Lista das folhas de imposição de chapas selecionadas
São indicadas as folhas de imposição de chapas selecionadas para o produto parcial.
Através dos botões à direita você tem a possibilidade de carregar folhas de imposição de chapas (chapas de impressão), de substituí-las ou eliminá-las.
Nota: O formato do papel não é alterado. Caso o papel anteriormente definido seja demasiado grande após a substituição da chapa, surge uma mensagem de erro específica. Neste caso, altere primeiro o formato do papel e em seguida substitua a chapa.
![]()
|
Lixeira Clicando no botão da lixeira, a folha de imposição de chapas marcada na lista e seus valores são apagados do produto parcial. |
Nota: No caso de folhas de imposição de chapa com conjuntos de marcas automáticas em vez de marcas posicionadas manualmente, a guia "Marcas automáticas" é exibida ao lado da guia "Atributos", na qual a marca automática da folha integrada é posicionada e os elementos de controle de impressão posicionados automaticamente e seus ajustes são exibidos (veja Conjuntos de marcas automáticas Folhas de impressão).
Folha de imposição de chapa selecionada
Aqui é representada a folha de imposição de chapa atualmente selecionada com o respectivo tamanho.
Você também pode criar ou alterar folhas de imposição de chapa no menu "Trabalho & Recursos " sob "Folha de imposição de chapa", veja também Folhas de imposição de placa .
Só no modo de trabalho "Imposição".
Ativando este campo de opção podem ser posicionados diferentes folhas dobradas na folha de imposição de chapa.
A forma coletiva diverge das folha de imposição de chapa normais pelo fato de produzir um número exato de folhas de impressão, que é indicada no campo "Quantidade". Os esquemas de dobragem são posicionadas só na primeira folha de impressão, as demais são criadas de modo automático segundo o mesmo modelo.
Com a opção "Forma coletiva" ligada é desligada a função "Posição automática do sujeito".
A posição e disposição dos esquemas de dobragem é efetuada na operação "Esquemas" > Área de inspetor ativa "Divisão folha de impressão". Veja Divisão folha de impressão.
Quantidade
Só editável com campo de opção "Forma coletiva" ativo.
Aqui é definida a quantidade de folhas de impressão, que deve ser produzida com a folha de imposição de chapas.
Variantes de folhas de impressão
Só existente, quando se trabalha num trabalho com versões (inspetor de trabalho "Quantidade de níveis" >1, "Versões" mín. 1).
Você pode gerar várias variantes de folha de impressão a partir de uma folha de impressão. A diferença das variantes é a ocupação diferente das folhas de impressão (ou posições de páginas) com diferentes versões. Não existem outras diferenças entre as variantes. Este processo é semelhante a uma otimização de repetições. Você se orienta pela tiragem de cada versão, quando você combina as versões nas variantes de folha de impressão. Você se orienta pela tiragem de cada versão, quando você combina as versões nas variantes de folha de impressão.
Conteúdo no separador (só impressora a bobina digital)
Ativada esta opção, são considerados os separadores da emissão.
Quantidade de separadores (só impressora a bobina digital)
Entrada da quantidade, quantas vezes os diferentes separadores devem ser repetidos nas posições (também operável no inspetor de folha de impressão).
Norma de posicionamento para impressão do verso
Tipo de forma
Aqui pode ser alterada a regra para geração da folha de impressão verso.
•Forma individual (sem impressão no verso)
É a forma, quando a impressão frente consiste de chapas de impressão individuais e não devem ser criadas chapas de impressão para a impressão verso.
É a forma quando a impressão frente e a verso se encontram numa mesma chapa de impressão. (Através disto não é precisa uma chapa de impressão para o verso.) Após a impressão a pilha de papel é dobrada e é impresso o verso. O impressor não precisa colocar uma nova chapa de impressão.
Explicação "Virar": A pilha de folhas é virada da direita para a esquerda após a impressão. Agora é impressa a página ainda não impressa.
Vide "Virar forma individual", porém, a pilha de papel é revirada após a impressão
Explicação "Revirar": A (pilha de) folha é virada da frente para a trás após a impressão. Agora é impressa a página ainda não impressa.
•Revirar (equipamento de giro)
Para a impressão são criadas duas chapas de impressão, uma para impressão frente e outra verso. A pilha de folhas é virada da frente para trás após a impressão frente. Isto é feito através de um dispositivo de revirar na impressora.
