Nesta guia são especificados valores padrão para as típicas funções práticas. Os valores especificados servem apenas para simplificar os processos de trabalho e podem ser alterados posteriormente a qualquer momento no trabalho.
Além disso, podem ser estabelecidas determinadas opções para funções especiais, que facilitam ou otimizam um determinado processo de trabalho.
Refile
O valor padrão para o refile corresponde a 3 mm.
Mais detalhes sobre o tema refile podem ser encontrados sob Páginas-modelo .
na margem fresada
Condição básica: Como método de encadernação foi selecionada encadernação com cola.
O comportamento de refile junto à margem fresada pode ser alterado. Isto permite o manuseio de demandas especiais devidas a diferentes técnicas de colar.
Valores negativos implicam num espaço "sem cor" na beirada fresada de uma página.
Valores-padrão para gerar folha dobrada
Margem fresada mínima e máxima
A margem fresada define a área necessária para obter uma superfície de cola "lisa" exclusivamente no processo de encadernação "encadernação com cola".
O valor padrão para a "margem fresada mínima" corresponde a 2 mm, a "margem fresada máxima" a 3 mm.
Mais detalhes sobre o tema margem fresada podem ser encontrados sob Considerar a margem fresada.
Recorte máx. de cabeça/Corte máx. intermediário
Os valores especificados de recorte máximo de cabeça e de corte máximo intermediário definem a maior distância possível entre cortes intermediários em uma folha dobrada.
Os valores especificados na etapa "Esquemas" na função "Cortes intermediários automáticos".
Dobra mín. anterior/posterior / Dobra máx. anterior/posterior
Com os valores especificados de dobra mínima anterior/posterior e dobra máxima anterior/posterior você restringe respectivamente a margem de pinças a valores de áreas adequados, em conformidade com o processamento posterior da alceadeira-grampeadeira empregada.
O valor mínimo entrado é pré-definido na etapa "Encadernar" na função "Margem de pinças alceadeira". Não é possível entrar um valor mais elevado que o valor máximo.
Fator para espessura do papel
Valor especificado para o cálculo automático do deslocamento devido à espessura do papel. O valor pode ser alterado manualmente na etapa "Encadernar".
Este parâmetro define a marge livre na margem superior do papel durante o cálculo automático de corte intermediário. A superfície disponível para o cálculo automático de corte intermediário (normalmente esta é a largura e a altura do papel) é reduzida na altura por este valor. Os cortes intermediários são calculados de tal modo, que eles caibam na menor.
Devido a eventuais tolerâncias com referência a diferentes fornecedores de papel, faz sentido indicar esta borda no posicionamento vertical. Para em seguida efetuar um recorte de cabeça preciso no topo das páginas. Este corte deve então ser feito sempre.
Filtro com seleção de esquema
Quando da seleção de um esquema são indicados apenas aqueles, que cabem no papel selecionado e cujo número de páginas é menor ou igual ao número de páginas não colocadas.
Mais tarde, ao selecionar um esquema, p. ex. na operação “Esquemas", o filtro pode ser desligado.
Uma folha dobrada por folha de impressão
A opção "Uma folha dobrada por folha de impressão" é a pré-ocupação para a mesma opção na etapa "Esquemas > Divisão folha de impressão". Explicações, veja Uma folha dobrada por folha de impressão.
Sequência constante de folha de impressão
Na etapa "Esquemas > Todas as folhas dobradas" a sequência de folhas dobradas pode ser alterada por motivos de paginação, neste contexto é alterada também a sequência de folhas de impressão. Se a sequência de folhas de impressão deve ficar constante, ative o campo de opções.
Limitar as funções 'Transferir' no inspetor de páginas
Sob determinadas condições não é adequado transferir normas de posicionamento e marcas a todas as páginas no trabalho. Com a opção ativada você restringe a função às páginas da/do folha dobrada/bloco de montagem atualmente ativo.
Utilizar moldura do meio (Media Box) para posicionamento
Usualmente quando da importação de um arquivo de conteúdo PDF com moldura de formato final existente (Trim Box) (corresponde na Signa Station ao "formato final cortado") esta é utilizada como base para o posicionamento.
Porém, se você pretende utilizar a moldura de mídia (Media Box) de um modo geral, como base para o posicionamento, ative o campo de opções.
Num Prinect-Workflow não é permitido ativar o campo de opções.
Mais informações a este respeito você encontra no glossário e sob Regra de posicionamento para páginas atribuídas .
„Disposição automática" depois de carregar chapa de modelo produto parcial
Condição básica: Ambos os produtos parciais devem ser formas coletivas. Na operação "Chapas" deve estar ativa a opção "Forma coletiva".
Quando da importação a opção automatiza o botão "Arranjo automático" na operação "Esquemas > Divisão folha de impressão". Com referência à função veja a descrição sob Posição e alinhamento das repetições de folha dobrada (só forma coletiva).
Bloqueio automático para produto parcial
O produto parcial atualmente selecionado é travado de modo automático pela Signa Station em caso de alterações individuais junto ao produto parcial (p.ex. no inspetor de folha de impressão).
Se a opção não estiver ativada aqui, ela pode ainda ser estabelecida em separado na operação "Produto parcial" para todo produto parcial.
Com referência a explicações adicionais desta função, veja na operação "Produto parcial" sob Bloquear contra alterações.
