Versionamento significa que você cria um produto de impressão em várias versões, ou seja, você tem uma grande parte de componentes iguais e uma pequena parte de componentes diferentes.
Exemplos de aplicação:
•Criar uma brochura em diferentes línguas - as imagens são iguais mas os textos dependem do idioma.
•Criar uma informação de cliente para clientes diferentes. O conteúdo é idêntico, mas têm de ser imprimidos vários endereços.
Estes arquivos podem ser subdivididos numa parte base (fundo com imagens) e numa parte de versão (diferente línguas ou endereços), para economizar custos de impressão. Quando as versões são limitadas por exemplo ao excerto preto, as chapas de impressão para Cyan, Magenta e Yellow não tem de ser substituídas. Claro que a condição prévia é que as partes básicas sema idênticas e que não existam efeitos indesejados como aqueles produzidos por exemplo por elementos perfurantes.
Com o Versioning Assistant você pode desmembrar arquivos em partes básicas e de versão, verificá-las e caso necessário corrigí-las.
Você seleciona a versão principal, com a qual todas as versões acessórias são comparadas e cuja base para a encomenda de impressão é selecionada. Com o Versioning Assistant você pode comparar as partes básicas das versões acessórias com a base da versão principal e assim constatar, se a impressão pode ser feita sem erros.
Ainda que os arquivos já existam separados em termos de base e versão, podem ocorrer problemas, por exemplo devido a elementos perfurantes, que tem efeito perfurante sobre a base. Com ajuda do Versioning Assistant você pode encontrar e eliminar estes problemas.