Índice "Gerenciamento de cores"
Nesta guia você parametriza o tratamento de cores independentes de aparelho e o ajuste ao espaço cromático de emissão de impressão.
Área "Cores independentes de aparelho"
Na caracterização de um aparelho digital de gravação de imagens, p. ex. de uma câmera digital, as propriedades específicas ao aparelho são coletadas na forma de um conjunto de curvas características. Neste contexto existem modelos e processos de medição padronizados, dependentes do respectivo tipo de aparelho. As curvas de caracterização são avaliadas com auxílio de um software especial e calculadas. O resultado é um perfil RGB-ICC que depende do aparelho. Se tal perfil ICC estiver incorporado em um documento existente, ele poderá ser usado como um "Perfil ICC de entrada". Com este perfil os dados RGB do aparelho são transformados no espaço cromático CIEL*a*b*. Esses dados de imagem transformados agora são Os seguintes tipos de objetos são diferenciados:
•Imagens CMYK-/ em tom de cinza
•Gráficos CMYK-/ em tom de cinza
•Imagens RGB-/ L*a*b*
•Gráficos RGB-/ L*a*b*
•Imagens de cores especiais
•Gráficos de cores especiais
Os espaços cromáticos "L*a*b*", "CalibratedRGB" e "CalibratedGray" e os objetos definidos nestes espaços cromáticos, são independentes de aparelho, já que são definidos de modo universal, ou ainda, identificados sem ambigüidade.
Opção "Tratar ICCBased-CMYK como aparelhos CMYK"
Se esta opção estiver ativada, os perfis definidos pelo cliente serão removidos. Os documentos agora são impressos sem transformação de cores. Na guia "Cores do dispositivo / DeviceLink", pode ser definido outro perfil CMYK como perfil de entrada para a transformação do espaço cromático. Esse procedimento faz sentido se o cliente tiver usado perfis inadequados.
Para conversão no espaço cromático de saída serão usados os perfis ICC embutidos; ou seja, é realizada uma conversão "CMYK -> Conversão CMYK".
Opção "Tratar ICCBased-RGB e RGB calibrado como aparelhos RGB"
Se essa opção estiver ativada, todos os perfis RGB-ICC embutidos serão removidos dos arquivos de documento. Isto significa: Documentos no espaço cromático RGB independente de aparelho são tratados como como documentos dependentes de aparelho no espaço cromático "DeviceRGB" com os parâmetros definidos adequadamente.
Cores do espaço cromático "CalRGB" independente do dispositivo serão convertidas sem gerenciamento de cores para o espaço cromático "DeviceRGB" independentes do dispositivo. Depois as cores, com o uso do Gerenciamento de Cores serão convertidas para o espaço cromático de saída com os perfis ICC configurados em "Imagem RGB" ou "Gráfico RGB" na guia "Cores do dispositivo / DeviceLink". Veja Guia "Cores do dispositivo / DeviceLink".
Se essa opção não estiver ativada, os perfis ICC embutidos são utilizados no espaço cromático de saída para fins de conversão, ou ainda, cores do "CalRGB" serão tratadas como "sRBG" e convertidas para o espaço cromático de saída.
Opção "Tratar cinza ICCBased e cinza calibrado como cinza de aparelho"
Se essa opção estiver ativada, todos os perfis Gray-ICC embutidos serão removidos dos arquivos de documento. Isto significa: Documentos no espaço cromático Gray independente de aparelho são tratados como como documentos dependentes de aparelho no espaço cromático "DeviceGray" com os parâmetros definidos adequadamente.
A cor será incorporada ao excerto K. Com esso ajuste se previne um cinza "colorido".
Se essa opção não estiver ativada, os perfis ICC incorporados serão usados para converter o espaço cromátic de saída ou as cores de "CalGray" para a especificação PDF serão convertidas no espaço cromático de saída. Observe que neste caso o valor de cor contém proporções CMY.
