Start > Área "Administração" > Administração > Impressora virtual

Impressora virtual

Impressoras virtuais representam as "Entradas" do sistema Prinect Shooter. Os dados da encomenda devem ser em forma rasterizada o formato TIFF-B e são transferidos para pastas monitorizadas, "Hotfolder" .

Na área "Administração > Impressoras virtuais" você pode ver uma lista de impressoras virtuais ins­taladas.

Na lista você encontra as seguintes colunas:

Impressora virtual

Nome da impressora virtual.

Prioridade

Aqui é mostrada a prioridade da impressora virtual.

Aparelho de emissão

Aparelho de impressão instalado.

Estado

Informações sobre o estado da impressora virtual.

Impressoras virtuais - Processar/acrescentar/descartar

Com clique duplo numa impressora virtual da lista, ou marcando uma entrada da lista e em seguida clicando na área "Abrir", você acessa a visualização "Ajuste da impressora virtual". Aqui você pode processar uma impressora virtual existente, ou salvar um novo nome com a área "Salvar sob...".

Através de clique na área "Nova" você cria uma nova impressora virtual e a acrescenta à lista. É aberta a visualização "Ajuste da impressora virtual" para parametrizar uma nova impressora virtual.

Você pode realizar os seguintes ajustes:

Ajustes gerais

Na área superior você encontra os parâmetros gerais:

"Nome": nome para a impressora virtual

"Aparelho de emissão": Aparelho CtP, no qual os trabalhos são emitidos

"Pasta Spool". Veja Pasta Spool:.

"Hotfolder" com opção "Compartilhar Hotfolder". Veja Hotfolder:.

Pasta Spool:

Em "Pasta Spool" você pode definir o Diretório Spool para a impressora virtual. No diretório Spool são colecionados todas as ordens de impressão que são enviados para a impressora virtual. O dire­tório Spool deve-se encontrar em um drive do disco rígido que contém capacidade de reserva sufi­ciente. Pode (e deve) ser determinado quando da instalação do software Prinect Shooter. Normal­mente esta pré-ajuste faz sentido e não precisa de ser alterada.

Caso seja necessário utilizar um próprio diretório Spool para uma impressora virtual individual, por ex., existe um volume de dados muito grande, você pode aqui parametrizar um diretório Spool indi­vidual. Em regra, você deve definir para o diretório Spool um drive na qual não está instalado o sis­tema operacional nem os softwares Prinect Shooter. Isto é válido para todas as impressoras virtuais. Se o espaço do drive na qual está armazenado o diretório Spool for insuficiente, você pode criar aqui um diretório Spool em outro drive. Você pode observar isto no monitor do drive. Veja Monitor do drive.

Através do botão "Buscar" você abre um diálogo Browser, com o qual pode selecionar uma pasta ou criar uma nova pasta.

Na listbox "Origem" você pode selecionar um drive. Na lista das pastas são indicadas todas as pastas que se encontram no drive selecionado.

Através de duplo clique em um nome de pasta, a pasta é aberta e são mostradas as subpastas ou os arquivos. Se marcar uma pasta na lista e se clicar no botão "Selecionar", a pasta será selecionada como diretório Spool.

Se você ativar a opção "Prinect® ambiente de servidor", altera-se a "Vista" deste diálogo de busca: são mostradas os drives e pastas do Prinect Shooter do modo como o serviço Prinect Shooter as iria "ver", portanto com os direitos de utilizador e possibilidades de acesso do serviço Prinect Shooter. Se esta opção não for ativada, o diálogo mostra as drives e as pastas com os direitos e possibilidades de acesso do utilizador registrado no sistema operacional Windows. Dependendo da configuração dos direitos de utilizador podem existir aqui diferenças. Esta opção pode ser sempre ativada, mesmo se o utilizador registrado atualmente tiver direitos de acesso limitados.

Com o botão "Criar novo diretório" você pode criar uma nova pasta.

