Portal Services na administração do cliente

A seguir descreve-se os aspectos específicos da gestão de clientes a nível do Portal Services.

O que são usuários externos e internos?

Para Portal Services, é feita uma distinção entre usuários internos e externos.

Por razões técnicas, durante a criação de usuários para o Portal Services existe uma intersecção da gestão de clientes e de usuários.

Usuários internos: Estes são todos os usuários do Prinect Integration Manager, ou seja, da empresa de produção.

Os usuários internos são sempre criados na gestão de usuários (Administração > Ajustes > Usu­ários).

Usuários externos: Estes são todos os usuários por parte do cliente.

Os usuários externos são sempre criados na administração do cliente (Administração > Ajustes> Clientes). Sempre que criar uma pessoa de contacto para um cliente, pode configurar uma conta de usuário externa para esta pessoa. Este usuário externo fica imediatamente visível na gestão de usuários.

Estrutura da gestão de clientes

No gráfico a seguir pode ver um exemplo de como pode ser criado um cliente com diferentes tipos de contacto e pessoas.

portal_services01582.jpg

 

"Cliente": Comece por criar um cliente. O cliente representa a empresa ou a organização.

"Tipo de contato": O tipo de contato subdivide a empresa em várias zonas. Regra geral, a um tipo de contacto são atribuídas pessoas. Mas também pode criar tipos de contato sem pessoas. Cada cliente obtém automaticamente o tipo de contato "Cliente". Isto não pode ser apagado. Todos os outros tipos de contato para este cliente podem ser criados ou apagados por si.

"Pessoa": Uma pessoa pertence sempre a um tipo de contato. As pessoas formam os colabora­dores do cliente. Para este tipo de contato "Cliente" só pode definir uma pessoa.

"Usuário" (somente Portal Services): Para trabalhar com o Portal Services, você precisa de usu­ários externos. Se na gestão de clientes criar um tipo de contacto com uma pessoa, pode con­figurar imediatamente uma conta de usuário para um usuário externo, associado a esta pessoa. Este usuário externo fica imediatamente visível na gestão de usuários.

Pode ver acima no gráfico, que a pessoa B tem atribuídos os dois tipos de contato A e B. Apesar de ter vários tipos de contacto, possui a mesma conta de usuário.

Agências

Para cada cliente pode ser definida a característica de que pode funcionar também como agência (ver Menu de contexto cliente > "Características" (Entrada do cliente na tabela do cliente > tecla direita do mouse) ponto "Agência").

Funcionar como agência significa trabalhar para outro cliente como prestador de serviços. Isto está sempre relacionado com a encomenda. Ou seja, aquando da elaboração da encomenda, a mesma pode ser atribuída a uma agência (ver Específico da encomenda: Selecionar agência quando da criação da encomenda ).

No gráfico a seguir pode ver um exemplo de como os clientes e as agências podem estar interligados.

portal_services01585.jpg

 

No Integration Manager cria-se uma encomenda 1 para cliente 1. Você atribui à esta encomenda a agência "Cliente 2" na criação de encomenda. Ou seja, o cliente 2 deve funcionar como agência "Cliente 2" para esta encomenda 1.

Como consequência, todos os usuários da agência "Cliente 2" têm os mesmos direitos de acesso à encomenda 1 que o cliente 1.

O cliente 2 pode trabalhar simultaneamente para vários clientes na qualidade de agência. Assim, ao elaborar a encomenda 3 para o cliente 3, pode também atribuir aqui o cliente 2 como agência "Cliente 2". Nesse caso, a agência "Cliente 2" tem direitos de acesso às encomendas 1 e 3.