Breve introdução: Sistemas de raster
O que é um RIP?
Para emitir um documento PDF num meio, necessita-se de um processo, que calcula as informações adequadas para o meio a partir dos dados existentes no PDF. Quando da emissão em um monitor são emitidos por exemplo dados RGB.
Para a impressão de documentos PDF os dados tem de ser processados de outro modo, porque as cores são dispostas no papel em forma de pinguinhos individuais. O RIP ("Raster Image Processor") assume o processamento. Ele cria dados raster passíveis de exposição a partir de um documento PDF. Prinect utiliza o "Adobe PDF Print Engine" como RIP.
Para que serve um raster?
Para poder suscitar a impressão de diferentes tonalidades de cinza apenas com tinta preta, tem de ser dispostos no papel pontos individuais de tinta preta em diferentes densidades. Do mesmo modo são criados inúmeros e diferentes efeitos de cores ao olho de quem observa, a partir de pontos de tinta da quatro cores de impressão.
O modo como estes pontos são disposto e sua precisão é determinado pelo sistema de raster empregado.
Em um raster convencional os pontos são por exemplo dispostos em distâncias iguais entre si e o tamanho do ponto varia dependendo da claridade. Já no caso de rasters modulados por freqüência existe uma grande quantidade de pontos muito finos e pequenos, cuja distância varia, para obter diferentes claridades.
Quais parâmetros podem ser ajustados nos sistemas de raster?
•Forma de ponto [1]
Designa a forma dos pontos impressos, como elíptico, quadrado ou rômbico.
•Tamanho de ponto [1]
Indica o tamanho dos pontos de raster.
•Frequência de raster [2]
É a medida para a espessura de pontos de raster. Ela é indicada em lpi (lines per inch) ou l/cm (linha por centímetro).
•Ângulo [3]
As estruturas de raster das diferentes separações de cores são impressas giradas em uma determinado ângulo umas em relação às outras, para minimizar o arrastamento de cores e o efeito moiré. Magenta por exemplo é girado em 45° em relação ao amarelo no raster IS Classic.
O que faz o Screening Selector?
Com o Screening Selector podem ser processados os ajustes de raster para objetos individuais ou documentos completos. Estes ajustes são armazenados no documento PDF como metadados e quando da impressão transferidos ao expositor, que processa estas informações no RIP.
Ou seja, os ajustes do sistema de raster não tem influência na representação dos objetos no monitor.