Com o novo editor de código de barras podem agora criadas pelo Prinect Signa Station as fontes de códigos de barras e adicionalmente o sistema de códigos para máquinas de colagem de caixas dobráveis.
Especialmente na impressão de embalagem trabalha-se com códigos de margem de cola e/ou marcas de cotejamento para evitar contaminações de tipos. Trata-se de sistemas especiais de código, que também podem ser criados através do editor de código de barras.
Com o editor de código de barras podem ser criadas marcas de código de barras, que podem substituir códigos de barras falhos na repetição/no conteúdo.
Com este editor de código de barras você cria/processa uma "Marca de código de barras", que é salvo enquanto recurso sob "Marcas".
O editor de código de barras pode ser iniciado nos seguintes pontos:
•No menu principal: "Arquivo > Criar recursos > Nova marca > Marca de código de barras... > Fonte"
•No menu principal: "Trabalhos & Recursos > Marcas" > abrir o menu de contexto > "Nova Marca > Marca de código de barras > Fonte"
•Duplo clique em uma marca de código de barras existente.
Veja para tal as descrições na seção "Editores para marcas, faixas de controle de cor, faixas de recepção de cor":
•Área "Generalidades > Atributos
•Carregando o recurso ’Marcas’ no trabalho
•"+"-Lente de aumento: aumentar a representação gráfica com zoom
•"-" -Lente de aumento: reduzir a representação gráfica com zoom
•Disposição dos tipos de fontes comuns no mercado e dos sistemas de códigos para criação/processamento de uma marca de código de barras.
•Na área inferior são representadas informações referentes ao tipo de fonte de código de barras selecionado.
•O texto da marca pode ser escondido, caso desejado.
Estabelecer uma marca de código de barras
1.Iniciar o "Editor de código de barras" como descrito acima. Abre-se o Editor de código de barras:
2.Selecionar primeiramente, através do botão de opção para o "tipo de letra", se deseja criar um código de barras (DataMatrix/Código QR, veja também Explicações sobre Código DataMatrix/QR) ou código binário (por ex. marca da margem de cola para linguetas de cola de caixas dobráveis).
3.Selecionar, em seguida, o tipo de código de barras necessário, do campo de listas "Código 128".
4.Sob "Curinga" selecione na área texto os curingas "Número da encomenda (jobid) e número de folha dobrada (Sheetregionno) para substituir a marca de código de barras WST-5 existente.
5.Selecione a largura de módulo, aqui no exemplo: "SC1". Corresponde à resolução de seu escaneador de código de barras.
Nota: Se selecionar a entrada "Definido pelo usuário" como "Largura do módulo", a marca pode ser livremente escalonada.
6.Entre a altura do módulo (o comprimento das barras curtas), no exemplo 0,635 cm).
7.Sob o nome de marca entre p.ex. "WST-5_neu".
8.Com um clique em "Salvar" a marca fica arquivada nos recursos.
9.A marca de código de barras WST-5 recém criada pode substituir a marca de código de barras WST-5 do grupo padrão.
Assim as fontes IDAutomation não são mais necessárias para esta aplicação.
Nota: Código PZN (código farmacêutico central): A partir de 01.01.2013 o código PZN é estendido de 7 para 8 dígitos. Prinect Signa Station prevê para ambas as variantes um código de barras. É possível gerar tanto um PZN-7 como também um código PZN-8. Códigos PZN antigos são automaticamente exibidos como código PZN-7.
Explicações sobre Código DataMatrix/QR
Os códigos de barras bidimensionais DataMatrix e Código QR-Code são apoiados no editor do código de barras da Prinect Signa Station. O código de barras DataMatrix é um código de área bidimensional, com o qual podem ser codificados até 3116 símbolos. Com o código QR podem ser codificadas até 7089 cifras decimais. A informação é codificada em uma área muito compacta, na sua maioria quadrada, por vezes, retangular, como um padrão de pontos. Os dois códigos são mais compactos do que o código de barras e a leitura da imagem e a descodificação da informação, são, apesar disto, muito mais seguras do que as do código de barras.
Como possibilidades de parametrização estão disponíveis a dimensão, que com algumas exceções, é quadrada e a codificação. Atualmente, os códigos são os seguintes: ASCII, Base 256, C40 e texto. Atualmente são possíveis no Código QR codificações numéricas, alfanuméricas, Byte (Latin-1) e Byte (UTF-8). Adicionalmente pode ser selecionada uma etapa para correção de erro.
Indicações sobre códigos binários
O código binário pode ser fornecido com um triângulo retângulo como um sinal de começo e / ou de parada, por exemplo, para determinação do passador na máquina de colagem de caixas dobráveis. O espaçamento dos triângulos ao código real pode ser definida por meio do campo de entrada, a altura do triângulo ajusta a altura do código de barras.