Administração - Plate Pilot

Plate Pilot

IconPrerequisite.png

Condição básica: Os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos para a operação do Plate Pilot:

·Um MIS (Management Information System) e/ou o Prinect Scheduler devem estar pre­sentes no ambiente do sistema para gerar os dados de planejamento necessários.

·Se tiverem que ser usadas lâmpadas de sinalização da rede, devem ser instaladas lâm­padas apropriadas e acessíveis na rede (possivelmente WLAN) do ambiente do sistema Prinect.

Conceito do Plate Pilot

O Plate Pilot permite a composição direcionada de pilhas de chapas de impressão para saída de impressão no prazo.

Dispositivos CTP

O Plate Pilot suporta todos os expositores conectados diretamente ao Prinect Manager, por meio de um Prinect Shooter 2 (exportação Tiff-B) ou, se o dispositivo for de outro fabricante, como um "dis­positivo CTP externo". Veja Adicionar dispositivo CTP externo. Se forem configurados dispositivos CTP que são controlados através de um Prinect Shooter 2, todas as redes que contêm este dispositivo CTP ou os "Equipamentos" de exportação Tiff-B devem ser configurados em conjunto para o Plate Pilot, ou seja, a opção "Plate Pilot active" deve ser ativada e os parâmetros correspon­dentes configurados.

IconNote.png

Indicação: Em "Administração > Sistema" você pode alternar entre a operação manual e a operação Plate Pilot no menu de contexto da visualização composta "FormSetter" para dis­positivos CTP diretamente conectados (não para saídas Tiff-B) se necessário. Veja também Configurar dispositivos CTP para operação Plate Pilot ou manual

admin_plate_pilot00619.jpg

 

Primeiro, os arquivos Tiff-B necessários para a exposição são criados com a sequência Imposition­Output, mas não imediatamente encaminhados ao expositor, mas coletados. Se os arquivos Tiff-B associados a uma encomenda de impressão estiverem sido criados, eles são coletados em uma "Pilha de chapas virtuais" e classificados na encomenda das unidades de impressão. Aqui, a atribui­ção a uma pilha de chapas ou a criação de uma pilha de chapas é feita de acordo com os seguintes critérios:

as operações são planejadas para uma determinada impressora

as operações de impressão seguem, imediatamente, após as outras

o número máximo possível de chapas para o carro da chapas pretendido é atingido (então é criada uma nova pilha de chapas)

um mínimo tempo de preparação antes do momento de impressão programado é atingido, ou seja, após a expiração do tempo de preparação, todas as chapas devem ser expostas e o carro da chapa deve ter sido transportado para a impressora

um tempo mínimo de distância até o início planejado da impressão foi atingido.

As chapas de impressão são expostas um pouco antes da data programada da operação "Imprimir". As chapas de impressão podem então ser transportadas como uma "Pilha de chapas real" até à impressora com um carro de chapas. Devido à classificação, as chapas de impressão podem ser inse­ridas sucessivamente nas unidades de impressão e a encomenda de impressão pode ser emitida de acordo com a data planejada.

Códigos de barras

Para a identificação automática das chapas de impressão, os códigos de barras também são impres­sos, o que pode ser lido na impressora. Os códigos de barras são posicionados como marcas nas cha­pas de impressão e também contêm informações de operação, como JobID, folha, cor, etc.

IconNote00622.png

Indicação: Esses códigos de barras também podem ser usados ​​para controlar sistemas de gerenciamento de chapas (Nela Plate Indexer).

Lâmpadas de sinalização da rede

O respectivo estado dos dispositivos CTP e dos carros de chapa pode continuar a ser visualizado de longe através de lâmpadas de sinalização comandáveis ​​instaladas na sala de impressão. Assim, por exemplo, pode ser rapidamente reconhecido quando um carro de chapas é completamente enchido e tem que ser transportado para a impressora ou substituído por um carro de chapas vazio.

