Lista de símbolos e menu de contexto
Na régua de símbolos na margem superior você encontra diversas funções, com as quais você pode girar, inserir ou apagar objetos (códigos de barras, imagens, etc.), assim como, adequar a visualização.
Existem os seguintes elementos de comando:
Lista de seleção "Linhas auxiliares"
Para facilitar o posicionamento correto de elementos, podem ser indicadas linhas auxiliares. Na lista de seleção se pode definir "Nenhuma", "Padrão" ou guias auto-definidas. Veja Linhas auxiliares.
Caixa de seleção "Iniciar automaticamente":
Quando esta caixa de seleção está ativa, o Barcode & VDP Editor é aberto automaticamente quando o próximo arquivo a ser aberto contém curingas variáveis.
Ative esta caixa de seleção se trabalhr no iVDP Workflow. Os curingas dinâmicos são substituídos apenas durante o processo de impressão. Como nem todas as funções de processamento são suportadas pela máquina de impressão, a interface do usuário é restrita de acordo. Por exemplo, a rotação só é possível por um múltiplo de 90°. Com o botão adjacente "configuração iVDP", você pode adaptar a interface do usuário às opções da versão da sua máquina.
Isto permite limitar a interface do usuário às funções que são possíveis com a versão da sua máquina.
Se "iVDP" estiver ativado, você pode usar este botão para selecionar um arquivo de configuração para sua máquina de impressão no qual todas as funcionalidades possíveis são salvas.
Você chega ao menu de contexto clicando com a tecla direita do mouse no objeto. Em parte ele oferece as mesmas funções que da barra de símbolos, porém, oferece adicionalmente a possibilidade de copiar objetos e de inseri-los em outra página, assim como, de desfazer alterações.
O menu de contexto tem as seguintes funções:
•Aumentar/Reduzir
Mantenha a tecla "Ctrl" acionada para reduzir a visualização
•Visualização anterior
Refaz a visualização imediatamente anterior
•Copiar
Deste modo os curingas podem ser copiados e inseridos em outra página do mesmo documento.
Para copias códigos de barras em outro documento, utilize a função "Carregar modelos" na régua de símbolos. Veja Aplicar modelo.
•Inserir
Deste modo você insere curingas copiados.
•Step and Repeat
Isso permite que você repita um objeto na página em intervalos regulares. É possível a atribuição automática de conjunto de dados. Veja Step and Repeat.
•Aumentar
Inserir o elemento atualmente indicado na pré-visualização (curinga, código de barras ou imagem). Alternativamente você também pode puxar o elemento para o lado com auxílio do mouse, ou utilize o botão na régua de símbolos.
•Apagar
Apagar o elemento atualmente selecionado. Alternativamente você também pode apagar através da régua de símbolos ou com a tecla "Del".
•Rodar
Deste modo você pode rodar um ou vários objetos. Veja Rodar.
•Orientação
Posiciona o objeto num ângulo de 0°,90°, 180° ou 270° em relação à margem inferior da página.
•Reflexão horizontal
Espelha o objeto no lado direito do objeto para que a esquerda e a direita sejam trocadas. Isso é útil, por exemplo, se um material transparente tiver de ser impresso no verso e um código de barras tiver de ser aplicado com inversão de espelho.
•Reflexão vertical
Espelha o objeto no lado superior do objeto de modo que as partes superior e inferior sejam invertidas.
•desfazer
Desfaz a última alteração.
•Restaurar
Restaura a última alteração desfeita.
Com a função do menu de contexto "Step and Repeat", você pode repetir um objeto na página em intervalos regulares. É possível a atribuição automática de conjunto de dados.
![]()
|
Com referência a este tema existe também um vídeo. A função "Step and Repeat". Visão geral de todos os tutoriais em vídeo: Prinect Video Tutorials PDF Toolbox. |
1.Coloque o objeto (curinga, código de barras, texto etc.) no local desejado. Você também pode colocar vários objetos.
2.Selecione um ou mais objetos. Apenas um objeto é descrito abaixo.
3.Clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione "Step and Repeat". É aberto o seguinte diálogo:
|
![]()
|
4.Digite o número de vezes que o objeto deve aparecer na página nas direções horizontal e vertical. Se você digitar "2", o objeto será repetido uma vez.
5.Selecione a direção na qual os objetos serão adicionados, com base no objeto inicial.
6.Digite a distância desejada entre os objetos. Se você não tiver certeza do valor exato, poderá usar a fita métrica. Veja Fita métrica.
7.Em "Atribuição do conjunto de dados", é definido se o conjunto de dados deve ser contado automaticamente (vertical ou horizontal) ou se o objeto deve ser repetido inalterado.
8.Depois de clicar em "OK", a repetição é realizada.