Guia "Cores do dispositivo / DeviceLink"

Nesta guia você parametriza o tratamento de cores dependentes de aparelho para a conversão para espaço cromático de intercâmbio independente de aparelho.

Área "Cores dependentes de aparelho"

Em espaços cromáticos dependentes de aparelho, nenhum perfil ICC é alocado às cores das imagens e gráficos, isto é, essas imagens e gráficos estão em na forma em que foram entregues diretamente do aparelho produtor de imagem (câmera digital, scanner), sem que o ajuste de espaço cromático tenha sido realizado. Os espaços cromáticos dependentes de aparelho são: DeviceCMYK, DeviceRGB e DeviceGray. Com o gerenciamento de cores perfis ICC são alocados a espaços cromáticos, com os quais os respectivos objetos Imagens, objetos gráficos) são transformados nos espaços cromáticos L*a*b* de intercâmbio independentes de aparelho. Essa alocação de perfis bem como outras opções podem ser parametrizadas na área "Cores dependentes de aparelho".

Campos "Perfil ICC/Device-Link"

Para os tipos de objetos imagens RGB/gráficos RGB, imagens CMYK/gráficos CMYK e imagens/ grá­ficos em tom de cinza você pode configurar um perfil ICC.

Existem os seguintes tipos de perfil ICC:

Perfis de inserção, p. ex. para scanners e câmeras digitais

Perfis de display, p. ex. para monitores

Perfis de saída, p. ex. para impressoras a cores, aparelhos CTP( Impressão Offset),  impressoras digitais

Formatos de perfil adicionais, p. ex. perfis Device Link, perfis de conversão de espaço cromá­tico, etc.

Esses perfis ICC determinam como o gerenciamento de cores transforma os objetos nos espaços cro­máticos L*a*b* independentes de aparelho (exceção: perfis Device Link). Do ponto de vista do Pri­nect Manager esses perfis determinam portanto a relação de entrada do gerenciamento de cores, mesmo se tais perfis tenham sido criados para aparelhos de emissão. O ajuste ao processo de emis­são é realizado pelo perfil de impressão (guia "Gerenciamento de cores").

Alguns perfis ICC padrão já estão instalados com o software Prinect e podem ser acessados nas res­pectivas listas de seleção. Se você criou seus próprios perfis ICC, p. ex. com a "Prinect Color Tool­box", você pode transferi-los para o servidor Prinect. Os perfis ICC estão salvos em uma pasta no caminho "PTConfig\SysConfig\Resources\Perfis ICCs\Printer" (PTConfig é a pasta de configuração liberada do servidor Prinect) em sub-diretórios correspondentes.

Aqui você pode adicionar perfis ICC próprios e se necessário, criar novas pastas. Perfis Device-Link descrevem a transformação de cor sem passar pelo espaço cromático L*a*b* e deste modo sobre-escrevem o perfil de emissão indicado. Dispensar o espaço cromático intermediário L*a*b* permite uma transformação controlada em especial do excerto  K.

Opção "Imagens RGB" / "Gráficos RGB"

Se você ativar essa opção, serão identificadas imagens RGB, ou ainda, gráficos RGB com a informa­ção de um perfil ICC claramente como "DeviceRGB". Por meio do perfil ICC configurado, as imagens/os gráficos RGB nos documentos serão transformadas para o espaço cromático L*a*b* de intercâm­bio.

Se essa opção não estiver ativada, não ocorre nenhuma transformação do espaço cromático para o espaço cromático de intercâmbio e as imagens/os gráficos ficam no espaço cromático DeviceRGB. Quando da publicação, eine conversão RGB-CMYK padrão para o espaço cromático de publicação CMYK. Essa publicação não produz uma qualidade satisfatória com toda probabilidade!

Ativando-se essa opção, o perfil ECI-RGB dos pré-ajustes está ativo. Mas também pode criar um outro perfil.

Com "Pesquisar..." abre uma caixa de diálogo , onde você pode selecionar um perfil ICC adequado.

Opção "Imagens CMYK" / "Gráficos CMYK"

Se você ativar essa opção, serão identificadas imagens, ou ainda, gráficos CMYK com a informação de um perfil ICC claramente como "DeviceCMYK". Ativando esta opção gera-se a conversão CMYK -> CMYK: Uma imagem CMYK, ou ainda, um gráfico CMYK é transformada no espaço cromático de intercâmbio L*a*b* com o perfil aqui indicado e em seguida no espaço cromático de publicação CMYK. Se você não quiser uma conversão CMYK -> CMYK-conversão, você deve desativar essa opção.