Além da seleção de perfis ICC você pode configurar o comportamento em reprodução ("Rendering Intent") para cada tipo de imagem ou gráfico. O comportamento de reprodução define como são feita a adaptação do espaço cromático ("Gamut Mapping"): Já que em uma transformação de espaço cromático geralmente sempre ocorrem perdas, pode ser importante p.ex. manter a percepção fotográfica de um modelo tão próxima do original quanto possível e levar em conta uma restrição do número de valores de cores.
Para o comportamento de reprodução estão disponíveis os seguintes parâmetros: "De documento", "Absoluto simétrico", "Relativo simétrico", "Saturado" e "Fotográfico".
•Do documento
São usados os Color Rendering Intents definidos nos documentos PDF para imagens e gráficos.
Indicação: A entrada "Do documento" só deve ser selecionada se você tiver certeza absoluta que nos documentos processados está definida uma configuração de Rendering Intent que controlará a conversão de espaço cromático desejada de modo correto. Como isso só pode ser garantido raramente, você deve evitar usar essa configuração.
•Retendo saturação (inglês.: saturation)
Na publicação as cores serão reproduzidas de modo que a saturação de cores é mantida ou até enfatizada. O tipo de ajuste de escopo de espaço cromático é específico ao fabricante e pode ser parcialmente configurada pelo cliente durante a criação do perfil. Essa opção é adequada para gráficos comerciais onde a saturação de cores é o atributo mais importante na reprodução de cores.
•fotográfico (orientado à percepção, inglês: perceptual)
Com o parâmetro "Fotográfico" você obtém uma publicação que mantém a percepção sensorial do modelo. Isso significa que a reprodução colorimétrica exata das cores muda em favor da manutenção das relações cromáticas relativas. No caso de um espaço cromático menor, o volume cromático é respectivamente comprimido. Por outro lado, em caso de um espaço cromático maior, e perfis adequados, também pode ocorrer uma expansão do volume cromático. O ajuste de escopo de espaço cromático é executado então de modo que todas as cores naturais do modelo sejam reproduzidas com o botão correto, mas com contraste limitado. O tipo do ajuste de escopo de espaço cromático é específico ao fabricante e certos aspectos, como p. ex. a alteração de contraste e colorido podem ser parcialmente configuradas pelo cliente durante a criação do perfil. Essa opção é tipicamente adequada para fotografias.
•Relativamente colorimétrico (inglês: relative colorimetric)
As cores são reproduzidas exclusivamente levando-se em conta a fonte de luz. O comportamento em reprodução dos meio de impressão (p. ex. a cor do papel não impresso) é ignorada. Então p. ex. o ponto branco de um monitor é reproduzido corretamente no meio de impressão. Por este motivo, a designação "Relativo". Todas as cores dentro do espaço cromático de publicação serão reproduzidas identicamente. Todas as cores fora do espaço cromático de publicação serão reproduzidas na margem do espaço cromático. Por este motivo, a designação "Colorimétrico".
Esse comportamento em reprodução tem a vantagem de que pontos brancos de diferentes meios de saída são levados em conta. Porém tem a desvantagem de que ajustes de cores não são mantidos exatamente com a passagem de um meio de publicação para o outro. Assim pode ocorrer que detalhes muito escuros ou coloridos não podem ser reproduzidos nos modelos com diferenciação. Na simulação de um processo de publicação não ocorre simulação do material de impressão. Se a simulação for executada no papel de tiragem, o resultado corresponde aos Rendering Intents "Absolutamente colorimétrico". Esse comportamento em é especialmente adequado para gráficos de vetores.
•Absolutamente colorimétrico (inglês.: absolute colorimetric)
Cores são reproduzidas levando-se em conta a fonte de luz e o ponto branco do meio (p. ex. da cor do papel não impresso). Portanto p. ex. o ponto branco de um papel de jornal, deslocado em relação ao ponto branco p. ex. de papel de impressão de imagens em direção ao amarelo, é reproduzido com um amarelado. Por este motivo, a designação "absoluto". Por causa disso o "Absolutamente colorimétrico" é a configuração padrão para a publicação proof. Todas as cores fora do espaço cromático de publicação serão reproduzidas na margem do espaço cromático.