•Virar (impressão frente e verso)
Para a impressão são criadas duas chapas de impressão, uma para impressão frente e outra verso. A pilha de folhas é virada da direita para a esquerda após a impressão frente.
Nota: No tipo de forma "Virar" (também forma individual) o sujeito é posicionado na chapa de impressão sempre fora/além da margem de pinças. A distância mínima entre sujeito e margem de pinças é igual ao recorte de página da página modelo esquerda. No tipo de forma "Revirar" (também forma individual) o sujeito é centrado de modo horizontal e vertical na chapa de impressão. Se esta centralização também for desejada com "Virar", é estabelecida uma marca sob "Pré-ajustes > Valores padrão" junto a "Centralizar sujeito".
Nota: Ativo somente ao selecionar o tipo de forma "Dobrar/inverter forma individual" em "Imposição/Imposição automática" e "Otimização coletiva"
Se forem posicionadas várias folhas dobradas numa folha de impressão, estes podem ser aqui distanciadas de modo definido, entrando o valor de distanciamento.
Definição de papel para a produção
Aqui é indicado o papel, que por ventura foi selecionado ao criar o trabalho e pode ser alterado para o trabalho atual.
Sob "Arquivo > Pré-ajustes > Geral" há a possibilidade de comutar a área "Nome" editável. Veja Editar nome do papel.
A espessura do papel tem influência sobre o deslocamento, veja também Deslocamento e inclinação.
Você também pode atribuir ou criar para este trabalhos outro tipo de papel existente com o botão de pasta à direita na janela "Selecionar papel". O mesmo aplica-se ao formato do papel.
Você também pode criar ou alterar formatos de papel no menu "Trabalho > Recursos > Recursos & Máquinas" sob "Papéis", ou ainda, "Formatos de páginas e papel", veja também Formatos de páginas e papel.
Nota: Se um papel for selecionado com uma altura especificada como "0", o campo "Altura" muda para "Seção" e é pré-ocupado com a entrada para "Seção do papel" da folha de imposição de chapa.
Ao selecionar um papel a partir do banco de dados do MDS, o formato do papel atual no trabalho é substituído por padrão pelo formato de papel memorizado no MDS.
Visto que este comportamento padrão não é sempre desejado, a dimensão existente do papel permanece agora com a opção definida.
Condição básica: Sob "Arquivo > Pré-ajustes > Interface do usuário" deve ter sido ativado o campo de opções "Elementos de controle para bobina múltipla visíveis".
Só recomendável na impressão a bobina.
Pode ser definida a largura de bobinas específicos no caso de bandas múltiplas (lista de seleção ao lado).
Condição básica: Sob "Arquivo > Pré-ajustes > Interface do usuário" deve ter sido ativado o campo de opções "Elementos de controle para bobina múltipla visíveis".
Veja Deslocamento do centro.
Posição automática do sujeito
O canto inferior do sujeito é posicionado no mínimo com a distância de refile no início da impressão (linha azul).
Se esta opção não estiver ativada, a posição do sujeito pode ser alterada de modo manual.
Posição de sujeito vertical/horizontal centrada
O sujeito é centrado na direção vertical (direção Y) ou na direção horizontal (direção X). Se as opções não estiverem selecionadas, se pode definir uma distância fixa do sujeito a partir da borda inferior e/ou da borda esquerda.
Nota: Favor observar: Inserir um valor de "0" para a distância "Esquerda" não significa, como nas versões do programa até 2018, uma centragem horizontal, mas na verdade um posicionamento exatamente no lado esquerdo. Encomendas de versões do programa até 2018, em que a centralização horizontal foi usada através da "distância esquerda = 0", serão automaticamente abertas a partir da versão 2019 com a configuração "Posição de sujeito centrada" ativada.
Considerar margens das pinças e bordas não imprimíveis
No cálculo automático do número de repetições, são consideradas a borda da pinça e as áreas para o início e fim da impressão, bem como as margens laterais, tal como definidas nos parâmetros da máquina. A opção não afeta todo o produto parcial, mas apenas a respectiva chapa. Isso significa, por exemplo, que diferentes configurações podem ser feitas para capa e conteúdo. A opção também pode ser geralmente ativada/desativada nas preferências em "Valores-padrão > Ajustes do sujeito".
Se esta opção for ativada, você receberá um aviso se o sujeito, folha dobrada, refiles ou marcas estiverem em uma das áreas críticas. Isto inclui as seguintes áreas:
•fora do papel
•na borda da pinça
•na área/fim da impressão não imprimível