Visão geral do cálculo de corte intermediário

Breve descrição

O cálculo do corte intermediário (refile) garante que as bordas dobradas e os cortes intermediários sejam ajustados automaticamente para que o número máximo de folhas dobradas caiba no papel e, ao mesmo tempo, as folhas dobradas ocupem todo o tamanho do material de impressão para garan­tir o mínimo de cortes possível. Neste contexto é levado em consideração o processo de encaderna­ção ajustado: Por exemplo, com a "Coleção de folhas soltas", as distâncias entre as páginas são dis­tribuídas uniformemente, com grampeamento de costura na lombada, não há distância entre as páginas na cintura.

IconNote00093.png

Nota: Com o cálculo automático de corte intermediário, o recorte do cabeçalho e do rodapé são calculados independentemente um do outro e os recortes assimétricos são gerados se isso permitir que as bordas da folha dobrada alcancem a borda do papel.

Exemplo com grampeamento de costura na lombada:

Twst_Gapcomputation_Bild1.png

 

Ativação do cálculo

Existem várias maneiras de executar o cálculo:

1.Na operação "Encadernação", o cálculo do corte intermediário pode ser ativado permanente­mente para o produto parcial. Esse ajuste garante que o cálculo do corte intermediário seja exe­cutado novamente no caso de alterações no produto parcial.

Gapcomputation_Bild4.png

 

2.Na operação "Esquemas", esquemas individuais podem ser excluídos deste sistema automático (1).

Gapcomputation_Bild5.png

 

3.O cálculo do corte intermediário pode ser realizado manualmente usando o botão "Calcular cor­tes intermediários" (2) na operação "Esquemas". O botão está ativo quando o automático no passo "Encadernação" é desligado ou o esquema atual é excluído.

4.Ao importar o JDF sem um modelo de produto parcial, o cálculo automático de corte interme­diário pode ser ativado nos pré-ajustes. Esse ajuste garante que o cálculo automático de corte intermediário na operação "Encadernação" seja ativado no produto parcial resultante.

Gapcomputation_Bild6.png

 

5.Na importação JDF com um modelo de produto parcial, o modelo de produto parcial pode ser usado para definir qual ajuste é usado. A opção "Usar na importação de JDF" está disponível na operação "Encadernação". Se esta opção estiver ativa, é usado o ajuste para o cálculo automá­tico dos cortes intermediários do modelo do produto parcial. Caso contrário, é usado o ajuste dos pré-ajustes.

Gapcomputation_Bild10.png

 

Parametrização e cálculo

As margens calculadas e os cortes intermediários consistem em duas partes. Uma parte estática, inserida permanentemente, e uma parte dinâmica, que depende do espaço disponível e das restri­ções ajustáveis. Essas duas partes são adicionadas.

Parte estática

Margens de recorte

Na operação "Páginas de amostra", podem ser definidas margens adicionais para todas as páginas de amostra. "Dentro" indica a margem na lombada, "fora" a margem oposta e "superior" e "inferior", cada uma na parte superior e inferior da página.

Gapcomputation_Bild2.png

 

Margem de pinças alceadeira (pré-dobra / pós-dobra)

Para que as alceadeiras possam segurar uma folha dobrada para que a folha dobrada se abra no meio e seja corretamente colocada na corrente, dependendo do tipo de alceadeira ou de ajuste, é necessária uma margem adicional do lado de fora de todas as páginas, antes da dobra central (pré-dobra) ou depois da dobra central (pós-dobra). Essa margem pode ser definida na operação "Enca­dernação". Se esse ajuste estiver ativo, será adicionada uma margem a todas as páginas, antes ou depois da dobra central, além da margem de recorte "Fora" definida na página de amostra.

Gapcomputation_Bild3.png

 

Parte dinâmica

Na operação "Encadernação", é possível definir ajustes para a parte dinâmica do cálculo do corte intermediário.

Máximo recorte de cabeça

Se esta opção estiver ativa, as margens ou cortes intermediários na parte superior da página só serão ampliados pelo máximo valor definido. Se possível, o restante do espaço é distribuído pelos recorte de pé. A limitação do recorte de cabeça pode ser necessária para alceadeiras e encadernadoras que alinham as folhas dobradas à cabeça. Esse ajuste, juntamente com o ajuste "Máximo recorte de pé" ou "Máximo corte intermediário", pode levar ao fato de que toda a área disponível não possa ser usada.

Recorte máximo de pé

Análogo ao máximo recorte de cabeça para restrição do recorte de pé. Necessário para alceadeiras e encadernadoras que alinham a folha dobrada ao pé. Sob certas circunstâncias, esse ajuste também pode resultar no fato de que toda a área disponível não seja usada.

Corte máximo intermediário

Limita a proporção dinâmica de todas as margens e cortes intermediários. A menos que os valores sejam definidos explicitamente para o máximo recorte de cabeça ou de pé. Sob certas circunstân­cias, esse ajuste também pode resultar no fato de que toda a área disponível não seja usada.

Zona livre no topo

Se aqui for inserido um valor positivo, os cortes intermediários e margens das folhas dobradas serão ampliados apenas de tal maneira que permaneça uma área livre na parte superior da folha de impressão.

Considerar margens das pinças e bordas não imprimíveis

Outro ajuste que pode influenciar o cálculo do corte intermediário está na operação "Chapas". A opção "Considerar as as margens de pinça e as margens não imprimíveis" deve garantir que o con­teúdo da página não esteja na área não imprimível. Sob certas circunstâncias, isso só pode ser alcan­çado se as margens e os cortes intermediários não forem direcionados para a margem do papel.

Gapcomputation_Bild8.png

 

Pré-configurações

Para novos produtos parciais, a parametrização do cálculo do corte intermediário pode ser feita nas configurações padrão:

Gapcomputation_Bild7.png