Aqui encontra regras de verificação que correspondem às cores e espaços cromáticos do conteúdo de páginas. Mensagens de erros correspondem sempre aos objetos de páginas.
Estão disponíveis os seguintes guias:
A cor da marca "All" é usada no quadro de forrmato final
Com a cor de marca "All" é pintado em cada separação a a ser impressa, 100% de cor. Dentro do quadro de formato final(TrimBox) geralmente é indesejável a utilização de "All", pois é aplicada tinta demais.
Isto pode ser alterado automaticamente, se for selecionado na lista de seleção ao lado.
Funções de seleção:
"Conservar", "Remover", "Alterar para K", "Alterar para CMYK".
Contém cinza colorido (R=G=B ou C=M=Y, K=0)
RGB cinza ou CMYK podem com o uso de produtos da Heidelberg (Prinect Integration Manager ou Prinect Color Editor) ser alterados para preto CMYK, propiciando uma qualidade vastamente melhor de impressão.
•"Converter para cinza"
Contém 4 cores CMYK Preto
Verifica se está presente um preto que consiste em CMY além do extrato K, e converte-o automaticamente para K se desejar. O CMYK preto de 4 cores é normalmente criado por uma gestão de cor não intencional desde o preto ao CMYK.
•"Alterar para K"
Verifica se 100% preto foi enriquecido com ciano, magenta ou amarelo (" preto negrito"). O preto negrito é usado para obter um preto particularmente escuro na impressão.
•"Alterar para K"
Com esta opção, preto negrito pode ser convertido automaticamente para 100% K.
Contém modelo repetido (espaço de cor padrão)
Esse parâmetro verifica se existem modelos repetidos (por ex., tapetes com os mesmos elementos).
![]()
|
Indicação: Espaços de cores repetidos (Pattern) não podem ser trapped. Pattern podem ser usados como elementos de criação. |
Cobertura máxima de superfície em elementos está acima de (%)
Esse parâmetro verifica se a aplicação de tinta máxima ultrapassa o valor prescrito para um elemento de gráfico individual e opcionalmente também para imagens. As cores do tipo "Transparente" e "A linha" são excluídas do cálculo. O valor para a cobertura de superfície resulta da soma dos valores de cobertura de superfície de cada excerto de cores. Assim o valor máximo teórico para a cobertura de superfície no espaço cromático CMYK é 400%. Uma encomenda de cores produzida com a impressão sucessiva de elementos individuais não pode ser determinada corretamente para essa verificação.
•Conferir imagens
Se essa opção estiver ativada, imagens serão verificadas quanto à ultrapassagem da cobertura máxima da superfície. Para que tal verificação seja realizada corretamente, as imagens precisam conter um número mínimo de pixels - não necessariamente associados uns aos outros. Você determina esse valor no campo "Área de imagem abrange pelo menos (Pixel)".
A cobertura máxima de área na página está acima (%)
Este parâmetro verifica se a máxima cobertura de área de uma página excede o valor especificado.
A máxima aplicação de cor dentro do quadro de formato final para a página renderizada na resolução selecionada é verificada. Em contraste com o teste relacionado ao elemento, a impressão sobreposta e a transparência também são levadas em consideração. O número mínimo definido de pixels - não necessariamente contíguos - deve ser alcançado para que seja relatada uma área de cobertura grande demais. Atenção: este teste é demorado.
•Resolução
Esta resolução é usada para calcular a cobertura da área. Um valor mais alto aumenta o tempo de cálculo.
•A área compreende pelo menos (pixels)
Para minimizar falsos alarmes, a área deve pelo menos exceder o número especificado de pixels para atender ao critério de teste.
Contém cores RGB
Cores RGB de dispositivos (DeviceRGB) pertencem aos espaços cromáticos independentes do dispositivo e são proibidas em PDF/X (exceção: o espaço cromático OutputIntent tem o tipo RGB). Cores RGB de aparelho devem ser comutados para a publicação impressa por meio de gerenciamento de cores e perfis RGB ICC apropriado para o espaço cromático de impressão.
Contém cores CIE L*a*b ou RGB calibrado
As cores independentes do aparelho aqui verificadas são CIELab, RGB calibrado e ICCBased(RGB). Cores independentes do aparelho são proibidas no PDF/X-1a e permitidos no PDF/X-3. Cores independentes do aparelho devem ser comutadas para a impressão através do gerenciamento de cores para o espaço cromático de impressão.
