Normas Trap gerais

O Trapping se baseia em dados vetoriais. Esses permitem o Trapping contra outros dados vetoriais e contra imagens. O trapping dentro de imagens não é permitido.

O Trapper cria Traps com as suas regras internas e através das definições do usuário. Através da ava­liação das cores de objetos vizinhas é tomada a decisão sobre a necessidade, direção e cor de um Trap.

A qualidade de imagens scan sofre geralmente de um Trapping de pixel de imagem contra pixel de imagem.

 

Normalmente o Trapping altera a página atual, para esconder eventuais erros de registro ou tolerân­cias na impressão.

O caminho na produção de um Trapping está marcado por diversos passos que têm de ser efetuados para cada transferência entre cores de objetos diferentes:

Tomar decisão Trap. Veja A decisão Trap.
Deve ser criado um Trapping em uma transferência de cor?

Determinar direção Trap. Veja A direção Trap.
Se for necessário um Trap, em que direção deve ser feito?

Determinar cor Trap. Veja Regras de Trapping para preto.
Se conhecer a direção Trap ainda tem de selecionar a cor correta para o Trap.

Criar Trap
Finalmente, o Trap tem de ser efetuado com os parâmetros definidos.

A decisão Trap

Algoritmo Trap

O algoritmo de Trap verifica para cada conjunto de cor em uma página (visível) se é necessário um Trapping. Esta decisão depende da composição das cores de objeto das cores de impressão usadas.

Normalmente são verificadas as seguintes condições:

Se uma cor vizinha for muito clara, não é preciso um Trapping.

Se as cores vizinhas não tiverem excertos conjuntos, ou se a cor "conjunta" criada através das duas cores de objeto for muito clara, é necessário um Trapping.

A direção Trap

A cor de Trapping é normalmente mais escura que cada uma das cores vizinhas. Para que o Trapping não seja muito visível, ele tem de ser criado na cor mais escura das duas cores vizinhas.

A cor mais escura é definida através da densidade neutra.

No caso de cores vizinhas com claridade semelhante é difícil selecionar uma direção de Trapping "correta". Ou seja, a densidade neutra das cores é semelhante. Neste caso pode ser melhor efetuar um Trapping para ambas as cores; um Trapping simétrico (centrado) altera menos os contornos de objetos vizinhos do que um Trapping de apenas uma cor.

Regras de Trapping para preto

O preto sobre-imprime todas as outras cores, porque tem uma densidade tão grande que as outras cores acabam ficando quase invisíveis em impressões compostas. Para obter os melhores resultados, regras especiais se aplicam ao preto.

Cores com uma proporção de preto muito altas são designadas preto total e recebem um tratamento especial no enchimento. Assim os excertos não pretos são enchidos sob o preto. Essa exceção garante que só o excerto preto define o canto visível de uma passagem cromática.

Preto negrito

De preto negrito é designado uma cor de objeto consistindo de uma alta proporção de preto e outras proporções em pelo menos um outro excerto cromático. Essas outras proporções de cor, usadas para obter um tom de preto mais escuro (mais "gordo"), podem causar alterações nas margens coloridas, se houver imprecisão no registro.

O tratamento especial de preto gordo ajuda a evitar problemas, entrando os outros excertos.

A cor Trap

Geralmente a cor de Trapping é criada através da mistura das duas cores vizinhas. Normalmente é usado o excerto mais escuro de todos os excertos de cor e através destes excertos de cor é criada a nova cor de Trapping.

Escalonamento de cores Trap

Frequentemente essas cores de Trap são muito escuras e os Traps muito visíveis. Com ajuda do esca­lamento de cores Trap podem ser criadas cores mais claras.

 

Trapping de cores especiais

Cores especiais são totalmente suportadas. No que diz respeito ao Trapping, em cores especiais são respeitadas as seguintes características:

Cada cor especial tem uma determinada densidade neutra.

Cada cor especial tem outras características de impressão:

·Normal (cementação)
Esta característica é dada a cores especiais que imprimem semelhante às cores de pro­cesso cementado.

·Transparente
Esta característica é atribuída a uma cor especial de forma de verniz. Cores transparen­tes não recebem Trapping.

 

Trap_editor00141.jpg

 

Indicação: Os objetos cobertos por elementos transparentes são enchidos em excesso.

 

·Opaco
Esta característica é atribuída a cores especiais muito espessas e com contornos. Elas são tratadas como preto e em Trapping elas colocam sempre as cores vizinhas por baixo.

·Opaco&Ignorar
Esta característica é atribuída a cores, que são opacas mas não devem passar por Tra­pping em excesso (por ex., ouro, prata ou cores especiais nas quais podem ocorrer inde­sejadas combinações de separação no Trapping).