Ajustes adicionais para otimização da folha

Através do botão "Outros ajustes" você pode abrir adicionalmente todas as possibilidades adicionais de ajuste, assim como disponíveis no "Editor de parâmetros de otimização de folhas" para criar modelos. Os "Parâmetros de otimização de folhas" subdividem-se nas guias "Geral", "Geometria", "Custos" e "Avaliação".

Alterações neste diálogo tem efeitos diretos, ou seja, os valores entrados são imediatamente aplica­dos, sem acionar o botão OK. Caso os valores devam ser mantidos, o diálogo deve ser finalizado com "OK". As alterações são novamente rejeitadas, quando o diálogo é finalizado com "Cancelar" ou com o ícone para fechar.

Guia "Generalidades"

Utilize parâmetro de otimização da folha de imposição de chapa

Ativando esta opção são utilizados e respectivamente indicados os parâmetros de otimização dos recursos "Folha de imposição de chapa" e "Papéis (materiais de impressão)". Quando no trabalho foram definidos várias folhas de imposição de chapa ou vários papéis, procede-se conforme descrito a seguir:

Folha de imposição de chapa

Os diferentes valores dos parâmetros são verificados e comparados entre si através de todas as folhas de imposição de chapas definidas no trabalho. Se os valores de todas as folhas de impo­sição de chapas forem válidas e estiverem idênticas, este valor igual é representado no respec­tivo campo de entradas.
Se for encontrada uma invalidade ou um divergência, o campo de entradas apresenta a palavra "Diferentes".

BOP_General_divers.png

 

O Tooltip do campo de entradas indica adicionalmente todos os valores diferentes do parâme­tro.

Não é possível editar os valores.

Se não existirem folhas de imposição de chapa, o valor é representado a partir dos dados do trabalho.

Para as opções que só podem ser ativas ou inativas, se forem carregados vários modelos de chapas na encomenda com configurações diferentes, isso é marcado com um quadrado cinza no campo de opções:

BOP_Placement_Swap_divers.png

 

Papéis

Os diferentes valores dos parâmetros são verificados quanto à sua existência, através de todos os papéis. Se existir um valor em cada papel, um destes valores é aplicado quando da otimiza­ção. Para deixar isto claro, o valor no campo de entradas é representado na cor "Azul". Contudo, o valor representado não é utilizado para a otimização.
Se for determinado um valor faltante em um ou mais papéis, um valor existente é representado em cor normal no campo de entradas e respectivamente utilizado, se o papel representar o melhor resultado de otimização.
O Tooltip do campo de entradas indica adicionalmente todos os valores diferentes do parâme­tro.

É possível editar os valores. Parâmetros editados não são mantidos no papel entrado na folha de imposição de chapa, mas nos dados do trabalho.

IconNote00255.png

Nota: Os critérios de qualidade na guia "Avaliação" também podem ser definidos especifi­camente para cada trabalho, utilizando os parâmetros de optimização da folha de imposi­ção de chapa e utilizados para optimização.

Só uma folha de impressão

Na otimização é criada, exatamente, uma boa folha de impressão. Encomendas individuais não posi­cionadas serão automaticamente colocadas de volta no pool para encomendas coletivas depois de se salvar.

BOP_nureindruckbogen.png

 

Máx. número de artigos

Através do campo de entrara "Número máx. de artigos", você pode limitar o número de artigos / rótu­los nas folhas impressas, para levar em conta limitações no processamento posterior de impressão (por exemplo, dispositivos de classificação com um número limitado de compartimentos). Se a opção for ativada, aparecerá no campo de entrada, primeiramente, por padrão um número de 10. Este valor pode então ser adaptado às suas necessidades.

Se o número de artigos a serem posicionados for então maior do que o número máximo definido por si, os artigos são divididos em partições e, em seguida, calculados, separadamente, para cada parti­ção e finalmente estes resultados individuais são adicionados. Deste modo, por exemplo, são gerados com 20 artigos um limite de 5 elementos, como 4 folhas de impressão com 5 artigos, em vez de uma folha de impressão com 20 artigos.

