Na guia "Imagem" você pode acrescentar imagens, que existem no formato PDF ou JPG. Estes são dispostos de modo dinâmico como os códigos de barra ou curingas de texto.
Selecione a fonte de imagem. Em seguida, clique na imagem de pré-visualização e puxe-a para a posição desejada. Na janela Info são indicadas largura e altura de pixel, assim como, a resolução da imagem.
![]()
|
Com referência a este tema existe também um vídeo. Configuração dinâmica de imagens com o código de barras e VDPEditor. Visão geral de todos os tutoriais em vídeo: Prinect Video Tutorials PDF Toolbox. |
Fonte de imagens
Selecione o local de armazenamento da imagem ou das imagens variáveis.
Para o iVDP Labelfire imagens variáveis não fazem sentido, porque a velocidade de impressão é freada com o maior esforço de cálculo. Veja Diferença entre PDF/VT e iVDP. Estas opções não são acinzentadas para iVDP.
•Caminho do arquivo de arquivos de curingas
Selecione esta opção quando os locais de salvamento das imagens existem num arquivo CSV. Esta é selecionada na guia "Curinga". Caso os caminhos de arquivo no arquivo CSV sejam incompletos, ou seja p.ex. contenham apenas o nome do arquivo, pode ser indicado adicionalmente o caminho "Root".
•Imagens do diretório (não para iVDP)
Selecione esta opção quando as imagens estiverem salvas numa pasta. Não deve existir ali um outro arquivo, além dos arquivos de imagem. As imagens são inseridas em ordem alfabética.
•Imagem do arquivo
Selecione esta opção se você quiser inserir uma determinada imagem. Ajuste aqui o caminho da imagem.
Atribuição do conjunto de dados (não para iVDP)
No caso de vários curingas iguais em uma página você pode atribuir aqui o conjunto de dados. Entre primeiro o número do conjunto de dados e em seguida clique no curinga. Veja também Atribuição do conjunto de dados (não para iVDP)
Pré-visualização conjunto de dados
No caso de imagens variáveis você pode comutar entre as imagens na "Pré-visualização do conjunto de dados".
Esta subguia permite gerar vários designs com pouco esforço.
Para isso, os blocos são recortados de uma imagem maior. Um conjunto de dados com o número definido de pastilhas é então criado a partir de uma imagem. Estes podem ser ainda mais variados por rotação, espelhamento e um deslocamento para X e Y. Para cada conjunto de dados é selecionado aletoriamente um bloco que recebe uma rotação ou espelhamento aleatório.
X / Y
Aqui você insere o número de partes em que a imagem deve ser dividida nas direções X e Y.
Por exemplo, se você tiver uma imagem na qual 20 blocos adjacentes estão dispostos em 4 linhas e 5 colunas, digite "5" para X e "4" para Y. Você receberá um conjunto de dados com 20 blocos aleatórios de uma imagem.
Deslocamento
Aqui você insere a porcentagem pela qual o bloco pode ser compensado aleatoriamente. O padrão 100% não corresponde a nenhum deslocamento. Em 10%, por exemplo, a seção da imagem muda aleatoriamente em incrementos de 10, o que significa que muitas variações são possíveis e é gerado um respectivo conjunto de dados maior. Quanto menor a porcentagem, mais variações são possíveis.
O deslocamento só pode ser utilizado se o valor de X ou Y for maior que 1, pois só assim é possível deslocar o trecho da imagem.
Rodar
Ative esta opção se os blocos também precisarem ser girados em etapas de 90°. A rotação acontece aleatoriamente.
Quando a rotação é ativada, o conjunto de dados é ampliado em um fator de 4 (0°, 90°, 180° oder 270°).
Refletir:
Ative esta opção se os blocos também devem ser espelhados horizontalmente ou verticalmente. A reflexão acontece aleatoriamente.
Quando o espelhamento é ativado, o conjunto de dados é ampliado por um fator de 3 (não, espelhamento horizontal ou vertical).
Para ajustar a posição e o tamanho, você pode entrar os valores numéricos nos respetivos campos. Ative a opção "Escalonar proporcionalmente" para que a relação entre comprimento e largura permaneça inalterada.
Você pode determinar o ponto de referência para as coordenadas de posição na barra de ferramentas. Veja Ponto de referência para a dimensão.