Política de PrivacidadeCunho | Prinect Know How | Prinect Release NotesLogo HEIDELBERG

Opção "Conversão de cores"

Com essa opção você ativa o sistema de gerenciamento de cores do Workflow Prinect. Se essa opção não estiver ativada, serão aplicadas as definições de cores dos Documentos.

Ao se processarem dados de imagem coloridos pela criação (scanner, fotografia digital, aplicativo de gráfico) até a publicação impressa, pode ocorrer em muitos lugares que a impressão não tenha o resultado esperado devido a diferentes propriedades dos aparelhos ou aplicativos envolvidos. Geralmente as cores são reproduzidas erroneamente ou ficam no espaço cromático desfavorável e deverá ocorrer um processo de ajuste custoso para corrigir cores impressas erroneamente.

Para evitar cores reproduzidas de modo errado, podem-se usar as ferramentas do gerenciamento de cores. O gerenciamento de cores se estende pelo processo de Workflow Prepress e Press inteiro. Assim um gerenciamento de cores só tem os resultados corretos se forem usadas corretamente as ferramentas correspondentes em cada etapa do Workflow. Para tal é necessário que os aparelhos, aplicativos e sistemas operacionais envolvidos suportem o gerenciamento de cores e estejam corretamente parametrizados.

O objetivo do Gerenciamento de cores é padronizar a reprodução de cores de Dados de imagens digitais e outros objetos coloridos em todo o Processo. Para obter uma representação de cores "Normalizada", é necessária uma conversão de espaço cromático. Uma conversão de espaço cromático basicamente serve para ajustar os dados de imagem ou gráficos do espaço cromático de "surgimento" (p. ex. espaço cromático de uma câmera digital) ao espaço cromático do aparelho ou processo de emissão (p. ex. espaço cromático de uma impressora colorida).

A seguinte representação mostra o princípio básico de uma conversão de espaço cromático:

Neste contexto é necessário observar, que o espaço cromático do aparelho de gravação e o espaço cromático do processo de edição depende do aparelho, ou seja, estes espaços cromáticos descrevem características cromáticas dos aparelhos de gravação (câmeras digitais, escaneadores, etc.) e do processo de impressão utilizado (máquina de impressão, aparelho CTP, Proofer cromática, monitor). Para estabelecer um processo Color Management padrão, que lida com diferentes aparelhos de entrada e diferentes canais de emissão, é frenquentemente interposto um espaço cromático de intercâmbio universal, independente do aparelho ("Profile Connection Space"), que conecta o perfil de entrada com o perfil de saída. O Color Managment não tem influência sobre os espaços cromáticos, porque ele são definidos ou pelas características físicas dos aparelhos envolvidos, ou de modo universal em caso de espaço cromático de intercâmbio.

Em seguida os dados estão no espaço cromático do aparelho de inserção (scanner, câmera digital, etc.).

Ativando o perfil ICC do aparelho, os dados são convertidos para o espaço cromático de intercâmbio independentes de aparelho (espaço cromático CIEL*a*b). A abreviatura "CIE" significa "Commission Internationale de l'Eclairage". L*a*b é um nome abstrato para um determinado sistema de cores tridimensional: um eixo representa a claridade (L = "Luminiscence"), os outros dois representam os diferentes valores de cores (a = vermelho, t -verde, b = amarelo, - azul), onde a e b podem assumir valores positivos ou negativos.

Para a publicação é ativado um perfil ICC adequado para o aparelho de emissão que ajusta os dados de imagem ao aparelho de emissão (monitor, impressora) ou o processo de publicação (processo de impressão em offset). Assim os dados de imagem são novamente dependentes de aparelho.

Durante a conversão de espaço cromático os perfis ICC podem estar em valores distintos:

Perfis ICC embutidos: Os perfis ICC embutidos estão incluídos arquivo de documento e são usados nas etapas de transformação respectivas.

Perfis ICC não embutidos: Perfis ICC não embutidos devem estar disponíveis como arquivos separados no Prinect Server. Eles serão selecionados nas configurações do gerenciamento de cores e então serão usados para a conversão.

O Engine de conversão de cores do Prinect Production System e o software do Prinect Color Editor (Acrobat PlugIn) suportam o gerenciamento de cores da HEIDELBERG. Com o Prinect Production você pode usar o Gerenciamento de Cores da HEIDELBERG também para publicações Proof.

IconNoteNota: Você pode acessar a documentação introdutória sobre gerenciamento de cores, levando em consideração o Prinect Production Color Carver, aqui:
Prinect Color Management — Manual de instruções.

Lista menu "No"

Se mais computadores com mecanismos de conversão de cores estiverem instalados no ambiente do sistema, é possível selecionar aqui qual mecanismo será usado para a conversão de cores. Com a configuração "AllColorCarvers" será usado o Engine já disponível e não sobrecarregado. Se só houver um engine de conversão de cores, essa configuração não afeta o Workflow.

Política de PrivacidadeCunho | Prinect Know How | Prinect Release Notes

Nota: Partes deste texto foram traduzidas automaticamente. Em caso de conflito ou discrepância entre esta tradução e as versões em inglês ou em alemão (incluindo possíveis atrasos na tradução), prevalecem as versões em inglês ou em alemão.