Tiragem em múltiplo de

A tiragem deve ser um múltiplo do número aqui entrado. O valor pode ficar aquém no caso de tira­gens restantes no adequadas.

Sobreprodução

Se a sobreprodução calculada para uma encomenda não tiver sido especificada, um valor percentual pode ser entrado aqui.

Permitir repetições em diversas folhas de impressão

É verificado, se um posicionamento da mesma repetição em diferentes folhas de impressão pode ofe­rece um resultados ainda melhor.

IconNote00256.pngNota: Se segmentos forem usados ​​na otimização da folha, essa opção não estará dispo­nível.

Adição de folha de impressão

Adição para a tiragem de folhas de impressão como valor fixo (base) e/ou como valor percentual.

Por exemplo de adições de maculatura para o processamento posterior.

Adição de repetições

Adição para as repetições/objetos de encomendas coletivas, a quantidade de fornecimento serve de base.

Separações consideradas

A otimização com a funcionalidade "Separações consideradas" fornece como resultado somente folhas de impressão, cujos documentos dispostos de uma folha de impressão no total não tem mais cores, do que unidades de impressão existentes. Assim, podem ser evitados processos múltiplos (detalhes sob Separações consideradas).

Máxima tiragem de folhas

Você pode usar essas informações para controlar a edição das folhas de resultados da otimização. Por exemplo, você pode querer que uma impresspra digital não imprima folhas que excedam um determinado número (= "Tiragem máxima de folhas" ativada e o valor apropriado inserido). A otimi­zação com circulação máxima de folhas levaria então possivelmente à distribuição das repetições em várias folhas de impressão cujas respectivas tiragens de folhas não excedam a circulação máxima de folhas.

A tiragem máxima também pode ser usada para forçar que as repetições com tiragens muito longas sejam sempre impressas em várias repetições. No entanto, o número máximo de folhas definido tam­bém não é excedido aqui: se nem todas as repetições necessárias puderem ser colocadas no número máximo de folhas, a otimização é interrompida com uma respectiva mensagem de erro.

Por outro lado, com uma impressora offset, uma tiragem mínima pode fazer sentido.

IconNote00257.png

Nota: As especificações para o suporte de chapa também podem ser definidas na olha de imposição de chapa. Se a opção "Usar parâmetros de otimização da folha de imposição de chapa" estiver selecionada, os campos da encomenda são desativados e os valores da folha de imposição de chapa são exibidos. Se a encomenda contém várias folhas de imposição de chapa com ajustes diferentes, "vários" é exibido nos campos.

Controle deslizante menos chapas / menos folhas

O controle deslizante possibilita uma ponderação da prioridade, ou seja, se devem ser utilizados menos chapas de impressão ou menos folhas de impressão. As cifras espelham apenas a ponderação para o algoritmo e não tem outro significado.

IconNote00258.png

Nota: Eventualmente o controle deslizante não pode aprimorar a otimização em todo tra­balho. Se este for o caso, o resultado permanece idêntico.

Guia "Geometria"

IconNote00259.png

Nota: Os parâmetros de geometria não são lidos do MDS, mas devem ser definidos pesso­almente aqui.

Margem esquerda / Margem direita / Margem superior / Margem inferior

Com estas margens você define o retângulo dentro do qual as repetições podem ser posicionadas. Se você mantiver os valores pré-ajustados "0", o retângulo corresponde ao papel. Se você entrar valores para as margens, isto reduz respectivamente o retângulo.

Se você tiver estabelecido marcas à direita, à esquerda e em cima, você tem de estabelecer uma margem para estas marcas.

Margem do bloco de repetições

Distância entre as folhas dobradas/os blocos de montagem. Para um corte o valor tem de ser esta­belecido em "0".

Com a opção "Somente para repetições sem margem", você pode garantir que o conjunto "Margem ao redor do bloco de repetições" não seja adicionado à margem existente para repetições com mar­gem, mas seja usado apenas para repetições sem margem. As repetições são consideradas "sem margem" se pelo menos uma margem=0.