Pré-ocupar as bordas dos novos blocos de montagem com o valor de refile
Quando esta opção está ativa, a criação de novos blocos de montagem sem modelo (= não há bloco de montagem selecionado) é feita com as bordas ajustadas no refile padrão. Quando o interruptor está desativado, as bordas são pré-ocupadas com 0.
Ao trabalhar com versionamento, as diferentes versões são criadas de modo padrão como combinação do nível base com os níveis subsequentes. Para criar versões sem nível base, pode ser utilizada no "Editor para versões" a função "Criar versão sem base". Caso as versões devam ser criadas de modo padrão sem o nível base, desative aqui nos pré-ajustes a opção "Criar versão com base". Neste caso o nível base existe, porém, não é atribuído a uma versão.
O pré-ajuste também é considerado quando da importação de um MIS-JDF.
Centralizar sujeito
Ao selecionar o tipo de formato "Virar (impressão retro e verso)" o sujeito é centrado em relação ao papel em todas as direções. Se a opção estiver desativada, o canto inferior do sujeito é posicionado com a distância de refile no início da impressão (linha azul).
No modo de trabalho "Embalagem" ou "Otimização coletiva > Otimização de folha Embalagem"
Os ajustes do sujeito na operação "Chapas" são pré-ajustados da seguinte forma:
![]()
|
Se a opção "Centrar sujeito" estiver ativada nos pré-ajustes, é usado o ajuste "Posicionar as matrizes de corte de forma centrada no papel". Todas as matrizes de corte são distribuídas uniformemente na respectiva direção e dispostas na íntegra no centro do papel ou na metade do papel. Se isso não for possível porque não há espaço suficiente, as matrizes de corte serão dispostas uma acima da outra e no meio do papel ou da metade do papel. |
![]()
|
Quando a opção está desativada, é usado o ajuste "Posicionar as matrizes de corte de forma horizontalmente centrada no papel e verticalmente na borda da pinça". |
No modo de trabalho "Otimização coletiva > Otimização de folha sem especificação de layout"
Os ajustes do sujeito na operação "Chapas" são pré-ajustados da seguinte forma:
![]()
|
Opção "Centrar sujeito" ativada nos pré-ajustes: O sujeito é posicionado horizontalmente e verticalmente no meio, independentemente das especificações de posicionamento de "Otimização > Ajustes adicionais...". A centragem refere-se à área especificada pelas margens em "Parâmetros de geometria para otimização de foha". |
![]()
|
Opção "Centrar sujeito" desativada nos pré-ajustes: O sujeito é posicionado horizontalmente no meio, a centragem refere-se à área especificada por "Margem esquerda" e "Margem direita". De acordo com as especificações de posicionamento, a vertical é posicionada dentro da área especificada por "Margem superior" e "Margem inferior" em "Parâmetros de geometria para otimização de folha". |
Veja Características especiais para "Chapas" no modo de trabalho "Otimização coletiva".
Considerar margens das pinças e bordas não imprimíveis
No cálculo automático do número de repetições, são consideradas a borda da pinça e as áreas para o início e fim da impressão, bem como as margens laterais, tal como definidas nos parâmetros da máquina. Se o sujeito, folha dobrada, refiles ou marcas estiverem em uma das áreas críticas durante a saída, você receberá uma mensagem de aviso. Esta opção também pode ser ativada / desativada para uma encomenda específica no passo de trabalho "Chapas" (ver Ajustes do sujeito).
Interruptor para gerenciamento de marcas
Marcas de controle de cor centradas na chapa
Posicionar marcas de controle de cor com o ajuste "Adaptação automática" automaticamente de modo centralizado na chapa de impressão.
Inverter a sequência de impressão das marcas
De modo padrão as marcas são emitidas na seguinte sequência:
1.marcas relacionadas à página
2.marcas relacionadas à folha dobrada
3.marcas relacionadas ao sujeito
4.marcas relacionadas ao papel
5.marcas relacionadas às chapas.
Isto significa, que as marcas relacionadas à chapas são impressas por cima das marcas.
Quando esta opção está ativa, as marcas são emitidas exatamente na sequência inversa, ou seja, as marcas relacionadas às páginas são emitidas por cima de todas as outras.
Nota: As predefinições restantes para o manuseio da marca são feitas nos recursos como conjuntos de marcas automáticas (explicações em Marcas automáticas).
•Incremento (deslocamento)
Define na janela de gráfico, ao deslocar p. ex. blocos de montagem, a distância que deve ser percorrida a cada clique numa tecla de seta.
Pré-ajuste: 1 mm por passo (clique numa tecla de seta)
•Incremento (escalonamento)
Definido em "Inspetor de folha de impressão > Marcas" ao escalonar marcas, utilizando as teclas de seta para alterar o valor que deve ser percorrido por cada clique em uma tecla de seta.
Valores padrão para páginas modelo (Regra de posicionamento)
Nos modos de trabalho existentes você pode indicar de modo padronizado a regra de posicionamento ao atribuir páginas/repetições. As possibilidades de seleção são "Da moldura de formato final" e "Centralizar".
Mais sobre a regra de posicionamento pode ser encontrado sob Regra de posicionamento para páginas atribuídas .
O pré-ajuste para o modo de trabalho "Imposição/Imposição automática" é "Da moldura de formato final", para "Embalagem" e "Montagem" o pré-ajuste é "Centralizar".
A representação da função encontra-se nos passos de trabalho "Embalagem" ou "Bloco de montagem" sob "Norma de posicionamento para repetição atribuída".