF-B.