Se pelo contrário o documento foi gerado com outro padrão de processo com outro padrão de pro­cesso do que o processo de saída p. ex. se o documento foi parametrizado para papel não revestido, porém for impresso em papel revestido, o documento deve ser ajustado ao espaço cromático de saída. Já existe um perfil pré-ajustado para papel revestido. Neste caso uma conversão CMYK -> CMYK é imprática e portanto essa opção deve ser ativada.

Após ativar essa opção, você tem de selecionar um perfil ICC a partir do "Conjunto" dos perfis ICC DeviceCMYK disponíveis no sistema Prinect. Porém você também pode selecionar um perfil de emis­são adequado, para limitar a densidade máxima de impressão.

Com "Pesquisar..." abre uma caixa de diálogo , onde você pode selecionar um perfil ICC adequado.

Opção "Imagens multicolor" / "Gráficos multicolor"

Para a conversão de imagens, ou ainda, gráficos multicolor contidos no documento PDF, selecione um perfil ICC definido para um determinado espaço cromático DeviceN, p. ex. Hexachrome. Se, o que ocorre raramente, diversos espaços cromáticos Multicolor existirem no mesmo documento, então apenas imagens/gráficos de um desses espaços cromáticos podem ser convertidos. Selecio­nando o perfil você define qual tipo de imagens/gráficos multicolor será convertido.

Com "Pesquisar..." abre uma caixa de diálogo , onde você pode selecionar um perfil ICC adequado.

IconNote00904.png

Indicação: Como em espaços cromáticos Multicolor - devido ao grande número de canais cromáticos os arquivos de perfil ICC ficariam grandes demais, nos perfis Multicolor não foi otimizado o "inverse Gamut Mapping" (Rendering Intent "fotográfica" (perceptual) para Mul­ticolor -> CIEL*a*b*). Nós recomendamos portanto não parametrizar transformações Multicolor -> CMYK com o Rendering Intent "fotográfico" (perceptual). Isso não afeta as publicações de proof, já que os Rendering Intents "Absolutamente colorimétrico" (absolute colorimetric) ou "Relativamente colorimétrico" (relative colorimetric) são usados. Para publicações de proof são otimizados os perfis multicolor especialmente.

Opção "Imagens de nível de cinza"

Normalmente imagens em tom de cinza e gráficos em tom de cinza não são publicados com geren­ciamento de cores (Opção desativada). Em casos especiais, p. ex. se imagens em tom de cinza, pre­paradas para um processo de impressão de jornal forem publicadas com um processo de offset CMYK, pode ser importante usar perfis ICC para a publicação de imagens em tom de cinza. Tais ima­gens em tom de cinza são publicadas geralmente sem ajuste com contraste muito pobre. Nesse caso você pode ativar a opção "Imagens em tom de cinza" e selecionar como perfil um perfil de publica­ção CMYK ajustado ao processo de impressão em offset (p. ex. Offset Euro ou Offset SWOP). Assim ocorre um cinza colorido, que pode apresentar uma leve coloração.

Uma alternativa melhor para isso é a utilização de perfis de cor de tons de cinza ("Gray") em vez dos perfis CMYK. Assim o contraste melhora sem que ocorram deslocamentos de cores. Alguns perfis de gama de cinzentos são fornecidos com a instalação de software Prinect.

Com "Pesquisar..." abre uma caixa de diálogo , onde você pode selecionar um perfil ICC adequado.

Opção "Gráficos de níveis de cinza"

Para gráficos em tom de cinza em princípio vale o mesmo para a opção "Imagens em tom de cinza".

Rendering Intent

IconNote00905.png

Indicação: Se você selecionar no campo "Perfil ICC/DeviceLink" (veja Campos "Perfil ICC/Device-Link") um perfil do tipo "DeviceLink", os parâmetros "Rendering Intent" e "TK" não podem ser operados, porque estes parâmetros já foram calculados no perfil Device-Link.

Para outros perfis valem as informações de Rendering Intent e para a compensação da profundidade de imagem como no guia "Gerenciamento de cores" (veja Rendering Intent e Opção "TK").

Opção "Imagens em tom de cinza: aplicar perfil CMYK"

Essa opção só pode ser ativada se a opção "imagens CMYK" estiver ativada e se a opção "Imagens em tom de cinza" não estiver ativada.

Se essa opção estiver ativada, imagens no espaço cromático dependente de aparelho "DeviceGray" são transformadas com o pefil ICC configurado para "imagens CMYK" no espaço cromático de publi­cação.

