Modelos de sequência - Modelos Smart
Modelos Smart são grupos de padrões de sequências, que reúnem todas as etapas de trabalho necessárias a um Workflow para processos automatizados, como p.ex. no ambiente Web-to-Print. Ao contrário de modelos de grupos (veja Modelos do grupo), que são compostos de de modelos de seqüências completamente parametrizados, os modelos Smart via de regra contêm somente marcadores de posição para os diferentes tipos de seqüências, que estão conectados na seqüência do processamento de ordens. Estes marcadores de posição são caracterizado somente pelo tipo de sequência, porém, não contêm qualquer parametrização quando da definição de modelos Smart. Os parâmetros necessários são transmitidos aos marcadores de posição de modelos somente durante o processamento da encomenda. Os parâmetros de processamento baseiam nas características da encomenda, assim como elas são estabelecidas p.ex. na utilização WEB-to-Print ou no MIS (Management Information System).
Indicação: Em casos específicos pode fazer sentido, para determinados de tipos de sequência — p.ex. AutoSheet ou PageProof — ao invés de curingas, incluir sequências, porque aqui não é necessária uma substituição dinâmica de sequência. Por este motivo existem sequências "reais" para modelos Smart.
Os modelos Smart fornecem assim por dizer um "Esqueleto" para as diversas etapas de trabalho do Workflow Prinect e para as conexões das etapas de trabalho. Assim pode ser criado um modelo Smart adequado para cada processo de trabalho num ambiente Web-to-Print, p.ex. para folhetos com encadernação canoa, para cartões postais, para calendários, etc. Também podem ser criados modelos Smart ajustados para variantes, quando isto se torna necessário devido a diferentes tamanhos de formato, diferentes materiais de impressão ou à emissão em diferentes impressoras ou máquinas Finishing.
Quando o cliente Web-Shop formula sua encomenda, os dados básicos do trabalho de impressão, como p.ex. o ripo de produto (folheto, etc.), o formato, o volume, a tiragem, as cores, o tipo de encadernamento, etc., são estabelecidos. Estes parâmetros fornecem a base para a seleção de um modelo Smart adequado, e também para as opções, com as quais cada uma das sequências é parametrizada. Além disso, também pode ser criados layouts de folhas na Prinect Signa Station e colocados à disposição, de tal modo que a atribuição de páginas a layouts ótimos possa ser automatizada do mesmo modo como as outras etapas de trabalho.
Produtos parciais e encomendas coletivas
Podem ser atribuídas diferentes características aos marcadores de posição de modelos num modelo Smart.
Atribuição ao produto parcial:
•Parte interior
•Envelope
•nenhum
Com estas características você pode atribuir marcadores de posição de modelos a produtos parciais (corpo, capa).
Critérios para substituição
•Encomenda coletiva
•Aceitação
Com estas características os marcadores de posição de modelos podem ser atribuídos a encomendas coletivas, ou ainda, a um workflow de remoção.
A atribuição é feita para cada curinga de modelo na janela de modelos Smart aberta, chamando o ponto de menu de contexto "Propriedades":
É possível definir diferente trechos de processo para capas ("Cover") e corpos ("Body") no modelos Smart, sob consideração das demandas especiais, impostas a um Workflow Web-to-Print automatizado. Assim é possível, p.ex., definir uma impressão colorida de 4 páginas num material de impressão hardcover, para o produto parcial "Capa", enquanto o conteúdo de 64 páginas deve ser emitido, p.ex., só na cor "Preto" num outro material de impressão. No processamento final as folhas impressas são novamente reunidas no produto parcial.
Neste exemplo são acrescidos ao modelo Smart respectivamente 2 marcadores de posição de modelos (2x Qualify, 2x Prepare, etc.) para todas as etapas de trabalho até a emissão da impressão, enquanto para as etapas de trabalho Finishing é acrescido respectivamente apenas um marcador de posição de modelo. Agora é atribuído respectivamente uma características de produto parcial "Capa" e uma características de produto parcial "Corpo" a cada marcador de posição de modelo que ocorre duas vezes. Aos marcadores de posição de modelo Finishing não é atribuída característica de produto parcial.
Assim você também pode pré-parametrizar em forma de modelo Smart "Encomendas híbridas" com referência à quais as capas são emitidas numa impressora digital e os corpos numa impressora Offset.
No exemplo anteriormente referido uma capa de 4 páginas é impressa num processo de impressão diferente ao do corpo de 64 páginas. Numa impressora Offset uma folha de impressão pode abranger mais de quatro páginas de capa. Afim de aproveitar de modo ótimo o formato de impressão disponível, sem que as páginas da capa tenham que ser manualmente atribuídas a um layout de folha adequado, podem ser definidas encomendas coletivas. Numa encomenda coletiva as páginas são posta de lado (num "Pool de encomenda coletiva") até que um layout de folha adequado esteja totalmente completo. Só então as páginas são atribuídas ao layout e a folha pode ser processada e emitida. Dependendo do volume do corpo, também é possível definir encomendas coletivas para corpos, p.ex. cartões postais, etc.
Deste modo encomendas coletivas auxiliam a usar as superfícies de folhas de impressão de modo ótimo num Workflow automatizado.