Hotfolder:

Em "Hotfolder" você define uma pasta de entrada para a impressora virtual. Aqui você também tem a possibilidade, através do botão "Buscar", selecionar uma pasta existente ou criar uma nova pasta. A pasta de entrada de uma impressora virtual é monitorada como "Hotfolder" quanto a dados de entrada TIFF-B. Normalmente a pasta de entrada encontra-se em um computador no qual são cria­dos dados TIFF-B. Esta pasta é ligada como drive de rede ao PC Prinect Shooter. A ligação do drive de rede tem que ser efetuada no Explorer Windows, antes de configurar a impressora virtual.

IconNote.png

Indicação: Drives de rede ligadas no Explorer Windows não são mostradas na listbox "Ori­gem", por que o serviço Prinect Shooter não consegue "ver" estos drives. Pastas que se encontrem em outros computadores, têm que ser introduzidas através do "Caminho UNC" (\\Nome computador\Nome pasta) no campo de introdução "Diretório Spool" ou "Hotfolder".

Se você ativar a opção "Compartilhar Hotfolder" (ajuste-padrão), Hotfolder será compartilhada na rede. Se você não ativar esta opção, você terá de compartilhar Hotfolder manualmente.

IconNote00030.png

Indicação: Após o compartilhamento manual de uma pasta de saída TIFF-B como Hotfol­der, usuário externos eventualmente só terão direitos de leitura. Para o Prinect Shooter poder apagar encomendas terminadas na Hotfolder, você tem de dar permissão ao serviço Prinect Shooter para alterar dados na Hotfolder. Para isto abra no computador externo o Explorer Windows e premindo o botão direito do mouse abra o menu contexto da respectiva entrada Hotfolder. Selecione o ponto de menu "Compartilhamento e segurança" e clique no botão "Permissões". Clique na lista "Nomes de grupo ou usuário" no nome do usuário do serviço Prinect Shooter (por ex., "pri­nect") e ative depois na área "Permissões para" a opção "Alterar". Depois confirme os diálogos "Per­missões para" e "Características de" com "OK".

Área "Tratamento do trabalho"

Aqui você pode efetuar ajustes que influenciam o processamento da encomendas:

A opção "Iniciar trabalho entre" permite-lhe definir um determinado intervalo de tempo para o processamento da encomenda. Esta opção pode ser útil, se você por ex., tiver encomendas grandes com baixa urgência. Você pode configurar uma impressora virtual de modo a iniciar apenas o processamento da encomenda durante a noite. Se enviar as encomendas durante o dia para essa impressora virtual, o processamento da encomendas apenas inicia na hora defi­nida. Através disto as encomendas não sobrecarregam o sistema durante o dia.

A opção "Armazenar trabalho depois" permite armazenar automaticamente as encomendas ter­minadas na impressora virtual depois do tempo definido. Veja Armazenar encomendas automaticamente.

No campo "Diretório de armazenamento de trabalhos" você pode alterar a definição do diretório no qual foram salvadas as encomendas armazenadas. Como no Prinect Shooter, as encomen­das são arquivos TIFF-B, tem de ser selecionado para o diretório de armazenamento de trabalho um suporte de dados que tenha espaço suficiente.

Através da opção "Apagar trabalho depois de" você pode definir um intervalo de tempo após o qual as encomendas terminadas são apagadas. Aconselha-se a ativar esta opção para todas as impressoras virtuais. Dessa maneira se impede que o disco rígido onde se encontra o índice de spool "rode cheio" durante o período com dados de encomenda.

Se você ativar esta opção, você pode ligar as seguintes opções adicionais:

·só quando o valor de aviso é atingido no monitor do drive: As encomendas apenas são apagadas depois do intervalo de tempo definido, se o valor de aviso do monitor do drive for ultrapassado. Veja Monitor do drive. Desta maneira o Prinect Shooter ainda pode continuar trabalhando, mesmo se um drive do disco rígido estiver quase cheia de dados. Normalmente é melhor colocar um disco rígido suficientemente grande (Câmbio), para que o valor de aviso do monitor do drive não seja alcançado.

