Zona tabela de cores

As configurações de cores aqui efetuadas permanecem até serem efetuadas configurações individu­ais nas configurações de "Listas de páginas" e/ou "Layouts".

Lista de cores

Aqui pode definir até que ponto as configurações de cor internas da encomenda tem efeito:

Todas as cores

"Todas as cores" significa que todas cores relevantes para o processamento da encomenda, podem ser indicadas e processadas nesta vista (excetuadas as cores de processo). Nesta sele­ção também pode ser adicionadas novas cores.

Cores disponíveis

"Cores disponíveis" significa que só indicadas as cores já existentes nos documentos de entrada. Se você adicionar uma nova cor a este modo, aparece uma nota indicando que será comutado para o modo "Todas as cores". Agora você pode adicionar novas cores e em seguida comutar novamente para "Cores disponíveis". Assim são indicadas novamente apenas as cores existen­tes no PDF.

Perfil de edição

O perfil de edição determina o comportamento cromático do processo de edição. Se a edição for feita, p.ex., com uma máquina de impressão Offset, é normalmente utilizado um perfil de edição Off­set padrão como perfil de edição é normalmente, p.ex. OffsetEuro para CMYK ou um perfil Offset­SWOP. Para máquinas de impressão digital devem ser utilizados perfis de edição, calibrados para a combinação máquina de impressão/substrato.

Os perfis de edição são depositados de modo padrão no servidor Prinect na pasta "PTConfig\SysCon­fig\Resources\Perfis ICC". Aconselha-se salvar também nesta pasta os perfis de edição ICC criados de modo individual. Então estes perfis podem ser facilmente encontrados por outras encomendas e ali utilizados.

Para abrir a edição de um perfil, proceda da seguinte maneira:

1.Clique sobre o botão do navegador "...".

É aberto um perfil de programa de navegação.

2.Alterne para a pasta de perfil, que contém a perfil desejado, marque o perfil e confirme a sele­ção.

Quando o perfil de edição selecionado descreve um espaço cromático, que contém cores não definidas na encomenda, estas cores são indicadas adicionalmente na tabela de cores. Se você p.ex. selecionar para uma encomenda, que só contém cores de processo CMYK, um perfil da tinta 7C para uma máquina de impressão digital Heidelberg Primefire 106, são adicionalmente aplicadas as cores cor-de-laranja, verde e violeta na tabela.

Se já existirem cores especiais na encomenda, aparece uma nota dizendo que a representação das cores especiais é adaptada ao espaço cromático da edição com esta seleção de perfis.

Remover perfil de edição

1.Clique no botão "X".

O perfil é removido e as entradas adicionais de cores são removidas da tabela.

Esquema de colunas

Aqui você pode criar esquemas de colunas individuais e salvar com um nome ou selecioná-los a par­tir de esquemas de colunas já existentes. Veja Definir um esquema de colunas individual .

Sequência de impressão

A distribuição das cores na tabela determina também a sequência de impressão das cores na edição e por conseguinte na sobreimpressão. A cor mais em baixo na tabela é impresso primeiro e a mais em cima por último. De modo padrão a sequência de impressão é estabelecida de modo automático, ou seja, a cor "mais clara", ou ainda, a cor com a menor densidade neutra ND é impressa primeiro. A cor mais escura - via de regra "Black" - é respectivamente impressa por último.

Esta sequência pode ser alterada definindo ou editando cores especiais. Você também pode alterara a sequência de impressão deslocando com "Drag & Drop", ou seja, você marca uma cor na tabela (qualquer coluna) e a puxa com a tecla esquerda do mouse pressionada para o lugar pretendido.

A seleção de um perfil de edição Multicolor ou a importação, ou ainda, a nova criação de uma ou mais cores implica automaticamente numa reorganização da sequência de impressão, no contexto da qual a sequência de impressão é determinada com base na densidade neutra.

Criar nova cor

Com o Botão "Nova cor" você pode definir uma nova cor especial. Depois de clicar no botão, a tabela de cores é ampliada em uma linha. Se a indicação da tabela estiver no modo "Cores disponí­veis" (veja acima), aparece uma indicação de que foi comutado para o modo "Todas as cores". Se anteriormente tiver sido marcada uma cor especial auto-definida na tabela, a nova cor a configura­ção da cor marcada.