Interface do usuário

A interface do usuário do "Plate Pilot" faz parte do Prinect Portal (WEB UI). Na área de administração do Prinect Cockpit, você define os ajustes do sistema para o Plate Pilot.

b_plate_pilot.png

 

Configuração da área de administração "Plate Pilot"

Área "Ajustes gerais"

É apresentada uma entrada separada para cada dispositivo CTP ligado ao Prinect Manager (ligado localmente ou ligado através de um Prinect Shooter).

Opção "A pilha de chapas é agrupada automaticamente pelo Plate Pilot"

Com esta opção, você ativa o agrupamento automático das pilhas de chapas. Neste caso, as chapas de impressão são agrupadas automaticamente de forma que as chapas de impressão pertencentes a uma encomenda de impressão sejam dispostas na sequência correta. Na impressora, as chapas de impressão só precisam ser removidas do topo da pilha e podem ser sucessivamente inseridas nas respectivas unidades de impressão.

Campo "Tempo necessário entre a última exposição da chapa e o início planejado do pro­cesso de impressão"

Insira o tempo típico necessário para transportar o carro da chapas para a impressora e insira as cha­pas de impressão nas unidades de impressão. Você deveria considerar tempos de espera que nem sempre podem ser evitados.

Campo "Tempo máximo entre a exposição da chapa e o início previsto do processo de impressão"

Digite aqui o tempo máximo que decorre entre o final da exposição da chapa e o início do processo de impressão (transporte das pilhas de chapas, tempos de espera, inserção das chapas na impres­sora).

Esses horários são usados ​​para agendar o Plate Pilot e calcular a sequência da criação da pilha de chapas.

Área "Sinalização ótica do estado do expositor"

IconPrerequisite00623.png

Condição básica: Para configurar essa área, uma lâmpada de sinal de rede deve estar pre­sente e acessível no ambiente do sistema de rede do Prinect Server.

Plate Pilot pode agrupar e expor automaticamente pilhas de chapas, mas na sala de impres­são nem sempre é óbvio se um carro de chapas, por exemplo, é totalmente abastecido e deve ser substituído por um carro de chapas vazio. Para sinalizar tais situações e também, por exemplo, dis­túrbios durante a exposição, lâmpadas controláveis ​​por software podem ser conectadas ao Prinect Manager. Essas lâmpadas de sinalização controláveis ​​através de uma ligação de rede (WLAN e/ou LAN) são, por exemplo, lâmpadas Philips Hue, ligadas através de uma Philips Bridge. Dependendo do comando, essas lâmpadas podem exibir sinais diferentes, por exemplo, vermelho intermitente no caso de falhas ou indicar que um carro de chapas está cheio e deve ser substituído por um carro de chapas vazio. Esse processo deve ser executado imediatamente e confirmado, para que o Workflow automático possa ser continuado sem atrasos nos prazos agendados.

Significado dos sinais da lâmpada:

Lâmpada de sinaliza­ção

Expositor

Carro de chapas

Tiff-B

Mensagem

admin_plate_pilot00624.jpg 

vermelho intermitente

Erro

Saída parada — Interven­ção necessária

admin_plate_pilot00627.jpg
 

amarelo inter­mitente

Aviso

Intervenção necessária!

admin_plate_pilot00630.jpg
 

azul intermi­tente

Esperando

cheio

aguardando

Trocar carro de chapas!

admin_plate_pilot00633.jpg
 

azul intermi­tente

Esperando

vazio

aguardando

Enviar pilha de chapas para exposição

admin_plate_pilot00636.jpg
 

luz azul cons­tante

Funciona­mento vazio

vazio

Nenhuma pilha de chapas para expor

pp_green.png
 

luz verde constante

Expor

Dispositivo CTP exposto

pp_black.png 

desligado

Offline

Dispositivo CTP está desli­gado

Opção "Usar sinalização ótica"

Com esta opção, você ativa o comando de lâmpadas de rede. Isso fará com que as outras opções nessa área possam ser comandadas.

