A interface do usuário HEIDELBERG
Conceito da interface do usuário
A interface do usuário Signa Station foi desenvolvida de tal modo a oferecer a qualquer momento o maior resumo possível do sistema. Por esta razão, foi selecionada uma hierarquia "plana" dos elementos indicados, prescindindo-se, sempre que possível, de janelas em cascata. Sobretudo quando são abertas várias janelas de diálogo ao mesmo tempo, que nalguns casos se sobrepõem, perde-se muito facilmente a visão geral. Por isto a interface do usuário foi estruturada de tal forma, que todos os ajustes importantes podem ser efetuadas na janela principal do aplicativo.
A interface do usuário pode ser exibida em três designs diferentes. A seleção é feita nas predefinições na guia "Geral > Esquema de cores" (ver Esquema de cores). Após a alteração, a Prinect Signa Station deve ser reiniciada.
Esquema de cores 1:
Esquema de cores 2:
Esquema de cores 3:
Nota: Para uma melhor visualização, recomendamos a utilização de um segundo monitor. Neste segundo monitor deve ser ser representada a janela de gráfico "Solta". Utilização: Menu "Extras > Soltar/Incluir anela de gráfico..."
Divisão da interface do usuário
A interface do usuário de Signa Station consiste de elementos "estáticos" e "dinâmicos". Os elementos estáticos estão permanentemente visíveis, enquanto que os elementos dinâmicos podem mudar o respetivo aspecto e conteúdo, conforme o processo de trabalho em execução.
Signa Station tem 4 janelas básicas dinâmicas, que surgem em caso de um trabalho aberto e representam os respectivos dados de trabalho.
Além disso, há a régua dinâmica do Workflow visível a qualquer momento, que se adequa de modo automático, dependendo do trabalho selecionado, ou ainda, do modo operacional selecionado. São indicados somente as operações necessárias para o trabalho.
As janelas podem ser alteradas individualmente em seu tamanho, conforme o necessário, vide também Abreviaturas de teclado e combinações de teclas.
Existe um elemento estático na interface do usuário:
•a linha de menu (1)
Mais informações sobre linha de menus podem ser encontradas na seção Menus Signa Station.
Na interface do usuário existem os seguintes elementos dinâmicos:
•a régua do Workflow (2). com a etapa selecionada e a respectiva janela de trabalho (2). Mais informações sobre régua do Workflow podem ser encontradas neste capítulo e no Régua do Workflow.
•a janela Browser (3) e "Recursos internos do trabalho" (6)
Mais informações sobre janela Browser podem ser encontradas no Janela Browser .
•a janela de gráfico (4)
Mais informações sobre janela de gráfico podem ser encontradas no Janela de gráfico .
•a janela de listas (5)
Mais informações sobre janela de listas podem ser encontradas no Janela de listas .
No alto da interface do usuário encontra-se uma linha de menu com as possibilidades de seleção "Arquivo", "Editar", "Trabalhos & Recursos", "Inspetores", "Extras" e "? (Ajuda)". As entradas na representação de listas dos menus Dropdown são estáticos (exceção: "Trabalhos & Recursos") e podem ser operados a qualquer momento do processamento do trabalho.
No menu Dropdown "Trabalhos & Recursos" são indicados os trabalhos atualmente abertos e podem ser ativados com a seleção para processamento.
A descrição sobre linhas de menu podem ser encontradas no capítulo Menus Signa Station.