1.Entre inicialmente um novo nome para a nova cor no campo "Nome".

2.Agora, entre os valore cromáticos: entrado os valores cromáticos do processo, ou entrando os valores cromáticos de L*a*b*. Acionando a tecla do tabulador você pode alternar de campo de cor para campo de cor.

3.No campo "Cor" é indicada tonalidade, que resulta dos valores entrados.

4.Em seguida parametrize as outras características da cor nas colunas "Fonte", "Destino", "Tipo", "Utilização", etc. Veja Colunas de tabelas.

5.Encerre o processo de criação com a tecla Enter.

6.Caso necessário, adapte a sequência de impressão, (veja Sequência de impressão.

IconDangerInjury.png

Cuidado: Se você já tiver definido cores especiais, e em seguida alternar para o perfil de cor de emissão, — em especial, se você alternar de um perfil CMYK para um perfil multicolor — podem ocorrer que cores de processo, ou ainda, valores L*a*b* sejam sobrescritos e que a representação desta cores se altere. É indicada uma respectiva indicação de aviso. As cores propria­mente ditas são mantidas, contudo, o perfil de edição é adaptado.

Modificar uma cor especial existente

Você pode modificar uma cor especial existente, clicando nos campos de edição e alterando os valo­res.

Importar cores especiais

A partir de tabelas de cores existentes você pode importar cores especiais individuais e acrescentar à encomenda. Cores importadas podem ser processadas e, caso necessário, exportadas para outras tabelas de cores auto-definidas. Veja também Janela "Importar cores"

Exportar cores especiais

Você pode exportar cores especiais auto-definidas, adicionando-as a uma tabela de cores definida pelo usuários, já existente. Para tanto, marque a(s) cor(es) pretendida(s) (seleção múltipla é possível) e clique em "Exportar cores". Em seguida, selecione na janela "Exportar cores para a tabela de cores definida pelo usuário", a tabela de cores, à qual as cores selecionadas devem ser adicionadas. Veja Janela "Exportar cores para a tabela de cores definida pelo usuário".

Indicação e editabilidade dos valores cor de processo para perfis MultiColor

Se a encomenda incluir cores com valores L*a*b, e se tiver sido ligado um perfil de emissão Multi­Color, os prováveis valores de cores de processo são representados nas respectivas colunas de tabela "Itálico/Cinza".

IconNote00155.png

Indicação: Estes valores (com aplicação de Color Management com o Rendering Intent "Colorimétrico absoluto") foram calculados somente para a indicação na tela. Eles não são utilizados para a edição da impressão.

Contudo, é possível editar estes valores calculados. Neste caso, os valor L*a*b são apagados e os valores de cores de processo aparecem do mesmo modo como "Padrão". Se a encomenda é salva, os valores de cores de processo das cores editáveis são escritos nos dados da encomenda e os valo­res L*a*b* são apagados. Nesta coluna "Fonte" das cores editadas, a entrada alterna de "Tabela de cores" para "Encomenda".

Colunas de tabelas

As colunas da tabela exibem os parâmetros de cor. Algumas colunas exibem informações sobre a res­pectiva cor, enquanto você pode editar outras colunas, entrando valores ou selecionando um parâ­metro da lista de seleção. As listas de seleção são abertas após clicar no respectivo campo da tabela.

Cor

Aqui você pode ver uma pré-visualização da cor.

Nome

Aqui são apresentados os nomes das cores listadas. Esse nomes podem ser alterados através da edi­ção (se a edição estiver ativa).

Fonte

Opções na lista de seleção "Origem":

Tabela de cores

A cor é retirada de uma tabela de cor ativa. Se a cor não se encontrar em uma tabela de cor ativa, será apresentada uma mensagem de erro.

PDF

A cor é retirada do PDF.

IconNote00156.png

Indicação: Se a cor não se encontrar no PDF, será apresentada uma mensagem de erro.

Encomenda

A cor foi definida pelo usuário como específico da encomenda.

Destino

Aqui você define o que deve acontecer com a cor. Para isso, clique na coluna "Destino" na cor cor­respondente. Selecione depois uma das seguintes funções na lista de seleção.