Contém cores CMYK com perfil ICC
CMYK com perfil ICC (ICCBased (CMYK)) pertencem às cores independentes do aparelho, são proibidas em PDF/X-1a e permitidas em PDF/X-3. Para a publicação impressa normalmente essas cores também são transformadas em espaço cromático de impressão por meio de gerenciamento de cores. Isso geralmente gera resultados indesejados, porque p. ex. "preto colorido" é produzido. Com produtos de Heidelberg (Prinect Integration Manager ou Prinect Color Editor) se pode transformar opcionalmente ICCBased (CMYK) - sem gerenciamento de cores - para CMYK de aparelhos, para que se evite alterar os valores cromáticos.
Contém perfil ICC idêntico ao PDF/X-Output-Intent
Se forem usados perfis idênticos nas imagens e como saída PDF/X Intent, podem ocorrer resultados indesejados depois do gerenciamento de cores.
Contém cinza calibrado
Cinza calibrado e cinza com perfil ICC (ICCBased (cinza)) pertencem às cores independentes do aparelho, são proibidas em PDF/X-1a e permitidas em PDF/X-3. Para a publicação impressa normalmente essas cores também são transformadas em espaço cromático de impressão por meio de gerenciamento de cores. Isso geralmente gera resultados indesejados, porque p. ex. "preto colorido" é produzido.
Com o Prinect Integration Manager essas cores podem ser diretamente transformadas - sem gerenciamento de cores - em CMYK de aparelho de modo que se evitam alterações nos valores de cores.
Contém cores de múltiplos canais com perfil ICC (NChannel)
Esse parâmetro verifica se em um documento existem objetos no espaço cromático "NChannel". NChannel é uma extensão do espaço cromático multi-canal dependente de aparelho (DeviceN). Essa extensão foi introduzida com o PDF 1.6.
Um espaço cromático aparelho N é uma combinação de até oito cores de separação diferentes, p. ex. HexaChrome, combinada de C, M, Y, K, Green e Orange. Em um espaço cromático aparelho N as cores especiais podem ser combinadas com quaisquer cores de processo. Teoricamente portanto p. ex. DeviceRGB pode ser combinado com uma cor PANTONE®.
NChannel não é eventualmente interpretado corretamente por sistemas de saída mais antigos e não é permitido no PDF/X.
Aqui você encontra critérios de verificação que correspondem a provas regressivas de cores e cores especiais.
Contém C, M, Y, K
Com isto pode verificar diretamente a existência de cores CMYK.
A quantidade das cores especiais é
Esse parâmetro verifica se em um documento o número de cores especiais diverge de um valor prescrito ou bate com um valor prescrito (dependendo da condição configurada). Nessa verificação, só as cores especiais são contadas, mas não as cores de processo CMYK.
Além disso, pode ser diferenciado entre as diversas cores especiais:
"Normal e opaco", "Transparente" e "DieLine".
A coloração não é uniforme em todas as páginas
Verifica, em todas as páginas, a atribuição uniforme.
Além disso, pode ser diferenciado entre as diversas cores especiais:
"Normal e opaco", "Transparente" e "DieLine".
Cor especial definida várias vezes
A especificação PDF permite a definição de diferentes espaços de cores alternativos para a mesma cor especial. Isto pode causar resultados indesejados se essa cor for imprimida com cor alternativa.
Diferentes cores especiais usam a mesma receita de cor
Este critério verifica se há cores especiais diferentes baseadas em uma receita de cor idêntica.
As cores especiais que usam a mesma receita de cores devem ser agrupadas antes da saída para evitar separações desnecessárias.
Cor especial não existe nas tabelas de cores
Verifica se as cores especiais existem nas tabelas de cores atuais.
A cor especial "None" está sendo usada
Elementos na cor especial "None" são invisíveis e podem causar resultados indesejados na saída.
As conseqüências da cor especial "None" são visíveis depois do PDF ser processado com o Color Management.
Adicionalmente verificação de cor dentro da moldura de formato final
As verificações de cores do Preflighter tem uma faixa de tolerância referente à distância em relação ao TrimBox. Em baixo você pode alterá-lo manualmente, caso o valor básico ajustado de 3,5mm produza mensagens de erro indesejadas.
Contém cores especiais com conflitos de nome
Aqui é verificado se existem no documento várias cores especiais com o mesmo nome mas com escrita diferente (por ex., Verde, VERDE, verde...).
Diferentes modos de escrita podem causar problemas na produção: O Prinect Integration Manager analisa nomes de cores conforme a escrita exata, o Prinect MetaDimension não.