Ativar essa opção gera uma estrutura de cinza colorido, se não estiver ativada ao mesmo tempo a opção "Incluída em imagens CMYK: K" está ativo.

Se esse opção não estiver ativada, os valores de cinza originais serão incorporados sem conversão.

Opção "Gráficos em tom de cinza: aplicar perfil CMYK"

Para gráficos em tom de cinza vale respectivamente o mesmo para a opção "Imagens em tom de cinza: aplicar perfil CMYK".

Parâmetro "Recebido em imagens/gráficos CMYK:"

Neste ponto você pode conservar a estrutura de preto, ou ainda, a estrutura CMY em imagens/gráfi­cos CMYK:

Ativando essa caixa de opção ao lado da entrada "K" (para imagens de gráficos) se recebe a estrutura de preto.

Ative essa opção também ao lado da entrada "CMY" e a estrutura de cores vivas é recebida.

K (estrutura de preto) em imagens/ gráficos CMYK recebida

Trabalhos de impressão geralmente são criados com intenção de um preto "Longo" ou "Curto", p. ex. com um preto curto, para melhorar os tons de pele e a lisura da impressão em trama com um preto curto, ou com um preto longo, para estabilizar o balanço de cinza com reproduções de aparelhos téc­nicos pretos ou de cor metálica. Em geral, falamos de um "preto curto" quando apenas pouca cor preta (K) é usada para melhorar o contraste e o desenho detalhado em áreas escuras. Se o preto é usado para substituir mais ou menos grandes, partes iguais das três cores cromáticas C, M, Y na mis­tura de cores (redução de subcores) e assim reduzir a quantidade de cores na impressão, fala-se de um "preto longo".

Se em um trabalho de impressão for executado uma conversão de processo (Gerenciamento de Cores de CMYK para o CMYK do aparelho de emissão planejado), então o comprimento do canal preto na publicação normalmente só depende da estrutura do perfil de publicação. O Heidelberg Gerenciamento de Cores Heidelberg contudo é capaz de modificar a estrutura ide preto do perfil de publicação durante a conversão de processo de modo que se assemelha à estrutura de preto do perfil de entrada. Isso só funciona se a estrutura de preto original no perfil de publicação mais tempo o no perfil de entrada.

Essa opção afeta a proporção de preto em gráficos e imagens CMYK. Se a opção for ativada, a estru­tura de preto é mantida como está na encomenda. Se forem necessários ajustes para obter uma impressão visual do tom de preto, esses ajustes serão realizados pelo Gerenciamento de Cores.

IconNote00906.png

Indicação: Recomenda-se ativar as opções "Receber K em imagens/gráficos CMYK", mesmo se o tempo de cálculo aumente um pouco para as encomendas.

Opções "Especial", "Base" e "K=K".

Especial (padrão)

Essa configuração é para um processo especial que trabalha da seguinte maneira:

·Para tons médios ou claros as cores C, M, Y são convertida no espaço cromático CMYK de destino. K é convertido por meio de uma curva de gradação.

·Para tons escuros é usada uma representação especial de 4 dimensões com preserva­ção K.

Em longas séries de testes esse processo é considerado o melhor. O parâmetro "Especial" con­serta a maioria dos problemas em documentos complexos. Esse parâmetro só está disponível no gerenciamento de cores da Heidelberg. Essa configuração é adequada para documentos com texto. imagens em cores e cinzas.

Base

As cores C, M, Y são convertidas para o espaço cromático CMYK alvo, K é convertido por meio de uma curva de gradação em densidade de destino. A curva de gradação se necessário resolve problemas com densidades diferentes nas tintas pretas. Essa configuração é adequada para documentos com imagens em tom de cinza.

K=K

Só as cores C, M, Y são convertidas para o espaço cromático CMYK alvo, K não é convertida. A estrutura de preto permanece idêntica. Essa configuração é ideal para documentos com uma alta proporção de texto e imagens de dois níveis.

IconNote00907.png

Indicação: A configuração "K=K" pode causar problemas na publicação, se as tintas pretas do espaço cromático alvo e origem tiverem densidades diferentes

Receber cores primárias e secundárias (CMY em imagens/ gráficos CMYK recebidas ativa­das)

Essa opção faz com que sejam recebidas partes de imagens de superfície plena ou de uma ou duas cores. Você ativa essa opção clicando na caixinha de opções ao lado da entrada "CMY" (para imagens de gráficos).

IconNote00908.png

Indicação: Você pode ativar a obtenção de cores primárias e secundárias independente da obtenção da estrutura preta.

Se você ativar esta opção, são obtidas cores primárias, ou ainda, cores secundárias para imagens e gráficos CMYK .

