Base de dados de cores central
Com a base de dados de cores central você pode administrar tabelas de cores especiais, ou seja, arquivos de medição de dados em posição central. Para organizar uma grande quantidade de arquivos de cor, você pode criar arquivos para diferentes composições de cores e importar aqui arquivos de cores no formato CxF.
A interface do usuário está dividida em três áreas:
•Uma visualização da estrutura da pasta (veja Área "Pastas"),
•uma visualização das cores contidas numa pasta (veja Área "Cores") e
•uma visualização da característica de uma cor selecionada (veja Área "Características de cor").
Nesta visualização você obtém informações importantes, referentes à cor respectivamente selecionada — dependendo da forma na qual os dados de cores estão disponíveis como espectro (gráfico) e/ou como dados de medição de cores L*a*b*.
Listas funções de processamento
Nas áreas "Pastas" e "Cores" estão à disposição as funções referidas a seguir, para configurar as listas e para buscar:
Permite listar as entradas na lista de pastas ou cores de acordo com os títulos das colunas para grupos, que são representadas como pastas. Podem ser formados grupos de vários níveis, sendo que cada grupo gera um outro nível de estrutura inferior. Outras informações sobre a função de agrupamento podem ser encontradas em: Vista estruturada.
Você pode restringir a quantidade das colunas exibidas na lista. Para isso, você pode escolher um "Esquema de colunas" predefinido na lista de seleção ou você pode definir de modo individual com "Adaptar", quais as colunas são exibidas na lista. Esta seleção permite que você salve com "Salvar como" como um esquema de colunas auto-definido. Outras informações podem ser encontradas em: Definir um esquema de colunas individual ).
Acima da tabela encontra-se o campo de entradas para a função de busca. Você pode inserir aqui componentes de um nome de pastas ou de cores (letras, números, caracteres especiais permitidos). Em seguida só aparecem na respectiva lista de entradas, as encomendas que contêm os caracteres que você digita no nome. A entrada de caracteres afeta diretamente a exibição da lista. Ao apagar os caracteres digitados no campo de pesquisa (clicando no "X" irá apagar todas as entradas) é exibido novamente o conteúdo anterior da lista.
Aqui você administra as pastas de cores da base de dados de cores central. Você pode criar pastas em estruturas de pastas, que contêm ainda outras subpastas.
As colunas da tabela de pastas contêm as seguintes informações:
•Pastas: Estrutura e nomes da pasta de cores. Quando uma pasta contém subpastas, você pode abrir a pasta clicando no símbolo.
•Cores: Quantidade de cores existentes na pasta.
•Criado por: Nome do usuário Prinect, que criou a pasta.
•Criado em: Data em que a pasta foi criada.
•Alterado em: Data da última alteração efetuada na pasta.
Acima da lista de pastas/cores, você pode procurar por pastas ou cores. Dependendo de qual opção está ativada na frente do campo de procura, a procura afeta pastas ou cores. Se for selecionada a opção "Cor", o respectivo nome da cor será procurado em todas as pastas. A entrada da procura de cor nesse ponto depende de letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, se você digitar "HD_Blau", uma cor chamada "hd_blau" não será encontrada.
Assim que você inserir texto no campo de procura com a opção "Cor" ativada, o mesmo texto de procura será exibido no campo de procura da área "Cores". Se a procura for bem-sucedida, somente as pastas que contêm cores cujo nome contém o texto da procura serão exibidas na área "Pastas". Se você clicar agora em uma dessas pastas, apenas as cores contidas nessa pasta e cujos nomes contêm o texto da procura serão exibidas na área "Cores".
Veja também Função de busca
Assim você cria uma nova pasta. A nova pasta é criada no nível mais alto da estrutura da pasta (ainda não foi selecionada uma pasta na lista), ou como subpasta da pasta anteriormente selecionada.
Botão "Importar"
Com este botão você pode importar dados da medição das cores que existem em forma de arquivos CxF (veja Importar cores de arquivos CxF).
Botão "Exportar"
Com este botão você pode exportar as cores contidas na pasta selecionada para um arquivo CxF. Veja Exportar cores para uma pasta para um arquivo CxF.
Botão "Apagar"
Com este botão é apagada uma pasta anteriormente selecionada (e eventualmente todas as subpastas). Depois de clicar, surge uma pergunta de segurança que você tem de confirmar.