Quantidade trava-folhas

Quando da otimização podem ser reservados espaços livres na folha para trava-folhas eventualmente necessários Podem ser indicadas até 12 trava-folhas.

A largura padrão de um trava-folhas corresponde a 7 mm. Adicionalmente a este valor são mantidos livres 1 ou 2 recortes padrão, de tal modo que nenhum recorte entrem numa trava-folha.

A partir de 2 trava-folhas é previsto um na margem esquerda ou direita; se a margem especificada não for suficiente para isso, será prolongada automaticamente internamente

Trava-folhas não precisam de espaço em formas individuais e portanto não são considerados pela Signa Station. Assim, os conjuntos de parâmetros, com trava-folhas podem também ser usados para as formas individuais, se necessário

No caso de (efetivos) trava-folhas não ocorre uma centragem horizontal, caso contrário, as posições dos espaços não poderiam mais ser previstas.

Representação esquemática das posições assumidas por 0-5 trava-folhas:

bb_Schema_LageBB.png

 

IconNote00260.png

Nota: Em "Dobrar forma individual" o significado das margens esquerda e direita é trans­ferido, por analogia, para as metades da folha. Isto também resulta em um aumento das margens, devido ao trava-folhas a ser considerado. Uma característica especial é aqui ape­nas para números de folhas pares a partir de 4, pois então é formada uma faixa mais estreita na metade da folha.

Áreas livres horizontais/largura/altura

Além do número de freios de folha, também podem ser ajustados sua largura e o número e a largura das áreas livres horizontais.

Os freios de folha e as áreas livres horizontais devem sempre se estender por toda a altura ou largura da folha de impressão. Portanto, a quantidade depende uma da outra. Um respectivo travamento é incorporado à interface gráfica e descrito como ToolTip.

Se você escolher 1 ou mais de 2 freios de folha, eles serão colocados no centro da folha de impres­são. Nesse caso, apenas os valores 0 ou 2 podem ser selecionados para as áreas livres horizontais. É respectivamente o contrário se o número de áreas livres horizontais for inserido primeiro.

Guia "Posicionamento"

O posicionamento também pode ser especificado para "Otimização de folha sem especificação de layout", ou seja, o ponto de partida segundo o qual as encomendas individuais estão alinhadas na folha de impressão.

Com o primeiro corte oposto à borda de colocação, normalmente é possível cortar o maior número possível de elementos. Essa opção de ajuste variável garante que você possa adaptar o processo de otimização às suas necessidades.

Quando da otimização os blocos de montagem são agrupados por tamanho. Blocos de montagem conjuntos de tamanho igual forma uma dita "Faixa". Se possível, os blocos de montagem maiores sempre são posicionados mais à esquerda. O posicionamento geralmente começa no canto inferior esquerdo. Se necessário, você pode alterar o ponto inicial da otimização na horizontal e na vertical.

Direção primária de posicionamento:

S_Etikett_horizontal.png

 

"Horizontal": Otimização da folha é efetuada em faixas horizontais. As faixas sempre preenchem o espaço completo entre as margens, antes que inicie uma nova faixa.

S_Etikett_vertikal.png

 

"Vertical": Otimização da folha é efetuada em faixas verticais. As faixas sempre preenchem o espaço completo entre as margens, antes que inicie uma nova faixa.

S_Etikett_generell.png

 

"Geral": Otimização da folha é efetuada em retângulos (ou ainda, em faixas retangulares). Ou seja, blocos de montagem de tamanho igual são reunidos em retângulos, sempre que possível. As faixas retangulares via de regra não preenchem o espaço completo entre as margens.

Opção "Colocar todas as repetições frente/verso trocadas"

Com isso, as páginas de frente para todas as repetições da encomenda coletiva são trocadas para impressão de verso e as páginas de verso para impressão de frente. Isso pode ser desejável, por exemplo, em máquinas com dispositivo giratório, para que os resultados sejam ejetados com a face para cima e a pilha de impressão não precise ser girada em uma operação adicional.