IconNote00157.png

Indicação: Se você selecionar várias cores, poderá abrir um menu de contexto para esta seleção. A função selecionada neste menu é aplicada a todas as cores selecionadas.

Opções na lista de seleção "Destino":

Saída

A cor deve ser imprimida diretamente.

IconNote00158.png

Indicação: Tenha em mente, que ao selecionar esta função, só é imprimida a versão prin­cipal. Todas as outras versões não são imprimidas.

Porém, se a intenção é que sejam imprimidas todas as versões, você tem de selecionar a função "Impressão por versão"

Impressão (por versão)

A cor deve ser imprimida adicionalmente, no versionamento, para cada versão criada.

Processo

A cor deve ser transformada para cores de processo.

Ignorar

A cor deve ser ignorada na impressão.

Verniz

A cor é definida como "Verniz total" ou "Tinta de relevo". Como "Verniz total", ela é ignorada na saída CTP (nenhuma chapa é gerada), mas, no entanto, é atribuído um código de cores. Essa cor é prevista para tintas aplicadas sobre toda a área ao resultado da impressão (todas as sepa­rações de cores) sem ser atribuída a uma separação de cores específica. Assim, basicamente, um verniz completo não recebe um identificador de chapa.

Após a impressão, o revestimento é aplicado como um "Tinta de relevo" em uma separação de cores específica, ou seja, o verniz é atribuído a uma tinta de impressão específica. Um verniz spot também não produz uma chapa de impressão, mas um verniz spot é atribuído a uma chapa de impressão. Como resultado, um verniz spot recebe automaticamente um identificador de chapa.

Você diferencia entre "Verniz total" e "Tinta de relevo" na etapa "Imposição" nas propriedades do layout na guia "Cores" usando o menu de contexto na coluna "Destino". Veja Menu de contexto para a coluna "Destino".

Cyan, Magenta, Yellow, Black ou cores especiais

Cada cor pode ser aqui "mapeada" em outra cor.
Uma cor colocada através de "mapeamento" em outra cor, mostra na coluna "Definido" a pro­priedade "Alias".

Marcas

Aqui é indicado se a alocação das cores de marca é feita automaticamente.

Alias

A cor foi "mapeada" em outra cor.

Utilização

Aqui você define o uso da cor na respectiva impressora:

Unidade de impressão, unidade de impressão 2

"Unidade de impressão" é a definição "normal" para a edição em uma unidade de impressão off­set ou digital. Se uma segunda unidade de impressão estiver disponível, por exemplo, para imprimir páginas de verso, "Unidade de impressão 2" pode ser selecionada para isso.

Especial, unidade de impressão

As impressoras digitais Versafire CV e EV são compatíveis com toners especiais (branco, ama­relo neon, verniz, "Ricoh Other", etc.). Para imprimir com estas cores especiais, esta utilização deve ser definida para cada cor.

Unidade de envernizagem

Se uma unidade de revestimento especial estiver disponível, selecionar essa utilização para a saída de revestimento.

Proof

Se uma cor deve ser impressa como "Color Proof" apenas em Proof, selccione esta utilização para a cor Proof. Para impressão de produção, a edição de cores Proof (Proof Color, DieLine) pode ser desativada no workflow subsequente.

Ferramenta

Com esta opção você marca cores que são usadas para ferramentas de estampar na impressão de embalagem.

Externo

Com esta seleção você marca uma cor como "Resumo externo das cores". Você pode usar essa opção, por exemplo, para criar chapas flexográficas a partir do trabalho de impressão. Veja tam­bém Saída de cores externas ou separações de cor Proof do tipo "DieLine"

Cor jogos de calibragem

Para a impressão de embalagem podem ser atribuídas determinadas cores encomendadas a uma "Cor de substituição de calibração".

A cada cor especial da encomenda pode ser atribuída uma das cores do processo, ou uma outra cor especial existente na encomenda "Cor de substituição de calibração". Basta que como "Destino" ela tenha o valor "Emissão", caso contrário a operação está desativada.