Cuidado: Ao apagar, não e apagada apenas a entrada na tabela, mas a respectiva pasta com todo o seu conteúdo é eliminado da base de dados de cores.
Importar cores de arquivos CxF
Condição básica: Arquivos CxF como resultado das medições de cor/tinta estão disponíveis no ambiente de sistema do servidor Prinect (de preferência num arquivo "PTDocs", PtConfig" ou "PTJobs").
O formato de arquivo "CxF" (Color Exchange Format) oferece um possibilidade de aplicar cores medidas de modo espectral - ou seja, a medição da cor/tinta baseia no comprimento de onda de luz - no Workflow Prinect, ou ainda, na memória de dados mestres. Para tanto pode ser importados valores de cores de arquivos CxF e deposita-los em pastas de cores. Para que estas cores possam ser utilizadas no ambiente Prinect, os espectros de cores não computados ao importar valores cromáticos L*a*b. Com frequência existem vários espectros para cada cor, devido a diferentes condições de medição ("M0", "M1", "M2", "M3"). Caso existam vários espectros para uma cor, são atribuídas todas as características desta cor. Nas características de cor você pode então comutar entre as condições de medição e obter uma indicação do respectivo gráficos.
Para importar, proceda da seguinte maneira:
1.Selecione na área "Pastas" nenhuma pasta ou uma pasta, na qual as cores do arquivo CxF devem ser atribuídos, ou ainda, na qual pretende criar uma nova subpasta.
2.Clique no botão "Importar". O diálogo "Importar cores do arquivo CxF" é aberto.
3.Mude no ambiente de sistema para um arquivo no qual tenham sido armazenados arquivos CxF necessários e selecione o arquivo CxF desejado. Confirmar com "Abrir". É aberto o diálogo "Importar cores".
Aqui você pode selecionar, se deseja criar uma nova pasta, ou se as cores devem ser atribuídas na pasta selecionada. Se você deseja criar uma nova pasta (ou subpasta), terá de atribuir um nome à pasta.
Se você selecionar a opção "Selecionar pasta", você pode opcionalmente ativar a opção "Sobrescrever cores existentes". Neste caso, cores já existentes na pasta, com nome idêntico ao das cores a serem importadas, são sobrescritas com este nome.
Cuidado: Se você ativar esta opção, todas as cores existentes, de mesmo nome, são sobrescritas sem consulta prévia.
4.O processo de importação é iniciado com "OK".
Exportar cores para uma pasta para um arquivo CxF
As cores contidas em uma pasta do banco de dados central de cores podem ser exportadas para um arquivo CxF.
Condição básica: A pasta deve conter cores e as cores não devem estar protegidas, tais como as tabelas de cores Pantone ou HKS pré-instaladas.
Proceda da seguinte maneira:
1.Para fazer isso, marque a respectiva entrada na área "Pasta" e clique em "Exportar". A janela "Exportar cores de pasta para o arquivo CxF" é aberta:
2.No ambiente do sistema, comute para a pasta na qual o arquivo CxF exportado deve ser salvo e atribua um nome de arquivo. Confirme com "Salvar".
Isso permite que você disponibilize tabelas de cores exportadas para o uso em outro lugar.
O item de menu de contexto "Propriedades" abre o diálogo "Propriedades da pasta":
As propriedades da pasta são exibidas na área superior.
Na área inferior pode especificar se a pasta selecionada pode ser editada ou apagada. Se você ativar a opção "Incluindo subpastas", esses ajustes também afetam as subpastas contidas na pasta.
Reparametrização subsequente de uma subpasta
Exemplo: Uma pasta "Import_CxF" contém duas subpastas "Sub1" e "Sub2". Primeiro, as propriedades da pasta "Import_CxF" são definidas para que as opções "Editar" e "Excluir" sejam ativadas se a opção "Incluir subpastas" estiver ativada.
Subsequentemente, as propriedades da subpasta "Sub1" são alteradas para que a opção "Apagar" seja desativada para esta pasta a fim de proteger a pasta.
Agora a pasta "Import_CxF" abre novamente o diálogo "Propriedades da pasta":
Se você agora ativar a opção "Incluindo subpastas", a opção "Apagar" será especialmente marcada. Esta marcação indica que as subpastas da pasta selecionada têm configurações diferentes para esta opção. Você pode substituir esta configuração clicando no campo de opção e ativando ou desativando a opção. A configuração diferente será então transferida para a(s) subpasta(s).