Podem ocorrer conflitos em nomes de cores p. ex. se os nomes de cores só se distinguem pelo uso de maiúsculas ou minúsculas (Verde, VERDE, verde) ou se cores PANTONE® estiverem definidas com o mesmo número, mas com extensão diferente (p. ex. 125 C e 125 CV). Sem outra intervenção, tais cores especiais serão tratadas como diferentes, ou seja, cada vez serão expostas chapas de impressão próprias, o que normalmente é indesejado.
O nome da cor especial contém caracteres não-ASCII
O nome da cor especial contém caracteres que não pertencem ao conjunto de caracteres ASCII.
Através da ativação da opção à direita da função "Renomear", os caracteres são substituídos automaticamente em seu conjunto de caracteres ASCII hexadecimal.
É utilizado o antigo nome de cor Pantone
Nomes de cores PANTONE® atuais têm as terminações C, M, U ou EC, PC, HC. Os velhos nomes de cores acabou no CV, CVC e CVU
Não será verificado se a cor é encontrada nas tabelas de cores PANTONE® atuais.
Nome de cor Pantone não permitido está sendo usado
Esse parâmetro verifica, se em um documento estão sendo usados nomes de cores PANTONE® proibidos. São proibidos p. ex. nomes de cores PANTONE® sem terminação (p.ex. "PANTONE 125" em vez de "PANTONE 125 C").
Além disso os nomes de cores precisam começar com letras maiúsculas. Não será verificado se as cores são encontradas nas tabelas de cores PANTONE® atuais.
Nome de cor HKS está sendo usado
Esse parâmetro verifica se em um documento estão sendo usados nomes de cores HKS® proibidos. São proibidos p. ex. nomes de cores HKS® sem terminação (p. ex. "HKS 12" em vez de "HKS 12 K"). Além disso os nomes de cores precisam começar com letras maiúsculas. Não será verificado se as cores são encontradas nas tabelas de cores HKS® atuais.
Cor especial não é...
Podem ser controlados nomes dados pessoalmente.
Esse parâmetro verifica se em um documento uma cor está definida como "branco CMYK de sobreimpressão".
Branco CMYK sobreimpresso é uma cor sem nenhum efeito no conteúdo da página. Isto é frequentemente indesejado e pode causar um resultado de impressão indesejado. Indicação: também são reconhecidas cores especiais 0% com sobreimpressão. Branco sobreimpresso pode ser transformado com produtos Heidelberg (Prinect Integration Manager ou Prinect Color Editor) em branco a recortar.
•Conferir imagens
0% de cor especial sobreposta
Cores especiais 0% sobreimpressas normalmente são invisíveis. Elas provocam erros na saída se forem impressas com uma cor de processo alternativa (transformado em CMYK).
•Conferir imagens
Cinza sobre-impresso
Cinza de aparelho sobreimpresso não pode sobreimprimir cores CMY - ao contrário que os usuários pensam - abaixo conforme as especificações do PDF. Esse é o comportamento desejado. Cinza aparelho sobreimpresso pode ser transformado com produtos Heidelberg (Prinect Integration Manager ou Prinect Color Editor) na cor de processo preto sobreimpresso.
Cor especial do tipo "Normal" ou "Opaca" sobreimpressa
Esse parâmetro verifica se em um documento estão definidas cores especiais com a propriedade "sobreimpressão".
Cores especiais sobreimpressas são problemáticas na publicação impressa se não forem impressas como separação de cor separado, mas através de sua cor de processo alternativa. A característica de sobreimpressão normalmente não pode ser reproduzida corretamente.
A cor especial do tipo "DieLine" ou "Transparente" cortada para fora
Cores transparentes, tais como vernizes e contornos de corte não podem perfurar o fundo.
Elemento CMYK sobre-impresso com perfil ICC
Aqui é verificado se foi encontrado um elemento CMYK com perfil embutido que simultaneamente está sobreimpresso. Um elemento CMYK (gráfico ou texto) com perfil ICC, na saída não tem um comportamento singular se ao mesmo tempo estiver ativado o modo de sobreimpressão (OPM=1).
No formato PDF/X-4 isto não é permitido.
Outra cor sobre-impressa
Esse parâmetro verifica se em um documento estão definidas cores com a propriedade "sobre-impressão".
A linha preta está perfurante ou abaixo (pt)
Este parâmetro verifica se há linhas pretas perfuradas e mais estreitas do que o valor inserido no PDF.
Linhas pretas finas devem ser definidas para impressão sobreposta de forma que não haja franjas e flashes de cor.
A linha fina usa mais separações de cor do que ... e está abaixo (pt) ...
Este critério verifica se as linhas finas com largura abaixo do valor definido consistem em mais de uma separação de cores. Nesse caso, problemas de registro podem resultar em listras coloridas.