Ajustar a sinalização ótica

Quando você pressiona esse botão, será aberto o assistente "Configurar sinalização ótica para Status de exposição". Existem três etapas neste assistente:

Selecionar o tipo de conexão

Primeiro, você deve tentar que a lâmpada seja detectada automaticamente na rede (Opção "Procura automática na rede"). As lâmpadas de rede geralmente possuem certos recursos de identificação que tornam possível identificar essas lâmpadas.

IconNote00637.png

Indicação: A conexão automática pode ser evitada pelo bloqueio da porta 1900 por Win­dows. Nesse caso, você pode se conectar manualmente. Para as lâmpadas Philips Hue, você pode determinar o endereço IP necessário da seguinte forma:

a.Abra a solicitação de comando do Windows (CMD).

b.Digite o comando "ping philips-hue".

c.Se a bridge da lâmpada puder ser alcançada, será exibido o respectivo endereço IP.

d.Agora você pode usar o endereço para conexão manual (Opção "Conectar com endereço IP"). Para obter mais detalhes, consulte a documentação da lâmpada ou per­gunte ao administrador do sistema.

Clique em "Continuar".

Estabelecer conexão

Se uma lâmpada for detectada, a conexão do Prinect Manager à lâmpada será feita nesta etapa. Se houver várias lâmpadas, você poderá selecionar a lâmpada desejada.

Após a conexão bem-sucedida, clique em "Continuar".

Confirmação da conexão

Nesta etapa, a conexão com a lâmpada é confirmada e o assistente é fechado.

Área "Configurar expositor de chapas para utilização com o Plate Pilot"

Área "Todos expositores"

Para cada dispositivo CTP conectado ao Prinect Manager (conectado localmente ou através de um Prinect Shooter) é oferecida uma própria área de configuração. Portanto, o número dessas entradas é variável — dependendo da configuração do Prinect Manager. Ao clicar em uma entrada de expositor, este se torna alaranjado. Os elementos de configuração adjacentes na seção "Expositor de chapas selecionado" referem-se a este expositor.

Área "Expositor de chapas selecionado"

Aqui se faz as configurações para o expositor selecionado.

Opção "Funcionamento manual"

Se você ativar esta opção, o Plate Pilot é desligado para o expositor selecionado.

Opção "Plate Pilot

Se você ativar esta opção, o Plate Pilot será ativado para o imagesetter selecionado.

Número de chapas por hora

Indique aqui quantas chapas de impressão o dispositivo CTP pode expor por hora. Visto que o tempo de exposição pode variar para diferentes conteúdos e visto que este número é usado para um plane­jamento de tempo preciso, digite o número que, na prática, sob piores condições (conteúdos comple­xos), ofereceu o máximo resultado de produção.

IconNote00638.png

Indicação: Ao configurar um "Expositor de chapas externo" na área "Administração > Sis­tema", a velocidade da exposição de chapas já está definida. Veja Adicionar dispositivo CTP externo. Este valor para o número de chapas por hora é adotado aqui por padrão. Esse valor pode alterado para fins especiais em conexão com o Plate Pilot.

Tamanho máximo de uma pilha de chapas

Defina aqui o número máximo de chapas que o dispositivo CTP ou o carro de chapas pode usar para uma pilha de chapas.

Opção "Saída automática da próxima pilha de chapas"

Se você ativar essa opção, uma nova pilha de chapas será criada automaticamente assim que uma pilha de chapas for concluída. Isso leva em consideração os tempos de planejamento do Plate Pilot.

Opção "A etapa do processo

Com esta opção, você ativa o respectivo dispositivo CTP ou o cluster CTP para o gerenciamento pelo Plate Pilot.

Se esta opção estiver ativada e a opção "Processamento de chapa" estiver ativada na sequência ImpositionOutput do respectivo dispositivo CTP, as chapas de impressão expostas só serão marcadas como "finalizadas" quando o processo "Processamento de chapa" terminar. Veja Opção "Processamento de chapas".