Em um ambiente de sistema Prinect é possível que para uma funcionalidade existam vários Engines ou máquinas. Assim, por exemplo, uma série de impressoras do mesmo formato - por exemplo, uma SM102-6-P2 e uma SM102-8P - podem estar presentes no ambiente do sistema. Se este for o caso, essas máquinas podem ser combinadas para formar um "Grupo" (ingl. "Cluster") Para mais informações sobre clusters, se encontram na seção Clusters).
Quando se clica no botão "Mostrar junções" são exibidos todos os tipos de sequência na parte direita da janela "Sistema", com um número entre parênteses. Estes números representam o número dos respectivos Engines associados ao respectivo "Junção". Clicando o pequeno triângulo antes do designador do Engine, abre-se uma lista com todos os Engines pertencentes ao grupo.
Com o botão "Omitir junções" volta-se para o modo de exibição padrão.
Configurar dispositivos CTP para operação Plate Pilot ou manual
Se um dispositivo CTP for ativado para operação com o Plate Pilot, é possível, em casos excepcionais, mudar para uma saída direta sem um Plate Pilot. Para este efeito, o comando do menu de contexto "Operação manual" pode ser ativado na vista composta de uma junção Formsetter.
Com o comando do menu de contexto "Operar com Plate Pilot", você pode voltar ao modo Plate Pilot.
Nos ajustes de sequência (veja capítulo Modelos de sequência), você encontrará frequentemente uma lista de seleção com o nome "am ...". Nesta lista você pode selecionar um dos Engines instalados ou a um tipo de aparelho. Em alguns casos, você encontrará uma entrada como: "All...", p.ex. "AllNormalizers".
Se selecionar essa configuração (é o padrão), o Prinect Manager decide, qual dos Engines existentes ou que tipo de aparelho será usado. Neste caso, é escolhido o Engine com a menor "Fila de espera", ou seja, o Engine com o mínimo de encomendas pendentes para o processamento. Em extremamente diferentes quantidades de dados nas encomendas individuais podem, ocasionalmente, acontecer que um Engine não tenha mais nada o que fazer, enquanto que um outro Engine ainda tem várias encomendas pendentes para o processamento. A ocupação automática dos Engines existentes ou dos tipos de aparelhos é referida como "Load Balancing".
Mas você também pode selecionar um Engine ou um tipo de aparelho da lista de seleção. Em seguida, a respectiva etapa de trabalho é executada por este Engine. Se você quiser ter a certeza que, por exemplo, para encomendas urgentes, o Trapping-Engine esteja sempre imediatamente à disposição, você não deveria parametrizar um Load Balancing, mas parametrizar para encomendas "Normais" o Trapper "Trap1". Assim, o Trapper "Trap2" está disponível para encomendas urgentes e pode ser selecionado para isso.
Algo similar se encontra em algumas sequências, por exemplo, na sequência "PageProof", uma lista de seleção "Aparelho". Por exemplo, se vários proofers de páginas ou aparelhos adequados como proofers de páginas (por exemplo, várias impressoras a cores Inkjet equivalentes) estiverem disponíveis, você pode selecionar um aparelho da lista de seleção.
Em geral, no entanto, quando existem vários aparelhos, deverá sempre selecionar um aparelho particular, pois cada aparelho tem características diferentes e Load Balancing, portanto, não faz sentido. Aparelhos com diferentes capacidades / formatos não são combinados em um grupo.