Esse comportamento em reprodução tem a vantagem de que valores de cores não mantidos exatamente com a passagem de um meio de publicação para o outro. Mas tem a desvantagem de que as fores fora espaço cromático de publicação não são diferenciadas. Esse comportamento em reprodução é especialmente adequados para logotipos ou objetos monocromáticos que devem ser reproduzidos exatamente em diferentes meios de publicação É possível criar um Rendering Intent próprio para cores especiais, independente do espaço cromático da representação alternativa da cor. Recomendamos "Colorimétrico absoluto". Deste modo pode ser garantido que as cores especiais sejam bem simuladas.
Com a ativação da opção "TK" a compensação de profundidade de imagem (ingl.: black point compensation) é ligada. A compensação de profundidade de imagem pode ser ativada para os comportamentos em reprodução "Relativamente colorimétrico", "Fotográfico" e "retendo saturação". Efeitos visíveis dessa opção só existem para o comportamento em reprodução "Relativamente colorimétrico".
No ajuste de espaço cromático todas as profundidades L (espaço de cores L*a*b*) mais escuras que preto de toner/tinta são reproduzidas em preto de toner/tinta de modo que a caracterização de profundidade se perca.
A compensação de profundidade de imagem é aparentada à opção de Photoshop "compensação de profundidade" ("Use Black Point Compensation").
A compensação de profundidade de imagem aprimora a área de reprodução quando da transformação do espaço cromático no espaço cromático L*a*b*, ou do espaço cromático L*a*b* no espaço cromático do aparelho, quando da utilização do comportamento de reprodução "Relativamente colorimétrico". Tendo em vista que o espaço cromático L*a*b* é maior que o espaço cromático do aparelho CMYK, o espaço cromático L*a*b* oferece mais graus de claridade para partes escuras de imagens, que o espaço cromático CMYK. Na transformação do espaço cromático de L*a*b* para o espaço cromático CMYK com o comportamento em reprodução "Relativamente colorimétrico" o espaço cromático na é cortado na área das profundidades e reproduzido sem diferenciação, já que as profundidades estão fora da área representável. Isso geralmente causa uma reprodução mal diferenciada de partes de imagens escuras, especialmente se para a transformação do espaço cromático forem usados perfis ICC para papéis sem camadas.
A compensação de profundidade de imagem ajusta o ponto preto na transformação do espaço cromático na e faz com que partes escuras de imagens sejam melhor diferenciadas. Assim a zona de profundidades é "estendida", onde os deslocamentos de cores podem ocorrer também em valores de cores mais claros. Assim esse processo é somente parcialmente adequado para uma publicação de proof com fidelidade de cores.
Nós recomendamos em vez do comportamento em reproduções "Relativamente colorimétrico" com compensação de profundidade de imagem, usar o comportamento em reprodução "Fotográfico". Esse comportamento em reprodução oferece também uma reprodução diferenciada mesmo em partes escuras de imagens, enquanto que deslocamentos de cores só ocorrem minimamente. Em princípio não é possível evitar diferenças completamente devido ao tamanho diferenciado dos espaços cromáticos.
Área "Publicação"
Nesta área você determina um perfil ICC para a transformação do espaço cromático para o espaço cromático de publicação do processo de impressão e parametriza as opções associadas.
Nesse campo você determina um perfil de cores para o processo de publicação ou para a impressora utilizada. Com a seleção de um perfil correspondente pode ser realizado um ajuste p. ex. em processos específicos a regiões (
Dependendo do tipo de publicação, o perfil de impressão podem ser alocados aos espaços cromáticos de destino diferenciados:
•Para impressoras geralmente é usado um perfil "DeviceCMYK".