A troca aplica-se sempre a todas as utilizações da encomenda coletiva, ou seja, se forem carregados para coleta algumas encomendas que já foram trocadas, essas páginas de frente e verso serão tro­cados novamente.

BOP_Placement_Swap.png

 

A opção também pode ser ajustada nas folhas de imposição de chapa. Se a opção "Usar parâmetros de otimização da folhas de imposição de chapa" estiver ativada em "Geral", os ajustes de posiciona­mento são desativados aqui na encomenda e são exibidos os ajustes feitos na folhas de imposição de chapa.

Se na encomenda coletiva forem carregadas várias folhas de imposição de chapa diferentes, isso será marcado com um quadrado cinza no campo de opção.

IconNote00261.png

Nota: Se você também trabalhar com a opção "Considerar separações", a encomenda cole­tiva pode não ser processada se as cores definidas para frente e verso não corresponderem mais às configurações das separações após a troca.

Guia "Custos"

Corresponde aos parâmetros de custos para otimização de folhas (veja Parâmetros de custos para otimização de folha) com possibilidade adicional de entrada para impressora para ren­dimento por hora e passagem (folhas por hora).

IconNote00262.png

Nota: Os parâmetros de custo não são lidos do MDS, mas devem ser definidos pessoal­mente aqui.

Guia "Repetição"

Máx. número de cópias de repetição

Isso pode ser usado para limitar o número máximo de cópias repetidas em uma folha de impressão ao valor especificado (a opção é desativada por padrão).

Critério de avaliação “Máximo desperdício de repetição”

Se houver quantidades de entrega muito diferentes dentro de uma encomenda, pode haver muito desperdício em encomendas parciais com baixas quantidades de fornecimento. O critério de avalia­ção “Máximo desperdício de repetição” pode ser utilizado para definir a quantidade máxima de des­perdício que pode ser gerada por de repetição, dependendo da quantidade de fornecimento.

1.Clicar no símbolo de mais adiciona um critério de avaliação.

2.Primeiro defina a quantidade de fornecimento à qual as configurações de resíduos de repetição devem ser aplicadas.

Isto permite controlar o máximo desperdício de repetição em função da quantidade de forneci­mento. Por exemplo, um valor absoluto menor poderia ser desejado para uma baixa quantidade de fornecimento e um valor percentual menor para uma quantidade de fornecimento. Se desejar que o critério seja aplicado independentemente da quantidade de fornecimento, deixe o ajuste padrão de 1 até infinito no diálogo "Editar quantidades de fornecimento".

3.Insira valores para o máximo desperdício como percentual da quantidade de fornecimento e/ou máximo valor absoluto. Durante a otimização, utiliza-se então aquele dos dois valores que produz menor desperdício em relação à quantidade de fornecimento desejada.

BOP_1up_Waste.png

 

Exemplo: valores inseridos "Unidade = 500" e "Porcentagem = 20"
Se a quantidade de fornecimento desejada for 500 unidades, aplica-se à porcentagem, ou seja, o máximo desperdício produzido pode ser de 100 unidades.
Se a quantidade de fornecimento desejada for de 3.000 unidades, o valor absoluto será de 500 uni­dades, pois o percentual seria maior em 600 unidades.

Se a quantidade de fornecimento for superior a 3.000 unidades, mas no máximo 8.000, o valor per­centual de 18% será sempre utilizado porque nenhum valor de unidade será inserido.
Se a quantidade de fornecimento for superior a 8.000 unidades, o máxima desperdício de repetição não é considerada porque nenhum valor é inserido em nenhum dos campos.

Guia "Avaliação"

Dependendo das necessidades individuais, é possível definir um ou mais critérios de análise para a análise das folhas de impressão, clicando no botão "mais". Os resultados destes critérios de quali­dade são apresentados no passo "Resultados" na tabela em "Resultado da optimização" e no relató­rio HTML.

Utilização da área

Utilização da área de uma folha impressa
Isso significa a quantidade de área de folha não utilizada e significa desperdício na produção.

