Editor de código de barras 

Com o novo editor de código de barras podem agora criadas pelo Prinect Signa Station as fontes de códigos de barras e adicionalmente o sistema de códigos para máquinas de colagem de caixas dobráveis.

Especialmente na impressão de embalagem trabalha-se com códigos de margem de cola e/ou mar­cas de cotejamento para evitar contaminações de tipos. Trata-se de sistemas especiais de código, que também podem ser criados através do editor de código de barras.

Com o editor de código de barras podem ser criadas marcas de código de barras, que podem subs­tituir códigos de barras falhos na repetição/no conteúdo.

Com este editor de código de barras você cria/processa uma "Marca de código de barras", que é salvo enquanto recurso sob "Marcas".

O editor de código de barras pode ser iniciado nos seguintes pontos:

No menu principal: "Arquivo > Criar recursos > Nova marca > Marca de código de barras... > Fonte"

No menu principal: "Trabalhos & Recursos > Marcas" > abrir o menu de contexto > "Nova Marca > Marca de código de barras > Fonte"

Duplo clique em uma marca de código de barras existente.

Área ’Geral’

Veja para tal as descrições na seção "Editores para marcas, faixas de controle de cor, faixas de recep­ção de cor":

Área ’Geral’

Área "Generalidades > Atributos

Carregando o recurso ’Marcas’ no trabalho

Área de gráfico

"+"-Lente de aumento: aumentar a representação gráfica com zoom

"-" -Lente de aumento: reduzir a representação gráfica com zoom

Disposição dos tipos de fontes comuns no mercado e dos sistemas de códigos para criação/pro­cessamento de uma marca de código de barras.

Na área inferior são representadas informações referentes ao tipo de fonte de código de barras selecionado.

O texto da marca pode ser escondido, caso desejado.

Estabelecer uma marca de código de barras

1.Iniciar o "Editor de código de barras" como descrito acima. Abre-se o Editor de código de bar­ras:

barcode_neu001.png

 

2.Selecionar primeiramente, através do botão de opção para o "tipo de letra", se deseja criar um código de barras (DataMatrix/Código QR, veja também Explicações sobre Código DataMatrix/QR) ou código binário (por ex. marca da margem de cola para linguetas de cola de caixas dobráveis).

3.Selecionar, em seguida, o tipo de código de barras necessário, do campo de listas "Código 128".

4.Sob "Curinga" selecione na área texto os curingas "Número da encomenda (jobid) e número de folha dobrada (Sheetregionno) para substituir a marca de código de barras WST-5 existente.

5.Selecione a largura de módulo, aqui no exemplo: "SC1". Corresponde à resolução de seu esca­neador de código de barras.

IconNote00202.png

Nota: Se selecionar a entrada "Definido pelo usuário" como "Largura do módulo", a marca pode ser livremente escalonada.

6.Entre a altura do módulo (o comprimento das barras curtas), no exemplo 0,635 cm).

7.Sob o nome de marca entre p.ex. "WST-5_neu".

8.Com um clique em "Salvar" a marca fica arquivada nos recursos.

barcode_neu002.png

 

9.A marca de código de barras WST-5 recém criada pode substituir a marca de código de barras WST-5 do grupo padrão.
Assim as fontes IDAutomation não são mais necessárias para esta aplicação.

IconNote00203.png

Nota: Código PZN (código farmacêutico central): A partir de 01.01.2013 o código PZN é estendido de 7 para 8 dígitos. Prinect Signa Station prevê para ambas as variantes um código de barras. É possível gerar tanto um PZN-7 como também um código PZN-8. Códigos PZN antigos são automaticamente exibidos como código PZN-7.

Explicações sobre Código DataMatrix/QR

Os códigos de barras bidimensionais DataMatrix e Código QR-Code são apoiados no editor do código de barras da Prinect Signa Station. O código de barras DataMatrix é um código de área bidimensio­nal, com o qual podem ser codificados até 3116 símbolos. Com o código QR podem ser codificadas até 7089 cifras decimais. A informação é codificada em uma área muito compacta, na sua maioria quadrada, por vezes, retangular, como um padrão de pontos. Os dois códigos são mais compactos do que o código de barras e a leitura da imagem e a descodificação da informação, são, apesar disto, muito mais seguras do que as do código de barras.

barcode-editor-dm.png

 

Como possibilidades de parametrização estão disponíveis a dimensão, que com algumas exceções, é quadrada e a codificação. Atualmente, os códigos são os seguintes: ASCII, Base 256, C40 e texto. Atualmente são possíveis no Código QR codificações numéricas, alfanuméricas, Byte (Latin-1) e Byte (UTF-8). Adicionalmente pode ser selecionada uma etapa para correção de erro.

Indicações sobre códigos binários

O código binário pode ser fornecido com um triângulo retângulo como um sinal de começo e / ou de parada, por exemplo, para determinação do passador na máquina de colagem de caixas dobráveis. O espaçamento dos triângulos ao código real pode ser definida por meio do campo de entrada, a altura do triângulo ajusta a altura do código de barras.

Barcode-Triangles.png