Normalmente quando se usa o gerenciamento de cores a partir de C=100, M=0, Y=0, K=0 por exem­plo C=96, M=12, Y=8, K=2, isto é, aparecem "proporções poluidoras". Essas proporções estão total­mente corretas se o caso for de uma representação com fidelidade de cores. Contudo essa relação é indesejada em superfícies técnicas (p. ex. diagramas), porque p. ex. em erros de registro a maioria dos cantos vivos são bordas coloridas ou o colorido máximo do processo de impressão de saída per­manece para essa superfície de cores.

Cores secundárias são cores que surgem da mistura de cores (sempre a 100%) de duas cores primá­rias. No modelo cromático CMYK as cores primárias são C, M, Y e K. As cores secundárias são "Ver­melho" (C=0, M=100, Y=100), "Verde" (C=100, M=0, Y=100) e "Azul" (C=100, M=100, Y=0), onde essas cores não são cores RGB "Verdadeiras", mas surgem com a sobre-impressão dos pares de cores CMYK respectivos.

No caso da preservação de cores secundárias permanece p.ex. azul (C=100, M=100, Y=0, K=0): Se com a influência do gerenciamento de cores de C=100, M=100, Y=0, K=0 se torna p. ex. C=97, M=94, Y=3 a seleção "+ cores secundárias" serve para manter esse azul como C=100, M=100, Y=0, K=0. A preservação das cores secundárias sempre afeta a preservação das cores primárias. Isso é identifi­cado com o sinal de mais.

Para a preservação de cor primária e da secundária, existem as seguintes variantes:

Cores primárias (tom completo)

Somente cores primárias sólidas com um valor de 100% são retidas, por exemplo. 100% magenta.

Cores primárias (todas)

Todas as cores primárias (mesmo abaixo de 100%) são mantidas, por exemplo, 78% magenta.

+ Cores secundárias (tom completo)

Além das cores primárias, as cores secundárias de tom completo são mantidas a um valor de 100%, como por ex., verde consistindo em 100% amarelo e 100% ciano.

+ Cores secundárias (todas)

Além das cores primárias, todas as cores secundárias (mesmo abaixo de 100%) são mantidas, por exemplo, verde consistindo em 80% amarelo e 80% ciano.

IconDangerInjury00909.png

Cuidado: A preservação de cores primárias/ secundárias só deve ser ativada se deverem ser preservadas para a reprodução técnica as cores sem efeito do gerenciamento de cores. De jeito nenhum essas opções podem ser ativadas como padrão, já que isso poderia causar resultados de impressão indesejados.

Opção "Gerenciamento de cores para gráficos CMYK de aparelho com sobre-impressão

Ativando o gerenciamento de cores podem perder-se as características de sobre-impressão de alguns canais CMYK. Ativando essa opção será ativado o gerenciamento de cores para gráficos de aparelhos CMYK de sobre-impressão. Se a conservação das características de sobre-impressão forem mais importantes que a aplicação do gerenciamento de cores, esta opção deve ser desativada.

Opção "Gerenciamento de cores para subquantidades de aparelhos CMYK"

Se esta opção estiver ativada, é aplicado um perfil de entrada CMYK também às subquantidades de imagens de aparelhos CMYK, ou curvas de processos de cores. Exemplo: Espaço cromático multica­nal (DeviceN) com as cores ciana e magenta.

Opção "Gestão de cor para aparelhos CMYK com mistura de cor ativada"

Se for aplicado gerenciamento de cores (Color Blending) a objetos com mistura de cores ativa no aparelho CMYK, podem ocorre as vezes divergências de cores visíveis.

Para excluir divergências de cores nestes casos, você pode desativar esta opção. Neste caso não é aplicado gerenciamento de cores aos respectivos objetos.

Opção "Gestão de cor para cores especiais CMYK convertidas para CMYK"

Com esta opção você decide, se e como o gerenciamento de cores é aplicado nas cores especiais, que estão à disposição como substituição CMYK. As seguintes opções estão disponíveis:

A opção está desativada: não é aplicado gerenciamento de cores às cores convertidas para CMYK.

A opção está ativa e na lista de seleção foi selecionada a opção "Todas as cores": o gerencia­mento de cores é aplicado a todas as cores especiais convertidas para CMYK.

A opção está ativa e na lista de seleção foi selecionada a opção "Cores do PDF": o gerencia­mento de cores só é aplicado as cores especiais convertidas para CMYK, cujas receitas de cores são definidas no documento PDF para substituição CMYK, e não nos ajustes da encomenda.