Menu de contexto para as pastas
É possível chamar os seguintes comandos no menu de contexto para as pastas:
Menu de contexto |
Função |
---|---|
Novo |
Cria uma nova subpasta abaixo da pasta selecionada. Veja Botão "Novo". |
Importar |
Corresponde à função do botão "Importar". Veja Importar cores de arquivos CxF. |
Exportar |
Corresponde à função do botão "Exportar". Veja Exportar cores para uma pasta para um arquivo CxF. |
Recortar Inserir |
Você pode recortar a pasta selecionada e inseri-la em outra pasta. Isso permitirá que você mova subpastas para outro local. |
Renomear |
Com este comando de menu você pode renomear a pasta selecionada. |
Apagar |
Este comando de menu apaga a pasta selecionada (e possivelmente todas as subpastas). Depois de clicar, surge uma pergunta de segurança que você tem de confirmar. |
Características |
Com este comando de menu você pode editar as propriedades das pastas. Veja Editar propriedades da pasta. |
Atualizar |
Essa função corresponde à função de atualização de Cockpit, que também pode ser acionada com a tecla de funções F5. Em alguns casos, por exemplo, quando extensas tabelas de cores são importadas ou exportadas, pode levar algum tempo até que o Cockpit seja atualizado para o estato operacional atual. Com "Atualizar", o usuário aciona uma atualização imediata da exibição do Cockpit. |
Aqui são indicadas as cores existentes na pasta que acaba de ser selecionada. A tabela contém as seguintes colunas:
•Cor: o nome da cor.
•L* a* b*: as partes L* a* b*da respectiva cor.
•Tipo de papel (ISO): o tipo de papel utilizado para medições de cores.
•Condição de medição: as condições de medição utilizadas nas medições de cores
•Alterado em: Data da última alteração
•Alterado por: Processo, que gerou a última alteração.
Se você clicar em uma entrada de cor, são indicados os detalhes desta cor na área "Características de cor".
Botão "Apagar"
Com este botão é apagada uma cor anteriormente selecionada. Depois de clicar, surge uma pergunta de segurança que você tem de confirmar.
Cuidado: Ao apagar, não e apagada apenas a entrada na tabela, mas a respectiva cor é eliminada da base de dados de cores.
Menu de contexto |
Função |
---|---|
Recortar |
Você pode recortar a cor selecionada e inseri-la em outra pasta. Isso permitirá que você mova as cores para outra pasta. |
Renomear |
Com este comando de menu você pode renomear a cor selecionada. |
Apagar |
A cor selecionada é apagada. Depois de clicar, surge uma pergunta de segurança que você tem de confirmar. |
Impressão |
Com este comando de menu, a tabela de cores pode ser impressa em uma impressora do sistema. Para tabelas grandes, uma nota é exibida indicando o tamanho esperado da impressão. |
Na parte superior desta janela são indicados, num resumo, os seguintes detalhes técnicos referentes à cor:
•Tipo: Tipo da cor, ou seja, podem ocorrer os tipos "Espectro" e/ou "L*a*b*".
•Criado em: Data da criação (medição da cor) da cor.
•Alterado em: Data da última alteração da cor. Uma alteração ocorre p.ex. ao importar a cor na base de dados de cores central.
•Alterado por: Processo que gerou a última alteração, p.ex. importação da base de dados de cores central.
•Tipo de papel (ISO): o tipo de papel utilizado para medições de cores.
•Filtro de densidade: se tiver(em) sido utilizado(s) um filtro de densidade (p.ex. vermelho, verde, azul), estes são aqui indicados.
•Trapping: aqui é indicada a densidade das cores para o Trapping.
•Opacidade: Aqui é indicada a opacidade da cor, caso tenha sido definida uma opacidade específica para a cor.
Na parte inferior da área "Características de cor" são representados os valores espectrais (1) de modo gráfico — caso definidos — e/ou os valores L*a*b* (2).
Você pode comutar entre a representação (gráfica) dos valores espectrais (1) e a representação (numérica) L*a*b* (2) através da seleção da guia.
Se existirem várias condições de medição para uma cor, pode ser comutado entre as diversas condições de medição. Neste caso os valores espectrais, ou ainda, os valores L*a*b*, respectivamente pertinentes as condições de medição, são indicados de modo apropriado.