Editores de marcas, faixa de controle de cor, faixa de recepção de cor
É feita uma distinção entre as marcas incolores e as marcas coloridas. Marcas incolores são criadas através do "Editor de marca." Para as marcas coloridas existem editores separados. Dependendo de qual editor você chama, a seleção dos tipos de marca é limitada em conformidade.
Os editores são semelhantes e diferem apenas nas opções de ajuste especificamente necessárias para cada tipo de marca. A estrutura básica dos diferentes editores de marcas é descrita a seguir em conjunto.
"Nome do grupo"
Indicação do grupo atribuído (pasta) da marca. O nome do grupo não é editável.
"Nome de marca"
Indicação do nome da marca; o nome da marca aparece após salvar nos recursos. O nome é editável.
Indicação do nome da marca em combinação com o nome PPF existente (nome alias);
Indicação de tipo de marca; lista de seleção para definir as marcas do tipo "Marca de registro", "Marca de controle de chaca", "Marca Scavenger", "Marca de código de borda de colagem", "Marca de tiragem" e "Marca Latestage" (somente para marcas de texto e marcas código de barras).
Para o tipo de marca "Marca Latestage", consulteMarcas Latestage
Dependendo do editor de marcas iniciado, são oferecidos adicionalmente os tipos "Marca de controle de cor" e/ou "Marca de recepção de cor". O tipo de marca é salvo de acordo com a seleção para o processamento posterior.
Os dois tipos de marca, marca de recepção de cor e marca de controle de chapas, devem ser adequadas ao manuseio de cores especiais. Veja para isto a descrição sob Permitir cores especiais em BCMY.
As marcas padrão "PullLay" e "PullLay (fix position)" estão predefinidos como tipo de marca "Marca de tiragem". Isto é necessário, para identificar uma marca de tiragem e para qualificá-la para a transferência à impressora.
"Hotspot"
Existem pontos de referência no esquema, ou ainda, na folha de imposição de chapa. Estes são pontos magnéticos de engate, que auxiliam a posicionar a marca de modo correto. O hotspot da marca coloca-se exatamente sobre este ponto de referência. Dentro da marca, a localização do hotspot deve ser definida corretamente.
Se você tiver ativado "Malhas" na área de gráficos, você vê o gráfico da malha com o hotspot violeta.
Para marcas criadas com o editor de marcas de texto, o hotspot indica o alinhamento do texto.
"Nível de marcas"
Indicação do nível no qual a marca é posicionada; lista de seleção para estabelecimento das marcas em um nível, possibilidades: Primeiro plano, plano de fundo.
Aqui pode ser atribuída à marca uma série de possíveis cores de fundo (no máx. 24). O fundo da marca é estabelecido em conformidade com o tamanho do Clip path de corte da marca com as cores de fundo selecionadas no "Inspetor de trabalho > Cores".
Condição básica: Sob "Arquivo > Pré-ajustes > Interface do usuário" deve ter sido ativada a opção "Cores de fundo".
Tendo em vista que faixas de controle de cor DIPCO sempre são perfurantes, podem ocorrer problemas em caso de substrato que não seja branco.
•"Número de campos adicionais": No caso de marcas de controle de cor com sujeito automático, é possível determinar o número de campos de cor, que devem exceder o sujeito.
Há situações em que certas marcas só devem ser emitidas em Proof ou na chapa de impressão. Isto pode ser, por exemplo, o logotipo da empresa, que deve aparecer apenas em Proof ou na barra de cores, que só deve ser exposto na chapa de impressão. Como isto já é conhecido no momento da criação da marca, esse ajuste é feito na parte geral dos editores da marca
Na lista se encontram as três opções disponíveis:
•"Proof e chapa de impressão" Marcas são emitidas tanto em Proof como na chapa de pressão
•"só Proof": a marca é emitida apenas em Proof (ineficaz na saída direta)
•"Só na chapa de impressão": A marca só é emitida na exposição da chapa
A avaliação da saída de marcas ocorre exclusivamente no Prepress Manager. Esta funcionalidade só pode, portanto, ser utilizada no Workflow Prinect.
Nota: A saída "só Proof" não funciona para a saída direta. O tratamento da marca na saída direta não muda!
"Cobertura de superfícies do Proof":
Indicação e ajuste da cobertura de superfície de uma marca de cor para a saída de Proof; no caso de marcas de cores a cobertura de superfície das marcas pode ser reduzida, p. ex. para economizar tinta no Proof.
Para a emissão de marcas com cores reduzidas tem ser cumpridas as seguintes condições:
•Quando da emissão de trabalho tem de ter sido clicado sobre a opção "Proof > Emitir marcas específicas de Proof com redução de cores".
•Uma marca estabelecida num trabalho tem de ter uma cobertura abaixo de superfície de 100%.
Se estas três condições forem cumpridas, a marca pode ser testada com cores reduzidas, neste caso a emissão de chapas não é influenciada pela redução de cores.
•"Cor": Indicação da separação no qual a marca é posicionada; lista de seleção para estabelecimento das marcas em separações.
Funções da parte automática
•Marca de controle de cor (com adaptação automática)
•Marca de controle de cores (com posicionamento automático)