Representação 'Visão geral' - Modo de indicação
No modo de indicação selecione através das listas "Padrão" e/ou "Material de impressão" o padrão de processo pretendido. Com um clique na respectiva linha título são então indicados em diagramas ou em tabelas de valores o ganho do ponto, os valores L*a*b* do branco do papel, os valores nominais e de tolerância do valores de cor CIELab e eventualmente os valores de densidade, assim como, a sequência de impressão.
Padrão
O padrão é selecionado em duas listas:
•Na lista esquerda é selecionado o tipo de processo de impressão (CMYK, Multicolor ou Cores especiais).
•Na lista da direita é selecionado o nome de um padrão de processo existente.
Estes padrões de processo fornecidos são parcialmente definidos para vários materiais de impressão e podem respectivamente ser selecionados na lista "Material de impressão".
Material de impressão
Os valores de cor e as tolerâncias são diferentes para diferentes materiais de impressão. Para Prinect Color Toolbox são indicados os seguintes tipos de papel:
•PT1 – couchè brilhante branco
•PT4 – não couchè branco
Comentário
Para uma descrição mais detalhadas, os padrões de processo fornecidos contêm indicações adicionais ao nome numa linha de comentários (p.ex. indicações referentes à base, à base de medição, aos materiais de impressão definidos). Este comentário é indicado na estrutura de árvore de gestão enquanto Tooltip e facilita assim a diferenciação, ou ainda, a seleção.
PS Norm Type, Delta E Type e estado de densidade"
Estas listas de seleção só estão ativas no modo de edição (veja Representação 'Visão geral' - Editar (modo de edição)).
Arquivo interno de referência
Este campo só está ativo no modo de edição (veja Representação 'Visão geral' - Editar (modo de edição)).
Indicar/Ocultar diagrama de valor tonal
No modo de indicação o ganho do ponto é indicado em uma representação gráfica. No Prinect Color Toolbox o ganho do ponto pode ser indicado em etapas de 10% e pode ser adicionalmente determinado para os pontos de apoio 25% e 75%.
Quando os padrões de processo são estabelecidos e arquivados de modo local, as curvas são representadas em conjunto para as três cores de processo coloridas cyan, magenta e amarelo (cores primárias). A cor de processo preto (K) é indicada em separado, porque aqui costumam valer valores implícitos divergentes e mais elevados. Os pequenos pontos visíveis nos gráficos indicam em qual área o ganho do ponto foi detectado.
Quando o ganho do ponto é aplicado pelo Calibration Tool, todas as cores são representadas em apenas um gráfico. Clicando na área de gráfico comuta-se para a representação individual das cores, ou ainda, para a curva seguinte. À direita do gráfico são indicados os respectivos canais de cores. Normal aqui, são curvas HD-ISO.
Indicar/Ocultar tabela de valor tonal
Na tabela de valor tonal os valores nominais e de tolerância do ganho do ponto especificados nos padrões de processo são indicados em preto e cinza, quando não há valores existentes.
As cores de processo são representadas na margem superior da tabela através de um padrão de cores.
•Std = valor tonal definido do padrão de processo
•Tol = valor de tolerância
Tendo em vista que as tolerâncias do ganho do ponto para as três cores de processo ciana, magenta e amarelo e para a cor de processo preto costumam divergir, o alargamento é calculado sem considerar o preto. O alargamento é a diferença máxima entre as três cores de processo coloridas, no gráfico esta é a distância máxima entre as curvas. Com o alargamento é avaliado mais um valor limite. Isto significa, que os valores reais estão fora do padrão de processo, assim que este valor é excedido, ainda que estes estejam dentro da área de tolerância.
Indicar/Ocultar branco do papel
O branco de papel é representado em separado, porque as tolerâncias para os valores L*, a* e b* costumam ser diferentes.
As tolerâncias em relação ao padrão de processo são indicadas em separado na tabela ao lado, à direita como valores Δ.
A indicação pode ser opcionalmente ligada ou desligada.
Mostrar/Ocultar valores de cor CIELab e densidades
Nas tabelas de valores os valores nominais e de tolerância dos valores de cor CIELab (tom contínuo) especificados no padrão de processo são indicados em preto, quando ativo, e em cinza, quando inativos.
A tolerância é indicada através da diferença de cor ΔE* (distância de cor).
Indicação: No caso dos padrões de processo mais antigos os valores teóricos atualmente indicados para cores secundárias e Overprint (CMY cinza) são difíceis de cumprir em termos de técnica de impressão, por este motivo encontram-se desativados.
Os padrões de processo fornecidos não podem ser sobrescritos. Se você pretende ativar os valores para cores secundárias, Overprint e eventualmente a densidade, você tem de salvar os padrões de processo em seguida sob um nome alterado.
Do lado direito podem ser indicados opcionalmente os valores de densidade final para as cores secundárias cyan, magenta e amarelos, assim como, preto, quando os campos de seleção estão ativos.
Indicação: Os valores de densidade de tom contínuo estão incluídos em todos os padrões de processo fornecidos com Prinect Color Toolbox, porém, encontram-se desativados. O motivo: devido a condições variáveis de medição, é difícil especificar as indicações de densidade.
Os padrões ISO não contém indicações obrigatórias de densidade, uma vez que este parâmetro não é padronizado e não é preciso.
No modo de edição você pode liberar estes valores de densidade ativando os campos de seleção. Os valores de densidade indicados correspondem às condições de medição com filtro de polarização.
Mostrar/Ocultar parâmetros balanço de cinza
Na área "Parâmetros balanço de cinza" se pode definir a faixa de tolerância para o controle do balanço de cinza dentro do controle de padrão de processo. Os pontos de sustentação são K30, K50 e K70.
Indicação: Até agora os parâmetros de balanço de cinza eram estabelecidos e representados nos "Pré-ajustes" > Guia "Índice individual de qualidade [IQI]". Como eles estão incluídos no padrão de processo Offset, eles são estabelecidos e representados aqui de modo central.
Indicar/Ocultar sequência de impressão
A sequência de impressão definida para o padrão de processo é representado através de uma representação simbólica de uma máquina de impressão com no máximo oito unidades de impressão. As unidades de impressão ativas encontram-se numeradas da direita para a esquerda e marcadas com as respectivas cores.
Indicação: A função "Aplicar valores de medição" não está à disposição no modo de indicação.