•Também podem ser ajustados perfis "Multicolor", como p.ex. PANTONE® Hexachrome, Hifi Color, etc.
•Para uma publicação em preto e branco pode ser usado um perfil "DeviceGray".
•Para uma publicação em monitor (p. ex. site da internet) pode ser usado um perfil "DeviceRGB". Contudo, espaços cromáticos RGB não podem ser representados nas configurações da encomenda do Prinect Manager (zona de parâmetros "Cor").
Com "Pesquisar..." abre uma caixa de diálogo onde você pode selecionar um perfil de impressão adequado.
Indicação: Em "Administração " > "Recursos" > "Perfis ICC" você obtém uma vista geral de todos os perfis ICC disponíveis no sistema Prinect. Aqui você também pode importar perfis novos, criar novas pastas de perfis, apagar perfis, etc. Os perfis ICC estão salvos na pasta "SysConfig\Resources\Perfis ICCs". "SysConfig" é a pasta de configuração liberada no servidor Prinect.
Opção "Usar o perfil de impressão das configurações de encomenda, se disponível"
Se essa opção estiver ativada, será usado um perfil de publicação alocado à encomenda na zona de parâmetros "Cor" ou na zona de parâmetros "Processo de impressão".
Nas configurações de encomenda você pode verificar na área de parâmetro "Processo de impressão" na área "Verificação de consistência" se um perfil de impressão que você aloca a uma encomenda é apropriado para esse propósito:
•Se houver um ponto verde na frente do perfil de impressão selecionado, a encomenda pode ser processada com o perfil de impressão selecionado.
•Se houver um triângulo amarelo na frente do perfil de impressão selecionado, existe um conflito. Neste caso você deve usar um outro perfil de impressão.
Opção "Usar PDF/X-Output-Intent, se disponível, como perfil de impressão"
•Se essa opção for ativada, o Prinect Manager se comportará da seguinte maneira:
Se estiver sendo processando um arquivo PDF/X no qual um perfil ICC estiver embutido, o perfil de impressão embutido será usado para a implementação do espaço cromático. O perfil de impressão configurado em "Perfil de impressão" é ignorado.
Se não houver nenhum Output Intent, será usado o perfil de impressão configurado em"perfil de impressão".
•Se essa opção não estiver ativada, o perfil de impressão configurado em "Perfil de impressão" será usado para a conversão de espaço cromático.
Um PDF/X Output Intent eventualmente embutido não será usado para a conversão de espaço cromático durante a bei der publicação impressa.
Se você quiser processar no Prinect Workflow encomendas segundo as diretrizes PDF/X, você sempre deve ativar essa opção.
Opção "Embutir perfil de impressão utilizado como PDF/X-Output-Intent"
Se você ativar essa opção, o perfil de impressão utilizado será embutido como PDF/X Output Intent no arquivo PDF. Se além disso a opção "Usar PDF/X Output Intent embutido, se disponível, como perfil de impressão" estiver ativada e se um PDF/X Output Intent estiver disponível no arquivo PDF/X processado, o perfil ICC especificado como Output Intent substitui o perfil de impressão configurado em "perfil de impressão" e será utilizado para a publicação. Além disso esse perfil embutido será embutido na exportação como novo Output Intent. Essa opção pode ser importante para o intercâmbio de dados.
Em todos os outros casos, o perfil configurado em "perfil de impressão" será embutido como PDF/X Output Intent no arquivo PDF.
Se essa opção estiver desativada, o perfil de impressão configurado não será embutido como PDF/X Output Intent no arquivo PDF.
Opção "Usar PDF/X-Output-Intent, se disponível, como perfil de entrada CMYK"
Quando esta opção é ativada, e quando é processado um arquivo PDF/X com Output-Intent definido e perfil ICC embutido, este é sempre utilizado como perfil de entrada para imagens CMYK e gráficos CMYK. Os perfis ICC, usualmente ajustados para este fim no guia "Cores de aparelho/Device-Link", são ignorados.