IconNote00159.png

Indicação: Para não ter de configurar cores com cor de substituição de calibração sempre a cada processo, há a possibilidade de manter cores com esta característica nas tabelas de cores definidas pelo usuário (=editável). Enquanto cores substitutas estão à disposição, de modo padronizado e exclusivo, 7 cores de processo: Cyan, Magenta, Yellow, Black, Orange, Green, Blue.

CMYK, L*a*b*

Aqui são indicadas para CMYK (OG) e L* os valores de cada cor dependendo do espaço cromático selecionado em por cento. Para a* e b* não é um valor percentual, mas sim um valor entre -128 e 127 (=256 valores possíveis).

Tipo

É possível atribuir diferentes tipos às cores, dependendo de como a cor deve ser aplicada ao subs­trato.

Normal (cementação)

Esta característica é atribuída a cores semelhantes às cores de processo para impressão cemen­tado.

Opaco

Esta característica é atribuída a cores muito espessas e com contornos. Cores opacas são tra­tadas como preto e em Trap elas colocam sempre as cores vizinhas por baixo.

Opaco & Ignorar

Essa característica atribui cores que são "opacas", mas que não devem ter demasiado Trap (por exemplo, ao imprimir cores douradas, prateadas ou especiais em Trap, podem ocorrer combina­ções de edição indesejadas).

Transparente

Esta propriedade é atribuída à cor de uma forma de laca. Não são criadas Traps para cores transparentes.

DieLine

Esse tipo só é usado para linhas auxiliares, por exemplo, no layout da folha, e só é visível na tela e em Proof e não na impressão.

Parte da versão, normal

A cor tem a característica como descrita em "Normal", mas no versionamento deve ser impri­mida adicionalmente para cada versão criada.

Parte da versão, opaca

A cor tem a característica como descrita em "Opaco", mas no versionamento deve ser imprimida adicionalmente para cada versão criada.

parte da versão, opaco & ignorar,

A cor tem a característica como descrita em "Opaco & ignorar", mas no versionamento deve ser imprimida adicionalmente para cada versão criada.

Parte da versão, transparente

A cor tem a característica como descrita em "Transparente", mas no versionamento deve ser imprimida adicionalmente para cada versão criada.

EN = Espessura Neutra

As diferentes cores de impressão (CMYK) têm cada uma força de cobertura diferente. Para definir a espessura de uma cor de impressão, foi definida a "Espessura Neutra". O branco do papel tem uma espessura neutra de 0.

VL = Valor Limite

Define a proporção que os excertos devem desviar de cores adjacentes no mínimo, para que seja pro­duzido um Trap. É produzido um trap nos excertos nos quais a diferença das cores adjacentes é maior que o valor de inserção.

ECT = Escalamento Cores Trap

O escalamento de cores Trap reduz a visibilidade de Traps (aconselhável em tons de pastel). A pré-configuração é 100% e faz com que não sejam realizados escalonamentos de cores de trap.

TWS = Escalamento Larguras Trap

Essa função permite uma alteração individual da largura Trap não só para preto mas também para várias cores como CMYK e cores especiais. A largura Trap se define conforme o excerto dominante no Trap.

IconNote00160.png

Indicação: Se um Trap tiver os valores CMYK C 20%, M 30%, Y 50% e K 10%, assim Yel­low é o excerto com o valor mais alto e a largura Trap padrão é multiplicada com o fator "ELT" de amarelo.

Ângulo de cor

Aqui são indicados os ângulos de cores das cores encomendadas, que são utilizadas numa emissão de chapas. Pré-condição é uma seqüência ImpositioOutput com ângulos de cores ajustados. Estes também não podem ser editados aqui.

Além disso, aqui pode ser atribuída a uma cor o ângulo de cor de uma das cores de processo.

Sobreimprimir

Aqui pode ser ajustado o comportamento para a sobreimpressão (sobreimpressão, perfuração, inal­terado).

Sequência de impressão

A sequência de impressão das cores é determinada pela posição na tabela: quanto mais alta a cor estiver, mais cedo a cor é impressa.

Você pode adaptar a sequência de impressão individualmente usando "Drag & Drop". Para isso, sele­cione o campo de cor na coluna "Cor" na linha com a cor desejada e "puxe" o cursor do mouse para a linha desejada mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse. Solte o botão do mouse na posição de destino.