Ao abrir as opções pela primeira vez e para encomendas de versões anteriores, o critério de avaliação "Uso da área" é predefinido.

 

Utilização de volume

A utilização do volume refere-se à pilha de folhas de impressão.
Ou seja: Além do uso da área (veja acima), o uso na pilha também é levado em conta aqui. É comparado o número total de folhas impressas produzidas com as quantidades de forneci­mento dos artigos individuais e calculada a pro­porção da produção excessiva não remunerada resultante do fato de que os artigos com uma tiragem de impressão menor são posicionados sobre a folha.

Filtrável por tiragem de folha: o critério só é apli­cado a tiragem de folhas dentro da área especifi­cada.

Veja para tal Editar tiragens de folha/quantidades de fornecimento

Utilização de verso

Porcentagem de impressão de verso em relação à impressão de frente, ou seja, à utilização da área.
Ou seja: Se todas as páginas de impressão de frente tiverem uma página de impressão de verso (ou todas nenhuma), a utilização da impressão de verso será de 100%, mesmo que, por exemplo, a utilização da área seja de apenas 70%.

Você pode usar o botão com os três pontos para definir se uma folha com um verso vazio deve ser classificada como 0% ou 100%.

Isso pode ser útil para pro­cessos de cobrança do tipo "Front-Only", ou seja,  para criar formas que tenham um verso vazio.

Prazo

Avaliação das folhas impressas após uma data prevista uniforme. "Data prevista mais antiga" significa a data mais recente ou a mais próxima no futuro.

Um período pode ser defi­nido usando o botão com os três pontos (data pre­vista mais antiga + x dias).

Repetições múltiplas

Se cada artigo for posicionado apenas uma vez, a avaliação para a repetição múltipla é de 100%.

Filtrável por quantidade de fornecimento: o critério só é aplicado a repetições posicionadas com uma quantidade de forneci­mento dentro da área especificada.

Por exemplo, pode aconte­cer que o usuário não queira vários-ups para pequenas quantidades de fornecimento, mas sim permitir vários-ups para grandes quantidades de fornecimento na mesma folha de impressão.

Veja para tal Editar tiragens de folha/quantidades de fornecimento

IconNote00263.png

Nota: No caso de parâmetros de otimização de folhas gerados com a versão 2020 da Prinect Signa Station, o critério "Expansão de data" também pode estar presente (número de dias em que as encomendas individuais podem estar no máximo separadas). Com a versão 2020.10, isso foi substituído por "Data".

BOP_bewertung_plus.png

 

Ao clicar no botão ‘mais’, um critério de avaliação é ativado e pode ser adaptado individualmente. Podem ser criados vários critérios diferentes.

BOP_bewertung_filter.png

 

Também é possível criar vários critérios do mesmo tipo para critérios com opções de filtragem, por exemplo, para definir um comportamento diferente para diferentes tiragens de folhas ou quantidades de fornecimento.

BOP_bewertung_del.png

 

O critério de avaliação é desativado e removido clicando no botão cesto de lixo.

BOP_bewertung_gewichtung.png

 

Os critérios podem ser ponderados de "muito baixo" a "muito elevado". No cál­culo, essa informação de status determina a importância do critério de avaliação durante a otimização. Nos resultados, o resultado individual exibido na respec­tiva coluna não é modificado, mas o resultado geral da folha.

BOP_bewertung_veto.png

 

A opção "Veto" não altera o estado de um critério de avaliação, mas refere-se à exibição do "Semáforo": Se, por exemplo, um valor de veto se tornar "vermelho", o resultado geral também é exibido em "vermelho".

BOP_Bewertung_Bogenauflage.png

 

 

Editar tiragens de folha/quantidades de fornecimento

Ao adicionar um critério de avaliação do tipo "Repetição de volume" ou "Repeti­ção múltipla", o diálogo "Editar tiragens de folhas" ou "Editar quantidades de for­necimento" se abre automaticamente.