·Também deletar trabalhos com aviso: Normalmente apenas são descartadas encomen­das automaticamente que foram terminadas sem erros. Através desta opção também são descartadas encomendas processadas com mensagens de aviso. Tenha em mente, que após o apagamento automático não é mais possível determinar os motivos dos avi­sos.

·Também deletar trabalhos com erros: Normalmente apenas são descartadas encomen­das automaticamente que foram terminadas sem erros. Através desta opção também são descartadas encomendas cujo processamento foi interrompido com erros. Tenha em mente, que após o apagamento automático não é mais possível determinar os motivos dos erros.

Se você ativar a opção "Sem Preview", não é criada uma pré-visualização de trabalho para as encomendas, que forem processadas com esta impressora virtual. Veja Prinect ImageViewer. Ativando esta opção economiza-se tempo de processamento e espaço de arquiva­mento.

Se você ativar a opção "Parar novas encomendas de impressão" as encomendas transmitidas para a Hotfolder, não são processadas imediatamente, mas são transferidas no estado "parado" para a lista de encomendas. Para estas encomendas serem processadas, você tem de iniciá-las manualmente. Veja Guia: Assinaturas.

"Ignorar ajustes FBDI": Nas opções de impressão FBDI podem estar contidas informações por ex., do material de impressão. Se a opção "Ignorar ajustes FBDI" estiver ativada, você pode na área "Ajustes plano de saída" por ex., selecionar um material. Depois em vez do material FBDI é utilizado o material definido.

Área "Prioridade"

Aqui você pode atribuir à impressora virtual uma prioridade (baixa, média ou alta) relativa ao proces­samento da encomendas. Se definir várias impressoras virtuais com prioridades diferentes você pode, através da seleção da correspondente impressora virtual, definir com que grau de urgência a ordem de impressão será processada.

IconNote00031.png

Indicação: A prioridade "Urgente" não pode ser atribuída nesse local, já que "Urgente" só pode ser utilizada para uma encomenda, que deve ser emitida de imediato. Veja Encomendas com a prioridade "Urgente" são impressas de imediado. Por isso a prioridade "Urgente" só pode ser atribuída manualmente e não numa impressora manual.

Área "Ajustes plano de saída"

Aqui você pode configurar opções de impressão de aparelhos. As opções nesta área dependem do aparelho de impressão ligado. As seguintes descrições apenas são exemplos.

"Material": Aqui você pode selecionar um material de chapa. Se você utilizar esta impressora virtual para a impressão, você tem de assegurar que o material selecionado também se encon­tra no aparelho.

IconNote00032.png

Indicação: Informações de material podem constar do arquivo TIFF-B. Se for o caso, as informações do material da encomenda TIFF-B sobrescrevem as ajustes de material da impressora virtual.

"Ajustes de punção": Aqui você pode selecionar, caso exista, um ajuste de punção predefinido do Engine Manager. Informações detalhadas relativos o ajuste de punção podem ser obtidos na ajuda online do Speedway Engine Manager.

"Linha de comando para arquivamento Tiff": Neste campo de edição você pode introduzir o nome de um arquivo Batch (.bat). Através do arquivo Batch você pode por ex., iniciar uma apli­cação externa de fundo. Desta maneira pode ser por ex., iniciada um software de arquivamento para os dados TIFF-B.

Através de "Salvar" você salva as alterações dos parâmetros da impressora virtual.

Através de "Salvar como" você cria com um novo nome uma nova impressora virtual que contém os parâmetros alterados.

Se você marcar na lista das impressoras virtuais uma guia, você pode através do botão "Descartar" descartar a impressora virtual selecionada.

Área "Sequência das cores"

Aqui, você pode definir uma sequência-padrão para a saída das separações de trabalhos Bracket de Workflows Third-Party, que são recebidos na Hotfolder. Para tal, use os botões de seta "para cima" e "para baixo". Você pode continuar a criar novos nomes de cores e editar ou apagar nomes de cores existentes. Ao criar e editar, verifique se os nomes das cores (por exemplo, espaços vazios) estão escritos corretamente para capturar as separações exatas que você deseja.