Se o valor mínimo for definido como "1" e o campo para o valor máximo for dei­xado vazio, o critério aplica-se a toda a área, independentemente da quantidade de tiragem/quantidade de fornecimento. Nesse caso, não pode ser criado nenhum outro critério desse tipo.

A área definida é exibida tracejada.

Se apenas uma área parcial for especificada, por exemplo, uma circulação de 500 a 20.000, outros critérios deste tipo podem ser especificados para as áreas restantes, clicando novamente no botão 'mais'.

Em seguida, o diálogo exibe a área já atribuída a um critério que não pode mais ser ligado a esse novo critério quando é aberto.

As áreas ainda não ligadas a um critério podem ser reconhecidas pelo sinal de 'mais'. Dentro das áreas livres, é possível selecionar áreas parciais para o novo critério entrando um valor mínimo e máximo ou selecionar a área inteira clicando no sinal de ‘mais’.

Clicando sobre o símbolo de filtro em um critério também abre o diálogo "Editar tiragens de folhas" ou "Editar quantidades de fornecimento" e exibe a área trace­jada definida para este critério.

BOP_Bewertung.png

 

Na guia "Avaliação" podem ser ajustados valores limiares para o dito status "amarelo" de semáforo e para o status "vermelho" de semáforo.

O controle deslizante dispõe de dois "Pegadores", dos quais no máximo um pode estar ativo. O pega­dor ativo é marcado através de uma margem colorida. Um pegador torna-se ativo por deslocamento, um clique no pegador ou um clique no respetivo campo de texto.

Adicionalmente ao deslocamento, a posição do pegador pode ser alterada com um clique no controle deslizante.

Com o pegador esquerdo é alterado o valor limite para o status vermelho e com o pegador direito o valor limite do status amarelo.

As posições do controle deslizante e os valores nos campos de texto correspondem, entre si.

Resultados da avaliação

IconNote00264.png

Nota: Para otimização de folhas sem especificação de layout, a porcentagem para o resul­tado da avaliação refere-se à folha de impressão inteira. Para otimização de folha com especificação de layout e embalagem de otimização de folha, o valor percentual refere-se ao layout especificado ou à matriz de corte, ou seja, um resultado de layout completamente preenchido, por exemplo, em uma utilização de área de 100%, mesmo que a folha de impressão inteira não tenha sido utilizada. Essa avaliação, que difere de acordo com o tipo de otimização, aplica-se a todos os critérios de qualidade, exceto a ampliação de prazo.

Nas listas de folhas de impressão do relatório HTML e na operação "Resultados" são indicados a posição do semáforo e os valores. A "avaliação" no relatório corresponde à avaliação global, que é calculada a partir de todos os critérios de avaliação definidos de acordo com o seu grau de ponde­ração.

Os resultados para cada critério de qualidade definido individualmente também são exibidos na lista de folhas impressas e no relatório. Se o critério tiver sido definido para quantidades de fornecimento diferentes, a coluna "Repetição múltipla" pode aparecer várias vezes. O critério de "Repetição de volume" também pode ser definido várias vezes (para diferentes tiragens de folhas), mas só é exibido uma vez (na repetição de volume apropriada para a folha otimizada).

Indicação na operação "Resultados" na lista de folhas de impressão:

tov_ergebnisse_bewertung_01.png

 

IconNote00265.png

Nota: Para que os critérios sejam exibidos no relatório, os critérios devem ser adicionados à tabela da lista de folhas impressas por meio de "Selecionar colunas da tabela". São exi­bidas apenas as colunas para as quais os critérios são ativados.

Indicação no relatório HTML:

Report_Bewertung.png

 

Apagar folha de impressão com avaliação vermelha

Se a opção "Apagar folhas de impressão com avaliação vermelha" estiver ativada, as folhas de impressão abaixo do valor limiar esquerdo, ou seja, na área vermelha, são automaticamente removi­das da encomenda coletiva.

ao efetuar a otimização, você obtém um aviso e as encomendas retiradas são respetivamente mar­cadas na operação "Resultados" na lista de repetições, na coluna "Status":

tov_ergebnisse_bewertung_del.png